Como trabalhar o campo de experiência o Eu o outro é o nos segundo à BNCC na Educação Infantil?
Por sua vez, na Educação Infantil, é preciso criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com outros grupos sociais e culturais, outros modos de vida, diferentes atitudes, técnicas e rituais de cuidados pessoais e do grupo, costumes, celebrações e narrativas.
O que trabalhar em cada campo de experiência na Educação Infantil?
Tipo de atividades que podem ser realizadas em cada campo de experiência
- pintar e misturar cores;
- explorar diferentes texturas e pesos;
- participar de jogos musicais;
- identificar sons da natureza;
- cantar;
- brincar com massinha através de modelagem;
- contar histórias;
- fazer dobraduras.
O que é o eu o outro é o nos na BNCC?
O primeiro campo proposto pela BNCC, O Eu, o Outro e o Nós, centra-se na construção da identidade, da subjetividade, das relações interpessoais, do respeito próprio e coletivo e da sensação de pertencimento a um grupo.
Qual é o código do campo de experiência o Eu o outro nós?
O eu, o outro e o nós (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
Como fazer a atividade Quem Sou Eu?
Idéias de atividades:
- jogos com os nomes.
- forca de nomes dos integrantes da casa.
- formar pares com os nomes ou sobrenomes para jogar memória.
- colocar todos os nomes espalhados pelo chão e descobrir qual está faltando. Pensar sempre no grupo maior da casa.
O que trabalhar no campo de experiência escuta fala e pensamento?
O campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação” realça as experiências com a linguagem oral que ampliam as diversas formas sociais de comunicação presentes na cultura humana, como as conversas, cantigas, brincadeiras de roda, jogos cantados etc.
Quais os 5 campos de experiência na Educação Infantil segundo a BNCC Dê exemplos de uma atividade simples para cada um dos campos citados?
Os 5 campos de experiência da BNCC
- O eu, o outro e o nós. As crianças devem interagir entre si e com adultos para criar percepções sobre si mesmas e sobre os outros. ...
- Corpo, gestos e movimentos. ...
- Traços, sons, cores e formas. ...
- Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Como ocorre a relação e o desenvolvimento do eu o outro é de nós?
O eu, o outro e o nós
O Campo também ressalta o desenvolvimento do sentimento de pertencimento a determinado grupo, o respeito e o valor atribuído às diferentes tradições culturais. Exemplo: (EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
Quais os campos de experiência se trabalha na brincadeira de faz de conta?
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Traços, Sons, Cores e Formas; O eu, o outro e o nós.
O que trabalhar no campo de experiência traços sons cores e formas?
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS”
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
O que escrever no campo de experiência traços sons cores e formas?
Traços, sons, cores e formas
Neste campo de experiência, as crianças deverão ter contato com manifestações artísticas, culturais e científicas, a fim de dar início ao desenvolvimento do conhecimento sobre cultura e também ao processo de produção cultural autônoma, criando suas próprias artes.
O que trabalhar no campo de experiência Espaço-tempo quantidade relações e transformações?
O Campo de experiências “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” é o que se aproxima mais da Matemática na Educação Infantil. Está ligado ao desenvolvimento de noções espaciais temporais, de noções de grandezas, medidas e quantidades e da reflexão sobre processos de transformação.
Quais são os direitos de aprendizagem das crianças e quais são os campos de experiências propostos pela BNCC?
Por sua vez, estes direitos estão inseridos em campos de experiências por meio dos quais as crianças devem aprender e se desenvolver: O Eu, o outros e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Oralidade e escrita; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Como trabalhar identidade na educação infantil de acordo com a Bncc?
Elaborar uma árvore genealógica da família com objetivo de conhecer sua história familiar. Valorizar suas características físicas associando-as à dos seus antepassados. Respeitar e valorizar as características físicas e culturais existentes entre colegas de classe e adultos de sua convivência.