Como trabalhar com o alfabeto móvel Na alfabetização?

Perguntado por: avasconcelos6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Algumas atividades indicadas no uso do alfabeto móvel são:

  1. Incentivar a criança a escrever o próprio nome. ...
  2. Quando a criança fizer atividades de desenho/pintura, pedir para ela escrever o seu nome. ...
  3. Trabalhar o pareamento das letras com imagens. ...
  4. Relacionar as letras, e a formação das palavras, com os seus brinquedos.

O Alfabeto Móvel ou letras móveis da MMP é um material pedagógico no formato de brinquedo educativo excelente para auxiliar na alfabetização e iniciar conceitos de formação de palavras. Permite copiar as letras e assim ajuda na coordenação motora fina e fixação do alfabeto.

Você pode iniciar o processo de alfabetização e letramento com brincadeiras com:

  1. Jogo dos 7 erros.
  2. Caça palavras.
  3. Jogo da memória com letras.
  4. Adivinhando a palavra.

O alfabeto móvel foi um recurso de suma importância para a leitura e escrita dos alunos, pois possibilitou reconhecimento das letras, sons (fonológica e sonora), formação de palavras e socialização de conhecimento entre os próprios alunos.

A habilidade EF01LP04 consiste em: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

A leitura, as canções, as rimas ajudam as crianças pequenas a desenvolver a linguagem. Essas atividades fazem parte da preparação para a alfabetização pois promovem o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e escrita.

Provavelmente, você que é mãe ou pai aprendeu a ler assim: primeiro as vogais, depois as consoantes. Juntavam-se as letras para formar as sílabas, e as sílabas para chegar à palavra. “B” com “o”, Bó; “l” com “a”, lá: fica “bo-la”.

Alfabetos móveis são sílabas ou letras impressas em madeira ou papel, material fácil de ser produzido e encontrado em qualquer loja de brinquedos, mesmo aquelas que não são especializadas em materiais pedagógicos.

ALFABETO MÓVEL EM E.V.A - Contém 100 peças, sendo 90 letras (30 vogais, 60 consoantes) e 10 números.

Então, uma boa forma de fazê-lo com o alfabeto móvel é construir uma palavra e pronunciar cada uma das letras que a formam, letra por letra, porém não com o som: por exemplo, formamos a palavra mar e dizemos assim: mmmmm, aaaaaa, rrrrrrrr, prolongando cada uma das letras, emitindo claramente o som de cada letra.

Afinal, como ensinar o alfabeto para crianças?

  1. Explorar os sons das letras. Ensinar a pronúncia correta das letras e explorar ao máximo os sons também faz parte do processo de alfabetização. ...
  2. Realizar associações. ...
  3. Usar músicas. ...
  4. Ensinar letra a letra. ...
  5. Utilizar atividades e jogos.

As 5 melhores atividades para ajudar na alfabetização

  • Jogo da memória das letras;
  • Jogo das sílabas;
  • Qual é a palavra;
  • Pescaria dentro da palavra;
  • Ortografia.

5 maneiras para trabalhar a leitura e a escrita de forma lúdica

  1. 1 - Repetição e Rima. A repetição torna os livros mais previsíveis. Assim, ela facilita a interação com os jovens leitores. ...
  2. 2 - Conversa sobre histórias. Falar sobre o que se lê é outra maneira de ajudar as crianças a desenvolverem habilidades de linguagem.

Você pode começar, por exemplo, contando a ele que as palavras são formadas por partes e cada parte tem um som. Inicialmente, mostre a ele palavras simples de duas sílabas, como: bala, bolo, boca, gato, entre outras. Nesse momento inicial, evite dificultar o processo com palavras contento dígrafos, acentos etc.

Confira os melhores métodos e brincadeiras para ensinar uma criança a ler

  1. A Importância da contação de histórias. Conte histórias para os pequenos e pequenas. ...
  2. Apresente o alfabeto. ...
  3. Brincadeiras com as letras, sílabas e rimas. ...
  4. Introduza novas palavras simples.

HABILIDADES: (EF01LP10) NOMEAR AS LETRAS DO ALFABETO E RECITÁ-LO NA ORDEM DAS LETRAS (EF01LP04) DISTINGUIR AS LETRAS DO ALFABETO DE OUTROS SINAIS GRÁFICOS.

USANDO O ALFABETO MÓVEL E UMA LATA, VOCÊ E SEUS CONVIDADOS VÃO PASSANDO A LATA E CANTANDO A MÚSICA: “PASSA A LATA PELA RODA, SEM A RODA DESMANCHAR. QUEM FICAR COM A LATA, UMA LETRA VAI TIRAR!” QUANDO A MÚSICA ACABAR QUEM ESTIVER COM A LATA TERÁ QUE RETIRAR UMA LETRA E DIZER QUAL LETRA É.

Conhecer todas as letras do alfabeto. Escrever, mesmo não convencionalmente, considerando a direção da escrita (da esquerda para a direita e de cima para baixo). Utilizar as letras do alfabeto considerando a invariância de suas formas. Identificar a letra inicial do nome dos colegas.