Como trabalhar com textos na Alfabetização?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Ações. Na leitura, uma opção é ler com as crianças diferentes exemplares de um mesmo gênero, variadas obras de um mesmo autor, textos sobre um mesmo tema ou versões de uma mesma história (leia o depoimento abaixo). A sequência deve estar ligada aos propósitos leitores que se quer aprofundar.

É neste sentido que os textos exercem valor fundamental na alfabetização, pois agregam a característica dual de favorecer tanto a aprendizagem de aspectos estruturais, quanto de aspectos funcionais da leitura e escrita como práticas sociais.

Exemplos: enunciados de tarefas escolares, diagramas, relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, enquetes, registros de experimentações e infográficos.

5 maneiras para trabalhar a leitura e a escrita de forma lúdica

  1. 1 - Repetição e Rima. A repetição torna os livros mais previsíveis. Assim, ela facilita a interação com os jovens leitores. ...
  2. 2 - Conversa sobre histórias. Falar sobre o que se lê é outra maneira de ajudar as crianças a desenvolverem habilidades de linguagem.

No novo documento, as habilidades estão agrupadas em quatro diferentes práticas de linguagem: Leitura, Produção de Textos, Oralidade e Análise Linguística/Semiótica.

Quando vamos começar a produção de texto, geralmente, há um tema a ser seguido. Portanto, foque no tema a ser abordado e comece a pensar nos tópicos a serem escritos. O que pode causar confusão em muitas pessoas é o título – que é diferente do tema – que é o “nome” que você dará para seu texto.

Confira 8 dicas para ensinar a criançada a ler

  1. Ensine a diferença entre letras, desenhos e símbolos. ...
  2. Mostre quais são as vogais. ...
  3. Apresente o alfabeto. ...
  4. Mostre a ordem da leitura. ...
  5. Incentive a leitura em todo lugar. ...
  6. Estimule dentro de casa. ...
  7. Dê o exemplo. ...
  8. Use gibis, livrinhos e jogos para ajudar.

A leitura, as canções, as rimas ajudam as crianças pequenas a desenvolver a linguagem. Essas atividades fazem parte da preparação para a alfabetização pois promovem o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e escrita.

Escrita Criativa: Essa estratégia incentiva as crianças a escreverem suas próprias histórias e textos, estimulando a criatividade e o interesse pela escrita. A ideia é que as crianças sintam prazer em escrever e vejam a escrita como algo divertido e prazeroso.

Existem atividades que ensinam o aluno a ler ao mesmo tempo em que proporcionam situações reais de leitura. Um exemplo é uma coletânea de cantigas e parlendas que as crianças já conheçam de cor.

Confira 7 atividades de leitura e escrita para sair da rotina!

  1. Palavras do dicionário. ...
  2. Jogo das emoções. ...
  3. Uma história na perspectiva de uma formiga. ...
  4. Soletrando. ...
  5. Entrando no personagem. ...
  6. Apresentação em caixa de cereais. ...
  7. Projetos literários.

5 atividades de alfabetização e letramento

  1. Historinhas infantis. A leitura de historinhas infantis está entre as atividades de alfabetização e letramento mais conhecidas. ...
  2. Roda de leitura. Outra atividade semelhante e também aplicada na educação básica é a roda de leitura. ...
  3. Cartinhas. ...
  4. Letras do alfabeto. ...
  5. Pescar palavras.

O trabalho com os gêneros textuais em ciclos de alfabetização contribui para a formação de leitores e escritores com senso crítico, é de fundamental importância que a criança esteja em contato com os mais diversos gêneros textuais juntamente com uma prática estimuladora da professora para seus alunos.

Elaborar explicações de cada parte do texto com suas próprias palavras, sem copiar o que foi lido, é um excelente artifício para textos maiores. Pesquisar os significados das palavras desconhecidas é fundamental para que o estudante não se confunda ou perca o sentido das orações essenciais.

Pedir para as crianças ler os livros mesmo que com erros, é uma ótima forma de estimular a leitura na alfabetização remota. Além da leitura, a escrita também deve ser incentivada e os pais podem fazer isso de diversas formas.

Escrita (compartilhada e autônoma)
Nos primeiros anos, isso representa saber para que serve a escrita e como ser capaz de começar a praticá-la. Para construir esse conhecimento, a indicação é levar à sala de aula situações reais de uso da língua, para que as crianças tenham bons motivos para escrever.

A habilidade EF69LP07 consiste em: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica ...