Como trabalhar músicas juninas na educação infantil?

Perguntado por: lmota . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Como música é uma excelente ferramenta pedagógica, você pode planejar diversas atividades de festa junina relacionadas com as melodias. Com isso, os alunos podem treinar a escrita, relacionar o conteúdo com outras disciplinas e praticar a oralidade.

Qual a importância da música nas festas juninas? Se as comidas tradicionais como paçoca, rapadura e bolo de milho são o coração das festas juninas, podemos dizer que a música é a alma. Afinal, é a música que anima as festas, é dela que surgem as quadrilhas e brincadeiras que fazem essa tradição brasileira.

Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

Origem da Festa Junina
Estas festas eram, e ainda são, em homenagem a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Outra versão diz que o nome desta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem apenas a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

A festa junina também pode ser o espaço para a inserção de competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular — BNCC —, as quais, segundo o documento, devem ser estimuladas tanto dentro quanto fora da sala de aula, incluindo os eventos e as atividades culturais promovidos pela instituição escolar.

Faça um projeto interdisciplinar da Festa Junina na escola
Na Educação Física os professores podem trabalhar (e ensaiar com os alunos) as danças típicas, como a quadrilha e ainda coreografar as músicas mais populares da época: 'Cai, Cai, Balão', 'Pula fogueira' e 'Requebradinho'.

A origem da festa junina é pagã, ou seja, é contrária à doutrina cristã, porque as festas que deram origem às festas juninas homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade e pediam fartura nas safras, pois era nessa altura que começava o período da colheita de cereais.

Música junina ou canção junina é o gênero musical que faz parte da festa, como o forró, xote, baião, reisado, samba de coco e as cantigas da própria festa. Os instrumentos musicais mais utilizados nestes gêneros são: reco-reco, violão, cavaquinho, triângulo e a sanfona.

ARRASTA-PÉ Esse gênero musical típico do Nordeste é baseado no forró pé de serra e sua origem vem dos bailes populares realizados no final do século XIX, chamados de "forrobodó", "forrobodança" ou "forrobodão”.

Talvez a música nordestina mais importante da história, Asa Branca é obrigatória nas festas juninas que se prezem — principalmente na voz do Rei do Baião.

Pontos de atenção para as equipes escolares
Outro ponto que merece nossa atenção é o fato de que, por muito tempo, as festividades juninas evidenciaram estereótipos distorcidos do povo da roça. As brincadeiras e encenações abordavam gestos, trejeitos e falas depreciativas, que não condizem com a realidade.

Cinema e celebrações populares são apenas alguns exemplos de temas que você pode trabalhar em sala de aula com os estudantes durante o mês. Lembrando que as efemérides representam uma excelente oportunidade de aprofundar discussões e engajar os estudantes no processo de ensino-aprendizagem.

AO POSSIBILITAR A INTEGRAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS, ESSA FESTIVIDADE ESTIMULA COMPETÊNCIAS IMPORTANTES PARA A SOCIABILIZAÇÃO, COMO A COOPERAÇÃO, A PACIÊNCIA E O RESPEITO. O TRABALHO COM ELEMENTOS DE CULTURAS E REGIÕES DIFERENTES PERMITE DESENVOLVER A EMPATIA E A NOÇÃO DE ALTERIDADE, BEM COMO A TOLERÂNCIA DOS ESTUDANTES.

Delimite uma área, coloque todos os balões lá e solte o pequeno no meio do “curral”. Boca do palhaço: Separe galões de água vazios ou caixas de papelão e recorte grandes bocas neles. O objetivo é acertar as bolinhas improvisadas com papel alumínio ou recortes de revista no buraco, ou melhor, na boca do palhaço!

Origens. No século XVI surgiram as escolas jesuítas para índios e dali se originou a música junina se espalhando pelo Brasil, em 1603 a obra História do Brasil de Frei Vicente do Salvador, relatou que os índios eram muito amigos das novidades, como do dia de São João Batista por causa das fogueiras e capelas.

As brincadeiras são extremamente importantes. Tem o lado social, o lado emocional muito bacana nessas brincadeiras. Além de queimar caloria, você desenvolve habilidades, como equilíbrio e coordenação".

São elas: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.

Com predomínio de instrumentos bem tradicionais, como viola, triângulo, sanfona, zabumba e pandeiro, os principais ritmos encontrados nas festas juninas são oriundos do nosso Nordeste Brasileiro, com destaque para o Xaxado, Baião, Xote, samba-de-coco e quadrilha.

A QUADRILHA É UMA DANÇA TÍPICA DAS FESTAS JUNINAS BRASILEIRAS, MAS SUA ORIGEM VEM DE PARIS, COMO UMA DANÇA DE SALÃO COMPOSTA POR QUATRO PESSOAS.

O estilo que está mais relacionado com as músicas de quadrilha é a música instrumental caipira. Os principais instrumentos que fazem parte da música da quadrilha tradicional são a viola, o violão, a sanfona, o triângulo e a zabumba.

Com predomínio de instrumentos bem tradicionais, em especial o triângulo, a sanfona e a zabumba, os principais ritmos encontrados nas festas juninas são oriundos do nosso Nordeste brasileiro, como o xaxado, baião, xote, samba-de-coco e quadrilha.