Como trabalhar coordenação motora fina e grossa na educação infantil?

Perguntado por: fbarreto . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Atividades para estimular a coordenação motora fina

  1. Pintura. A pintura ajuda a fortalecer a coordenação motora fina, de modo geral. ...
  2. Brincando com esponjas. ...
  3. Separando grãos. ...
  4. Brincadeira com água. ...
  5. Jardinagem e plantio. ...
  6. Quebra-cabeças. ...
  7. Tarefas cotidianas. ...
  8. Blocos de construção.

Atividades para o desenvolvimento da coordenação motora grossa

  1. Circuitos com obstáculos. Essa atividade contribui – e muito – para o desenvolvimento da coordenação motora grossa. ...
  2. Brincadeiras com bolas. ...
  3. Imitar animais. ...
  4. Dançar. ...
  5. Blocos de construção. ...
  6. Jogo do espelho.

Coordenação motora fina
É a capacidade de usar de forma precisa os pequenos músculos, localizados principalmente nas mãos e nos pés, para movimentos delicados e específicos. É ela que permite manusear objetos e realizar atividades como recortar, costurar, desenhar, pintar e, claro, escrever.

Para ativar a coordenação motora grossa das crianças nada melhor que promover tarefas divertidas, como correr, brincar de pega-pega, pular, brincar de amarelinha e tudo aquilo que fez parte da nossa infância também. Essas atividades são muito importantes para enriquecer tais funções musculares nas crianças.

A habilidade EI02EF09 consiste em: Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

A coordenação motora grossa permite que a criança rasteje, ande, corra, salte, pule, suba e desça escadas. Já a fina dá a capacidade de usar os pequenos músculos em movimentos delicados, como escrever, pintar, desenhar, recortar, encaixar, montar e desmontar, abotoar e desabotoar.

Terceiro campo da BNCC instiga o uso de expressões artísticas para trabalhar olhar, coordenação motora e percepção dos pequenos.

Atividades de coordenação motora: Top 5 que você precisa conhecer

  1. Caminhar em diferentes direções. Se você gosta de se exercitar ao ar livre, não pode deixar essa atividade de fora. ...
  2. Caminhar em linha reta. ...
  3. Equilibrar-se em um pé só ...
  4. Nadar. ...
  5. Pular corda.

A habilidade EI02CG02 consiste em: Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.

Segure uma bola dentro da mão e a pressione com todos os dedos. Relaxe os dedos e faça isso 10 vezes. Repita tudo mais 2 vezes. Num exercício adicional, pode-se também usar uma bola maior (figura) ou a mesma bola anterior, e apertar a bola somente com a ponta dos dedos, ao invés da mão toda.

Dicas para estimular a psicomotricidade infantil

  1. Estimule a brincadeira e inclua atividades lúdicas no dia a dia da sala de aula.
  2. Crie um ambiente saudável e afetivo para a aprendizagem.
  3. Incentive a prática de exercícios físicos e movimentos corporais.
  4. Use a mimetização nas atividades em sala de aula.

Enquanto a coordenação motora infantil grossa tem a ver com habilidades como pular, correr e descer ou subir escadas, a fina envolve atividades mais delicadas, como manusear pequenos objetos, pintar, escrever e desenhar, uma vez que estimula os músculos menores, como os dos pulsos, mãos e dedos.

Coordenação Motora Grossa – Envolve principalmente grandes grupos musculares, podendo ser desenvolvida a partir da prática de atividades físicas. Coordenação Motora Fina – Relaciona-se com atividades que exigem muita precisão, envolvendo músculos menores.

Como treinar e desenvolver o movimento de pinça
Trabalhos manuais como rasgar papel, enrolar bolinhas de papel, transportar materiais, desenhar, pintar ou mesmo o arremesso de bolinhas de jornal também ajudam no processo de aquisição do movimento.

O movimento de pinça ajuda muito na hora de pegar o lápis. Para que a criança chegue nessa etapa, na Montessori Escola Infantil, ela realiza um aprendizado gradual. O objetivo é que ocorra uma trajetória de evolução e, dessa forma, aconteça a chamada escrita espontânea.