Como trabalhar o afeto em sala de aula?

Perguntado por: odinis . Última atualização: 3 de abril de 2023
4 / 5 3 votos

O ensino afetivo também passa pelo fortalecimento da autoestima do aluno. Quando um estudante começa a perceber que ele tem mais dificuldades do que os seus colegas, ele muitas vezes tem a autoestima abalada, se julga incapaz de “dar conta”, se acha menos inteligente.

O educador enfatiza, que a afetividade entre professor e alunos se dá: Através de uma boa relação que o professor poderá criar autoridade sobre sua turma e alunos. Essa autoridade está diretamente relacionada com a visão que os alunos têm do seu professor e com a forma com que o professor lida com seus alunos.

7 atitudes para uma vida com mais afetividade

  1. 1 – Reconhecer as pessoas que são importantes para você ...
  2. 2 – Investir em uma comunicação afetiva. ...
  3. 3 – Elogiar mais as pessoas. ...
  4. 4 – Respeitar as diferenças. ...
  5. 5 – Demonstrar o que sente da maneira que mais fizer sentido para você ...
  6. 6 – Não ter medo de se expressar.

A demonstração de afetividade na Educação Infantil não precisa ter um momento específico para acontecer. A melhor maneira de uma educação com afeto é quando o educador age de forma afetiva em toda a rotina da criança. Isso inclui criar uma relação com os alunos que seja evidente o afeto em todos os momentos.

Os 7 afetos fundamentais

  • Necessidade de buscar.
  • Necessidade de fuga.
  • Necessidade de luta.
  • Necessidade de sexualidade.
  • Necessidade de amor.
  • Necessidade de cuidar.
  • Necessidade de dominar.

A afetividade estimula o desenvolvimento do saber e da autonomia, por meio das relações que a criança estabelece com o meio e, por isso, ela deve ser respeitada e amada em seu ambiente escolar, pois em seu processo de aprendizagem ela começa a expressar seus sentimentos e emoções, e dessa forma consegue se desenvolver ...

A pedagogia afetiva leva esses fatores emocionais e psicológicos em consideração ao criar uma relação de respeito com os limites da criança que precisam ser compreendidos, ou seja, o objetivo é estabelecer o equilíbrio entre a disciplina com os estudos e a inclusão do afeto e do contato humano dentro dessas atividades ...

Segundo Freire (1996, p. 141), “a afetividade não se acha excluída da cognoscibilidade”, mas é preciso tomar cuidado tanto com a falta de afeto como com afetos desordenados que podem descontrolar os verdadeiros sentimentos.

À medida que a criança vai se desenvolvendo, somado ao que foi citado, uma boa forma de fortalecer vínculos com os alunos é demonstrar interesse por eles, seja via temas relacionados à aprendizagem, seja por conversas que explicitem a atenção ao que eles pensam e sentem.

Buscar, portanto, uma maior aproximação afetiva com o aluno, também através do diálogo e até mesmo, citando seu nome algumas vezes e fazendo perguntas, entre outras manifestações de interesse, mostra uma atitude afetiva para com ele, o que, de certa forma, faz o aluno se sentir motivado para realizar as atividades ...

A abertura ao diálogo é a base para estabelecer uma boa relação entre professor e aluno. Criar uma cultura de feedback é um dos caminhos para favorecer a escuta e melhorar a educação. Isso acontece porque permite que o professor conheça melhor as necessidades dos alunos e o que pode ser feito para atendê-las.

Veja 4 brincadeiras para trabalhar emoção com crianças

  • 1 - Olhando para o espelho. A primeira atividade é bem simples e não exige grandes investimentos. ...
  • 2 - Mímica. A mímica é uma brincadeira clássica e ajuda a trabalhar as emoções dos pequenos. ...
  • 3 - Pintura e música. ...
  • 4 - Tirar selfies.

Significado de Afeto
substantivo masculino Sentimento de muito carinho por alguém ou por algum animal; amizade: o beijo é uma demonstração de afeto. Algo ou alguém que é alvo desse sentimento: seu afeto eram os netos. Sentimento e emoção que se manifestam de muitos modos: a amizade é uma forma de afeto.

A BNCC aborda a pedagogia afetiva diretamente nas competências gerais da Educação Básica, evidenciando a importância do desenvolvimento das emoções nos jovens.

A afetividade é fundamental para a construção das informações cognitivo-afetivas nas crianças e consequentemente nas relações que devem ser estabelecidas entre professor e aluno, é por meio dela que acontece a identificação com as outras pessoas.

Para entender como é aplicada a pedagogia afetiva em sala de aula, é preciso saber que esse método tem base em três pilares: pedagogia, afetividade e valores / princípios.

Afeto é a disposição de alguém por alguma coisa, seja positiva ou negativa. É a partir do afeto construído que se demonstram emoções ou sentimentos. Pode se ter afeto por algo, uma pessoa, um objeto, uma ideia, ou um lugar. Afeto é também o objeto da afeição, como em "meus afetos são meu cachorro e minha família".

Os afetos básicos (amor e ódio), além de manifestarem-se como emoções, podem expressar-se como sentimentos. Os sentimentos diferem das emoções por serem mais duradouros, menos “explosivos” e por não virem acompanhados de reações orgânicas intensas.

1 adoração, amizade, afeição, admiração, amor, apego, benquerença, carinho, dedicação, dileção, estima, meiguice, querença, simpatia, ternura.