Como trabalhar miniconto?

Perguntado por: umonteiro . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 5 votos

É sempre muito produtivo levar um miniconto para a sala de aula e fazer a turma discutir sobre o que entenderam do texto, mostrando a eles que há alguns indícios importantes, mas que eles têm liberdade de interpretação. Depois, o professor pode sugerir que os próprios estudantes escrevam seus minicontos.

Além disso, o miniconto apresenta uma narrativa inteira contida em poucas linhas, já que nesse gênero a ideia é que com o mínimo possível de palavras, elementos coesivos e descrição o texto apresente todo um contexto e uma ação narrativa, sem que o sentido global do texto seja prejudicado.

Um microconto deve obter em sua estrutura uma tríade que consiste em: brevidade, narratividade e intertextualidade.

A figura de linguagem usada na construção do miniconto "A árvore que pensava" é a prosopopeia. A prosopopeia consiste em atribuir características e emoções humanas a objetos inanimados, animais ou plantas, como é o caso da capacidade de pensar da arvore.

O espaço da narrativa é o local onde ela se desenvolve. Ele pode ser físico ou mesmo psicológico. No primeiro caso, o local onde se passa a história é indicado seja uma fazenda, uma cidade, uma praia, etc. São classificados em espaços fechados (casa, quarto, hospital, etc.)

2021. "Miniconto" é um tipo de conto muito pequeno, digamos que com no máximo uma página, ou um parágrafo.

O Guatemalteco AUGUSTO MONTERROSO foi o autor do mais famoso miniconto escrito em apenas 37 (trinta e sete) letras: “Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá”.

Nessa pesquisa diacrônica visita-se a obra de autores como Augusto Monterroso, autor de “O dinossauro”, conhecido como menor e mais famoso miniconto do mundo, Raymond Carver, norte-americano apontado como ícone minimalista da literatura, e Dalton Trevisan, responsável pela canonização desse tipo de texto no Brasil.

O miniconto
Alguns dizem que ele é o primo mais novo do poema em prosa, outros apontam as fábulas chinesas como origem, de certo é que desde meados do século XX o conto tem experimentado – com sucesso – formas extremamente breves a partir de textos de gente como Cortázar, Borges, Kafka, Arreola, Monterroso e Trevisan.

miniconto - Dicionário Online Priberam de Português.

Analisando a estrutura do miniconto, o pequeno texto não apresenta narrador, personagem, tempo e espaço, contudo há um contexto inserido que faz com que o leitor desperte em sua memória, o que uma doença como o Alzheimer pode trazer.

-O gênero miniconto tem temas diversos, porém é um gênero que tem como objetivo ser impactante e chamar a atenção, sendo assim os temas mais recorrentes são: crítica social, sentimentos, política, etc. - Suporte de veiculação. - Este gênero pode circular na forma de livros, blogs, páginas da web, nas redes sociais etc.

a) No miniconto “O quarto”, o tema é o conflito de gerações; no outro miniconto, o tema é o trabalho e a vida social.

O desfecho do miniconto de maneira geral não explica ou dá detalhes para os leitores. O miniconto é uma versão muito reduzida do conto. Ele apresenta sua narrativa inteira dentro de apenas uma linha. Todo o contexto desse gênero é feito com o mínimo de palavras possíveis.