Como trabalhar o Dia do Índio de forma lúdica?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
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Toda criança gosta de ouvir histórias e essa é uma ótima alternativa para celebrar o Dia do Índio. A dica, nesse caso, é contar lendas indígenas, que certamente envolverão os pequenos e aguçarão a curiosidade. Sem contar que é uma atividade lúdica.

6 brincadeiras indígenas para divertir crianças e aproximar...

  • Confira algumas brincadeiras indígenas para fazer com as crianças:
  • Heiné Kuputisü ...
  • Tatu. ...
  • Tobdaé ...
  • Guaraná ...
  • Gavião e passarinho. ...
  • Cabas-Maë

A data de 19 de abril é dedicada a celebrar a cultura e herança indígena em todo o continente desde o 1º Congresso Indigenista Interamericano, que foi realizado no México em 1940. No dia 5 de julho, em sessão conjunta do Congresso Nacional, os parlamentares derrubaram o Veto 28/2022.

Atividades escolares para o Dia do Índio

  1. Pintura e desenho. ...
  2. Ensinar palavras de origem indígena. ...
  3. Contar lendas. ...
  4. Faça os alunos pesquisarem. ...
  5. Músicas indígenas.

Como falar sobre cultura indígena com as crianças?

  1. Fale da cultura indígena por meio de jogos.
  2. Conte lendas e histórias.
  3. Apresente músicas e danças indígenas.
  4. Fale sobre a diversidade dos povos indígenas.
  5. Apresente desenhos e filmes sobre o assunto.

Um plano de aula é um documento em formato digital ou analógico elaborado pelo professor que especifica:

  1. o tema da aula;
  2. o conteúdo a ser ensinado;
  3. seu objetivo;
  4. metodologia de aprendizagem utilizada;
  5. método de avaliação.

Nelas, os povos indígenas realizam suas atividades econômicas tradicionais de subsistência – caça, pesca, coleta, agricultura, fabricação de adornos e utensílios – e desenvolvem produtos para comercialização que visam a geração de excedentes para acessar bens de consumo e serviços.

(BNCC, 2018, p. 15). Para tanto, a base orienta a elaboração dos currículos para se adequar as diferentes modalidades de ensino, no caso da Educação Escolar Indígena, devem ser asseguradas competências específicas a serem desenvolvidas a partir de suas culturas tradicionais.

Uma criança é escolhida para ficar em pé e nomeada a “colhedora de mandioca”. A ideia é ir “puxando” cada uma para fora, até que a criança que está agarrada à outra, solte as mãos de quem está na frente. O objetivo é tentar tirar todos e, para isso, retira-se um a um da fila.

Nessa brincadeira, um grupo de crianças representará as melancias e, portanto, ficarão agachadas com as cabeças para baixo. Elas estarão espalhadas pelo terreno. Uma delas será escolhida para representar o dono da plantação, responsável por cuidar de suas frutas.

Os brinquedos indígenas são perfeitos para realizar ou inspirar jogos e brincadeiras divertidas. Alguns exemplos são bem conhecidos e utilizados em escolas e espaços de recreação infantil, mas nem todo mundo conhece a sua origem. Os jogos podem ser adaptados, conforme cada público e espaço.

O dia 19 de abril é uma excelente oportunidade de conscientização a respeito dos direitos dos povos indígenas e para conhecermos mais de sua trajetória. A comemoração do Dia do Índio faz homenagem a uma ampla diversidade de povos que tiveram papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira.

A cultura indígena possui importância fundamental na construção da identidade nacional brasileira. Ela está presente em elementos da dança, festas populares, culinária e, principalmente, na língua portuguesa falada no Brasil, que é fruto do processo de aculturação entre povos indígenas, negros e europeus.

O Dia do Índio é uma data bastante relevante por promover a memória e a reflexão crítica a respeito da dominação e conquista impostas pelas civilizações europeias. Em escolas, universidades e outras instituições de ensino são realizadas atividades e debates a respeito nessa data.

Não use o Dia do Índio para mitificar a figura do indígena, com atividades que incluam vestir as crianças com cocares ou pintá-las.

O “Dia do Índio” é um resgate a nossa história e nossas raízes. Objetivo Geral: Conhecer e refletir com as crianças sobre a cultura indígena, seus hábitos, alimentos e costumes.