Como trabalhar multiculturalismo na educação infantil?

Perguntado por: oamorim4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Para o multiculturalismo representar uma oportunidade de aprendizagem na educação infantil, é necessário que as crianças compreendam a importância de se colocar no lugar do outro e percebam que as pessoas são diferentes, e independentemente disso, todas devem ser acolhidas e respeitadas.

A obrigatoriedade de ensino da história da África e da cultura afro-brasileira, por exemplo, é uma das ações afirmativas pelo multiculturalismo na educação. Incentiva que o professor e os alunos saiam do eixo de estudos euro-centrados que tradicionalmente as escolas brasileiras propõem.

2 CULTURA E MULTICULTURALISMO
No âmbito do ensino, refere-se a qualquer prática, abordagem ou propósito que busque reverter as lacunas que os espaços educativos apresentam em relação à diversidade de culturas, identidades ou a qualquer forma de diferença.

Trata-se de um texto teórico baseado em uma revisão de literatura que foca os diferentes tipos de multiculturalismo: Multiculturalismo Conservador, Multiculturalismo Liberal ou Humanista, Multiculturalismo Liberal de Esquerda e o Multiculturalismo Crítico ou Intercultural.

Multiculturalismo, ou pluralismo cultural, é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa região, cidade ou país, com no mínimo uma predominante. O Canadá e a Austrália são exemplos de multiculturalismo; porém, alguns países europeus advogam discretamente a adoção de uma política multiculturalista.

Confira nossas sugestões!

  1. Comemore semelhanças e diferenças. ...
  2. Fortaleça a autoestima. ...
  3. Crie um ambiente de convívio respeitoso. ...
  4. Estimule a criança a compartilhar seus pontos fortes. ...
  5. Incentive as crianças a fazer perguntas. ...
  6. Faça rodas de conversa sobre preconceitos. ...
  7. Apresente diferenças culturais.

O multiculturalismo é um princípio que defende a necessidade de se ir além das atitudes de tolerância entre diferentes culturas num mesmo território ou nação,e se tratando do Brasil,isso ganha maior peso,sendo necessário que haja a coexistência harmoniosa e respeitosa entre as diferenças entre culturas.

Quais os objetivos e a importância da diversidade cultural na educação das crianças? Permitir que as crianças tenham a oportunidade de se auto conhecerem e conhecerem os mais diferentes aspectos das pessoas que convivem com elas, é um dos grandes objetivos de trabalhar a diversidade cultural no ambiente escolar.

Para o autor, as quatro vertentes do multiculturalismo são: multiculturalismo conservador ou empresarial, multiculturalismo humanista liberal, multiculturalismo liberal de esquerda e multiculturalismo crítico e de resistência.

A questão do multiculturalismo deve ser levada para discussões dentro de sala de aula para criar um ambiente que aceite melhor as diferenças e assim despertar problematizações como as questões de racismo e preconceito entre os alunos, além de poder avaliar e entender o propósito cultural ou político envolvido, ...

A educação multicultural oferece ao professor o melhor desempenho em sua tarefa pedagógica, valorizando a perspectiva do aluno e possibilitando a construção de um currículo mais próximo de sua realidade, pois uma formação multiculturalmente orientada, propiciará resultados que satisfaçam as necessidades da sociedade.

Tratar da educação multicultural é uma forma de promovermos a equidade social, valorizando assim, as culturas e colaborando para a superação das diferenças. É por meio do ensinar e aprender que iremos juntos transformar o mundo.

Os eixos da Educação Infantil

  • Movimento.
  • Música.
  • Artes Visuais.
  • Linguagem Oral e Escrita.
  • Natureza e Sociedade.
  • Matemática.

O multiculturalismo é um movimento social surgido nos estados unidos e tem como objetivos principais: a luta pelos direitos civis dos grupos dominados, excluídos por conta de não pertence a uma cultura e classe social considerada superior a euro americana, branco, letrado, masculino, heterossexual e cristão.

A segunda mudança diz respeito à ampliação dos temas, enquanto os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) abordavam seis Temáticas, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aponta seis macroáreas temáticas (Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia, Economia, Meio Ambiente, Multiculturalismo e Saúde) englobando 15 ...

As principais são que o movimento valoriza as diferenças culturais e incentiva o respeito entre as diferenças. Faz parte da visão multiculturalista, o respeito e a convivência pacífica entre as diferentes culturas que coexistem em um mesmo local.

O Brasil é reconhecidamente um dos países de maior abrangência multicultural, ou seja que tem os mais diversos tipos de culturas. Desde o período da colonização, o país é constituído de hábitos e costumes oriundos de europeus, africanos e os próprios nativos de cada região.

O Multiculturalismo no Brasil é a mistura de culturas e de etnias que ocorre no território do país. Trata-se da miscigenação de culturas que ocorre no Brasil desde os tempos da colonização portuguesa ao país. Uma das principais características da cultura brasileira é a diversidade cultural.

Características do multiculturalismo
Incentivo ao respeito e a tolerância entre as culturas; Crítica à assimilação de uma cultura minoritária por outra dominante; Promoção da preservação das culturas; Concepção das culturas como se fossem unidades localizadas, fechadas e distinguíveis entre si.

O termo multiculturalidade utiliza o prefixo multi, que, no dicionário, indica muito, numeroso. A multiculturalidade implica um conjunto de culturas em contato, mas sem se misturar: trata-se de várias culturas no mesmo patamar.

São práticas que auxiliam a multiculturalizar a escola, EXCETO: conhecer a comunidade onde a escola está situada e de onde provêm os alunos não é importante para se criar um currículo pedagógico.