Como trabalhar de forma eficaz e eficiente?

Perguntado por: ozanette . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Confira a seguir 7 hábitos para ser mais eficiente e bem-sucedido:

  1. Ser proativo. Ser eficiente significa produzir rendimentos ou efeitos. ...
  2. Comece com o fim em mente. ...
  3. As prioridades em primeiro lugar. ...
  4. Pense de maneira vitoriosa. ...
  5. Entenda antes de ser entendido. ...
  6. Sinergia. ...
  7. Afie suas habilidades.

Eficiência significa fazer as coisas do jeito “certo”: ganhar velocidade, desempenhar o trabalho com menos recursos, realizar grandes projetos com um orçamento reduzido. Portanto, é fazer “mais” com “menos”. Em geral, as equipes eficientes: Executam projetos orientados por processos.

Definição de eficácia
Qualidade do que produz o resultado esperado; infalibilidade, segurança, validez”; “Capacidade de impressionar, de causar impacto”. “Capacidade de resolver problemas ou realizar atos específicos; aptidão, competência, produtividade”.

Para exemplificar, a eficiência seria a classificação do comportamento de alguém que agiu com perfeição na realização de um determinado trabalho. Exemplo: “O menino limpou o quarto com eficiência”.

Ser eficaz é basicamente conseguir atingir seu objetivo. Utilizando o mesmo exemplo da construção, se você conseguiu construir a sua casa e finalizar a obra da maneira como foi planejada, então você foi eficaz. A eficácia está relacionada diretamente ao resultado.

Tenha experiências que provoquem conexões mais ágeis dentro do seu cérebro, como a ginástica cerebral, ou seja, estimular o cérebro com atividades novas, variadas e cada vez mais desafiadoras. Para isso, você pode usar jogos, como quebra-cabeça, sudoku e hashi”, continua Tieppo.

“A inteligência depende de dois fatores: ter um córtex pré-frontal que faça bem o seu trabalho e fazer com que ele se comunique bem com o resto do cérebro”, disse Todd Braver, coautor do estudo. Segundo Bullmore, o córtex também pode ajudar a melhorar nossa cognição.

As pessoas de maior sucesso trabalham de forma inteligente, mas elas também trabalham excepcionalmente duro. Elas mantêm o mesmo nível de persistência e de aplicação, enquanto aprendem formas de fazer as coisas de maneira mais eficiente.

Uma pessoa eficaz é aquela que age com eficácia em suas ações, ou seja, cumpre todas as metas e objetivos planejados com qualidade e êxito. Alguns dos principais sinônimos de eficaz são: competente, proveitoso, profícuo, útil, válido, seguro, estável, ativo, capaz, produtivo e proveitoso.

Usar a eficácia e a eficiência
Indivíduos e empresas buscam maneiras de serem eficazes e eficientes, mas é possível ser eficaz sem ser eficiente, ou vice-versa. Por exemplo, se uma empresa não está indo bem, pode optar por mudar sua forma de trabalho usando novas tecnologias.

“A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc…” “Já a eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial”.

Eficiência tem a preocupação em atingir o resultado da maneira mais econômica possível: com menos tempo, menos recursos, etc. Uma maneira de ser eficiente é manter as operações otimizadas, procurando obter o máximo de resultados com o mínimo de recursos.

Eficiência significa fazer mais (ou, pelo menos, a mesma coisa) com menos, mantendo o conforto e a qualidade.

De acordo com a classificação de José Afonso da Silva, a eficácia pode ser plena, contida e limitada.

Em primeiro lugar, as regras caracterizam-se pela eficácia positiva ou simétrica, isto é, pela possibilidade que oferecem de exigir-se, diante do Judiciário, exatamente o tal efeito definido por seu comando, e em particular as condutas que o concretizam.

Efetividade representa, portanto, a capacidade de reduzir os custos operacionais de determinado projeto, mas ainda assim garantir que o produto final seja o melhor possível.

Leia muito
A leitura é a maneira mais fácil de estimular a atividade cerebral. Ela ajuda no aumento do vocabulário e também em seu uso de modo mais prático, com exemplos corretos do uso gramatical e de frases bem escritas. Outro benefício são as conexões gerais entre a literatura e a vida real.

Palavras cruzadas e Sudoku são os mais comuns quando se busca exercícios para estimular o cérebro.

Boa leitura!

  1. Invista em jogos com palavras. Exercícios para manter a mente saudável são uma ótima pedida, pois as atividades que exigem raciocínio representam um desafio para o nosso cérebro. ...
  2. Monte quebra-cabeças. ...
  3. Pratique exercícios físicos. ...
  4. Faça meditação diariamente. ...
  5. Mantenha uma alimentação saudável.

O nível de inteligência pode aumentar ou diminuir, dependendo da forma como é trabalhado.
...
Veja mais:

  1. Ler bastante. Leia também. ...
  2. Questionar e investigar sempre. ...
  3. Ouça podcasts nos intervalos. ...
  4. Aprender algo novo. ...
  5. Passar tempo com pessoas inteligentes.

“Quem trabalha muito não tem tempo para ganhar dinheiro, quem se esforça para ter conhecimento fica rico.”