Como trabalhar atenção e memória visual na educação infantil?

Perguntado por: ulacerda . Última atualização: 1 de maio de 2023
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-Desenhar uma letra, palavra ou forma e pedir a criança para copiar depois de ter sido removido. -Mostrar um grupo de gravuras para a criança de 3 a 8 segundos. Cobri-los ,remover uma ou duas gravuras do grupo e depois perguntar o nome dos objetos retirados.

Uma das técnicas mais difundidas de memorização e aprendizado é o uso de resumos, mapas mentais e esquemas. Nessa técnica, depois de fazer uma leitura ou assistir uma aula, você toma nota dos temas mais importantes, palavras-chave, esquemas de conceitos e considerações próprias.

A memória visual é a capacidade do cérebro de gravar imagens, formas e cores. Permite-nos recordar a aparência das coisas e das pessoas e está envolvido no reconhecimento de formas e objectos. A memória visual também nos permite encontrar o nosso caminho no espaço, para perceber a profundidade e a distância.

A memória visual a curto prazo (MVCP) é a habilidade para reter uma pequena quantidade de informação visual (letras, formatos, cores, etc.) durante um período curto de tempo. Esse tipo de memória faz parte de nossa memória de curto prazo (MCP).

Como melhorar a concentração

  1. Preste atenção naquilo que está fazendo. Estamos acostumados a fazer as coisas de forma mecânica. ...
  2. Exercite sua mente. Sua mente precisa ser treinada. ...
  3. Aprenda a priorizar. Priorizar é colocar o que é mais importante fazer em primeiro lugar. ...
  4. Aprenda a fazer centramento. ...
  5. Ouça música.

De acordo com a médica geriatra Renata Brito Marcondes, sudoku, paciência, quebra-cabeça, candy crush, jogo dos sete erros, caça-palavras e tetris são exemplos de jogos que os idosos podem recorrer para exercitar a memória de forma simples e sem sair de casa.

Segundo a psicologia, existem quatro formas básicas de atenção, algumas conscientes, outras voluntárias: seletiva, alternada, sustentada e dividida.

È uma metodologia no qual o aluno aprende os conceitos matemáticos mais facilmente. Devemos utilizá-los não como instrumentos recreativos na aprendizagem, mas como facilitadores, colaborando para trabalhar os bloqueios que os alunos apresentam em relação a alguns conteúdos matemáticos.

A memória tem um papel fundamental na aprendizagem, pois permite o reaproveitamento das experiências do passado e do presente e ajuda a garantir a continuidade do aprendizado. A memória é um processo ativo de codificação, armazenamento e recuperação de nossas experiências.

A ludicidade da memória permite contar histórias à semelhança do brincar e das brincadeiras, de maneira caleidoscopicamente mágica, recriando conceitos e problematizando temas a partir da materialidade lúdica dos rastros em movimento, da plasticidade de seu imaginário e de suas linguagens artísticas.

Principais estratégias de aprendizagem

  • Práticas de recuperação. ...
  • Aulas práticas. ...
  • Levantamento de conhecimentos prévios. ...
  • Aula expositiva e dialogada. ...
  • Memorização prolongada.

Memória visual
Ela registra os estímulos externos percebidos pela visão, retendo as imagens durante um período curto de tempo.

Tipos de memória

  • Memória sensorial. De curta duração, registra informações através dos sentidos. ...
  • Memória de curto prazo. Também conhecida como operacional ou de trabalho. ...
  • Memória de longo prazo. É o tipo de memória que nos permite reter as informações por mais tempo.

Os tipos de memória são: memória de curto e longo prazo, memória de trabalho, memória sensorial, verbal, episódica, semântica e processual.