Como trabalhar o alfabeto para alfabetizar?

Perguntado por: darruda . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Como ensinar o alfabeto?

  1. Ensine letra por letra. Durante o processo de alfabetização, é fundamental que as crianças tenham contato com todas as letras. ...
  2. Explore os sons das letras. ...
  3. Faça associações. ...
  4. Siga a sequência do alfabeto. ...
  5. Use livros infantis. ...
  6. Coloque músicas.

Como as crianças aprendem a ler
Provavelmente, você que é mãe ou pai aprendeu a ler assim: primeiro as vogais, depois as consoantes. Juntavam-se as letras para formar as sílabas, e as sílabas para chegar à palavra. “B” com “o”, Bó; “l” com “a”, lá: fica “bo-la”.

Algumas atividades indicadas no uso do alfabeto móvel são:

  1. Incentivar a criança a escrever o próprio nome. ...
  2. Quando a criança fizer atividades de desenho/pintura, pedir para ela escrever o seu nome. ...
  3. Trabalhar o pareamento das letras com imagens. ...
  4. Relacionar as letras, e a formação das palavras, com os seus brinquedos.

A leitura, as canções, as rimas ajudam as crianças pequenas a desenvolver a linguagem. Essas atividades fazem parte da preparação para a alfabetização pois promovem o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e escrita.

Confira 8 dicas para ensinar a criançada a ler

  1. Mostre quais são as vogais. As vogais são essenciais para qualquer palavra, por isso o próximo passo é apresentá-las para os pequenos. ...
  2. Apresente o alfabeto. ...
  3. Mostre a ordem da leitura. ...
  4. Incentive a leitura em todo lugar. ...
  5. Dê o exemplo.

Você pode começar, por exemplo, contando a ele que as palavras são formadas por partes e cada parte tem um som. Inicialmente, mostre a ele palavras simples de duas sílabas, como: bala, bolo, boca, gato, entre outras. Nesse momento inicial, evite dificultar o processo com palavras contento dígrafos, acentos etc.

Na alfabetização, a letra de fôrma é ensinada primeiro do que a cursiva! É importante entender porque a criança aprende primeiramente a letrinha de fôrma e não a cursiva e não simplesmente ensinar só porque a maioria faz assim e dá certo!

Isso ocorre até mesmo porque é comum que esse tipo de letra seja o primeiro que a criança começa a ter contato e a diferenciar de outros símbolos. O processo de alfabetização tem indicação de ser iniciado pela letra bastão.

O bebê ou criança deve conhecer primeiramente as letras do alfabeto para que depois sejam formadas palavras — ou seja, ela deve aprender que essas letras formam palavras. Dessas letras, as vogais devem ser as primeiras a serem introduzidas.

Fazer listas de mercado, cantar uma música, escrever um cartão aos avós ou ajudar a seguir uma receita são exemplos que podem ser explorados para o aprendizado. As crianças, que buscam primeiro decifrar aquilo que está ao seu redor, criam intimidade com as palavras de modo natural e lúdico.

Como ensinar vogais e consoantes em casa?

  1. Utilizar músicas infantis que brinquem com letras. Todo mundo conhece a música do ABC e vê o resultado em crianças: mesmo as mais novas conseguem falar as letras e até reconhecê-las. ...
  2. Jogar jogos educativos com foco em alfabetização. ...
  3. Utilize livros.

Ações simples, como ler uma historinha antes de dormir, usar letras nas brincadeiras, oferecer gibis ou livros, além de realizar brincadeiras como escrever listas ou cartinhas e desenhar, são ótimas opções para estimular as crianças no processo de alfabetização e aprendizagem.

Confira 7 atividades de leitura e escrita para sair da rotina!

  1. Palavras do dicionário. ...
  2. Jogo das emoções. ...
  3. Uma história na perspectiva de uma formiga. ...
  4. Soletrando. ...
  5. Entrando no personagem. ...
  6. Apresentação em caixa de cereais. ...
  7. Projetos literários.

O que deve ter na minha sala de aula? * É a referência da criança para a escrita e a leitura; * Em letra bastão (inicialmente) com imagens que fazem relação entre o grafema e o fonema; * Alfabeto de bolso (ou concreto) – com objetos que podem ser manipulados.

Quando o aluno é capaz de entender um texto, interpretar uma história, falar com clareza e se expressar de forma eficaz por meio das palavras empregadas por ele, torna-se então indivíduo letrado. Uma pessoa que sabe ler e escrever, é alfabetizada.