Como trabalhar com programação sendo iniciante?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

Programação para iniciantes: dicas de carreira

  1. Estude o mercado de trabalho.
  2. Comece pela lógica de programação.
  3. Escolha sua linguagem de programação.
  4. Faça exercícios diários.
  5. Faça cursos na área.

Passo-a-passo para aprender programação do zero

  1. Estude o mercado. Pesquise por empresas de recrutamento e quais as vagas disponíveis. ...
  2. Defina seus objetivos. ...
  3. Escolha uma linguagem. ...
  4. Crie um primeiro projeto (e um segundo, um terceiro…) ...
  5. Coloque na rotina. ...
  6. Participe da comunidade. ...
  7. Seja paciente e persista.

Ao programar, você é mais exigido mentalmente, precisa se concentrar muito mais e entender as particularidades de projetos e sistemas diferentes. Precisa entender como determinadas tecnologias funcionam, como elas podem ser aplicadas em situações diversas e tudo isso exige muito estudo, dedicação, concentração.

Mas é perfeitamente possível você aprender a programar em qualquer idade, você só precisa aprender do jeito certo. Existem muitos programadores de mais idade que no decorrer de suas carreiras tiveram que passar de uma linguagem de programação para outra. Eu mesmo tive que passar por isso.

Mas você não precisa ser uma pessoa com inteligência fora da curva pra programar. Você precisa conseguir aprender, e só. Todas as pessoas que programam antes não sabiam. Elas estudaram muito, escreveram bastante código e hoje são boas nisso.

Em geral, leva cerca de dois a seis meses para aprender os fundamentos básicos, considerando que este seja o seu primeiro contato com a linguagem de programação. Nesse período de tempo, você consegue aprender o suficiente para escrever seu primeiro programa curto em questão de minutos.

Você pode desenvolver desde um e-book, um curso em vídeo aulas, uma consultoria online, entre outros. A boa notícia, é que você não precisa investir nada, basta colocar os seus conhecimentos em prática e focar em desenvolver um conteúdo de qualidade, ou seja, um curso que de fato possa ajudar as pessoas.

A resposta curta é sim. A programação de computadores tem tudo a ver com aprender certas linguagens. Como aprender qualquer língua estrangeira, não é necessariamente fácil de dominar rapidamente, mas não é impossível fazer grandes progressos em um curto período de tempo.

1. Lógica de Programação. Esse é o primeiro passo e muitas pessoas não dão o devido valor ao estudar a lógica de programação. A lógica é o primeiro conhecimento que você deve procurar adquirir, funcionando como um pré-requisito para se aprender qualquer linguagem.

Para quem está começando a programar, é aconselhado estudar o que chamamos de lógica de programação. Além de técnicas específicas que se aplicam à programação de forma geral, estudar lógica despertará em você uma visão crítica voltada à resolução de problemas, o que é fundamental para a criação de softwares.

O ideal é que se estude todos os dias, comprometidamente. Com cerca de 2 horas por dia já é possível estabelecer uma rotina de estudos muito satisfatória desde que a atenção ao assunto seja total. A determinação do estudante é fundamental.

Já batemos um papo sobre isso: saber programar é diferente de desenvolver um sistema (ou um app). O tamanho do conhecimento para saber programar é muito menor que para desenvolver um sistema. Dito isso, é possível aprender a programar sozinho? A resposta é: SIM!

As 10 Linguagens de Programação Mais Usadas em 2023: Aprimore suas Habilidades em Desenvolvimento Web. Se tratando de desenvolvimento web e desenvolvimento de softwares, as linguagens de programação mais usadas no mercado hoje em dia são Python, Java, JavaScript e C++.

Com isso, as principais graduações que você pode fazer para se tornar um programador são:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Engenharia de Software;
  • Ciências da Computação;
  • DevOps;
  • Desenvolvimento Web;
  • Desenvolvimento Mobile;
  • Desenvolvimento Back-End.

Para começar na área de Tecnologia da Informação, principalmente em desenvolvimento web ou desktop, é necessário aprender Lógica de Programação e Lógica Orientada Objetos. Esses dois pontos são a base para quem quer ser programador, não importando qual caminho você queira seguir depois.