Como trabalhar na Suíça sendo brasileiro?

Perguntado por: rvasques . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

Qualquer pessoa que deseje trabalhar na Suíça precisa de ter uma autorização de trabalho, antes de poder encontrar um emprego remunerado. Para além de uma autorização de trabalho válida, no caso de pessoas que necessitem de um visto, é necessário um visto válido para entrada (ver contactos).

Os brasileiros não precisam de visto para visitar a Suíça quando a viagem tem como objetivo o turismo, uma viagem para curtir as férias, por exemplo. A estadia máxima é de 90 dias, se precisar ficar mais que isso tem que solicitar um visto.

Qual é a melhor profissão na Suíça? De acordo com uma análise realizada em 2020 na Suíça pelos portais de empregos online jobs.ch e Lohncheck, a profissão mais bem remunerada na Suíça foi a de diretor financeiro. Aqui, o salário médio mensal bruto era de 10.746 francos suíços.

Em Janeiro de 2023, o salário mínimo no cantão de Genebra foi aumentado para 4368 francos suíços brutos, perto de 4400 euros. Este é, de momento, o salário mínimo mais elevado do mundo.

Além disso, a Suíça não é um país tão fácil de emigrar. Existem muitas limitações para conseguir emprego e mesmo conseguindo, é preciso enfrentar uma verdadeira luta para se tornar cidadão suíço. Mas, se este for o seu sonho, vale a pena correr atrás.

alemão

O alemão é o idioma principal para mais de 60% da população. Na verdade, trata-se de uma mistura de dialetos alemânicos, englobados no termo "suíço alemão". O francês é o idioma principal na Suíça francesa, a chamada Romandia. O italiano é o idioma principal no Ticino e numa parte do cantão dos Grisões.

Com quatro idiomas oficiais e ainda mais dialetos locais, a Suíça é um país verdadeiramente poliglota e um lugar ideal para aprender francês, alemão ou inglês. Paisagens alpinas incríveis, pastagens verdes lindas e vilas pitorescas dão à Suíça uma característica de beleza rural.

O cantão (estado) mais barato para morar é Appenzell-Innerrhoden, predominantemente rural e de baixa densidade populacional.

A Espanha, assim como Portugal, é um dos países mais fáceis para imigrar devido à semelhança de cultura e por ter um passado histórico ligado ao Brasil. A comunidade brasileira na Espanha é uma das maiores do mundo, com mais de 100 mil brasileiros vivendo no país.

Taxas para pedidos de visto nacional para a Suíça

CategoriaValor em BRL
Adultos448.00
Crianças com idade entre 6 e 12 anos (incompletos)224.00
Crianças com idade inferior a 6 anosgratuito

Qualquer pessoa que deseje trabalhar na Suíça precisa de ter uma autorização de trabalho, antes de poder encontrar um emprego remunerado. Para além de uma autorização de trabalho válida, no caso de pessoas que necessitem de um visto, é necessário um visto válido para entrada (ver contactos).

A carga horária máxima permitida na Suíça é entre 45 horas e 50 horas semanais, dependendo do setor. Podendo ser menor, conforme acordos coletivos.

As empregadas domésticas na Suíça deverão receber um mínimo de CHF19,50 ($20,90) por hora a partir de 2023. Este artigo foi traduzido com a ajuda da Inteligência Artificial. O Conselho Federal tomou a decisão de aumentar o salário mínimo em 1,5% na sexta-feira, após saber da extensão das infrações entre 2019 e 2021.

118,80 EUR*

Não há muitas profissões em que se possa quebrar a marca de 10.000 francos por mês. Isto só é possível com as profissões realmente mais bem pagas: Médicos, pilotos, gerentes, advogados ou mesmo consultores de gestão podem conseguir tal salário.

2.698,00 dólares

A principal despesa para morar na Suíça é o aluguel. Em média, o valor é de 2.698,00 dólares, considerando uma moradia de 85 m². Entretanto, é possível buscar alternativas mais em conta e tornar a estadia mais barata.

Ele recebe o salário mínimo do país, que são 3 400 francos suíços. Isso dá uns 7 000 reais. Ganha também uma porcentagem sobre as contas dos clientes que atende no restaurante.

O visto de trabalho na Suíça pode ser solicitado pela empresa e passa pela autorização de diferentes órgãos suíços. Depois de validado, as autoridades mandam uma autorização via e-mail ao consulado suíço no Brasil, que é o responsável por emitir o documento.

A Suíça prevê a aquisição da cidadania através de descendência por linha materna ou paterna, princípio «ius sanguinis» em latim. O local de nascimento não é relevante para a aquisição da cidadania suíça.