Como trabalhar com a resolução de problemas em sala de aula?

Perguntado por: aalencastro . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Focar o quanto a pergunta é essencial para estabelecer estratégia de resolução, sem ela não há como compreender a exigência do problema. Sistematizar o conceito de resolução de problemas explorado com os alunos o que é necessário fazer para conseguir resolvê-lo com sucesso.

Segundo Dante (1998), ensinar a resolver problema é uma tarefa mais difícil do que ensinar conceitos, habilidades e algoritmos matemáticos. O professor deve fazer perguntas para que os alunos possam compreender o problema. Os alunos devem ser encorajados a fazer perguntas ao professor e entre eles mesmos.

Algumas das principais habilidades de resolução de problemas incluem:

  • Escuta activa.
  • Análise.
  • Pesquisa.
  • Criatividade.
  • Comunicação.
  • Confiabilidade.
  • Tomando uma decisão.
  • Consolidação de equipe.

O envolvimento do educador vai além da escolha de boas questões e de coordenar as discussões; ele necessita compreender seus alunos em suas dificuldades e facilidades e em como é formado o pensamento investigativo para poder contribuir nas resoluções dos problemas.

O primeiro passo para empregar com critério é conhecer em detalhes como cada uma funciona e em que situações elas são indicadas, como vamos ver na sequência.

  • Design Thinking. ...
  • Brainstorming. ...
  • 5 Porquês. ...
  • Diagrama de Pareto. ...
  • Diagrama de Ishikawa. ...
  • PDCA. ...
  • DMAIC. ...
  • Análise de Árvore de Falhas.

1 – Identificação do problema - Embora possa parecer um passo óbvio, identificar o problema nem sempre é tão simples quanto parece. Em alguns casos, as pessoas podem identificar erroneamente a origem de um problema, o que tornará as tentativas de resolvê-lo ineficientes ou até inúteis.

A resolução de problemas consiste no uso de métodos, de uma forma ordenada, para encontrar soluções de problemas específicos. Algumas técnicas para resolução de problemas desenvolvidas e utilizadas na inteligência artificial, ciência da computação, engenharia, matemática, medicina etc.

No estudo dessa abordagem pedagógica é necessário que o professor faça a descrição clara do problema, estabeleça as metas esperadas para a solução, administre o tempo esperado para a resolução e identifique a importância ou significância da tarefa em relação aos objetivos.

De acordo com Polya (2006), para resolver um problema matemático é preciso compreendê-lo, estabelecer e executar um plano e, ainda, fazer o retrospecto ou a verificação, o que o autor chama de princípio da aprendizagem ativa, onde o aluno coloca em prática o seu conhecimento matemático formulando uma hipótese para uma ...

Quando o professor adota a metodologia da resolução de problemas, seu papel será de incentivador, facilitador, mediador das idéias apresentadas pelos alunos, de modo que estas sejam produtivas, levando os alunos a pensarem e a gerarem seus próprios conhecimentos.

A BNCC propõe um ensino de Matemática que, por meio da resolução de problemas, leve o aluno do Ensino Fundamental a articular os diversos campos da Matemática – Aritmética, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Estatística e Probabilidade - e, ainda, a desenvolver a capacidade de agir matematicamente nas mais ...

Listamos abaixo sete habilidades indispensáveis para todo profissional que quer se manter competitivo:

  • 1 - Comunicação. ...
  • 2 - Trabalho em equipe. ...
  • 3 - Criatividade. ...
  • 4 - Transparência. ...
  • 5 - Resiliência. ...
  • 6 - Postura multidisciplinar. ...
  • 7 - Comprometimento.

Essas três habilidades – técnicas, humanas e conceituais – requerem certas competências pessoais para serem colocadas em ação com êxito.

Para conseguir enxergar as resoluções de problemas complexos, primeiro você precisa manter sua mente organizada quando estiver pressionado. Na maior parte das vezes, você será necessário elaborar uma linha de raciocínio em um curto espaço de tempo, com a responsabilidade de fazer sua estratégia dar resultados.