Como trabalhar as palavras na educação infantil?

Perguntado por: lcosta9 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Fazer listas de mercado, cantar uma música, escrever um cartão aos avós ou ajudar a seguir uma receita são exemplos que podem ser explorados para o aprendizado. As crianças, que buscam primeiro decifrar aquilo que está ao seu redor, criam intimidade com as palavras de modo natural e lúdico.

Atividades para desenvolver o vocabulário infantil

  • Visite uma biblioteca. ...
  • Encontre e use sinônimos. ...
  • Ensine e reforce o alfabeto. ...
  • Use palavras descritivas. ...
  • Faça etiquetas. ...
  • Colagens com palavras. ...
  • Brincando com rimas. ...
  • Leia em voz alta.

7 dicas de como ensinar o alfabeto de forma divertida

  1. Leia livros infantis com o seu filho. O hábito de ler livros para as crianças pode ser iniciado até mesmo quando elas ainda estão na barriga da mamãe. ...
  2. Faça uso de músicas infantis para aprender brincando.

Você pode começar, por exemplo, contando a ele que as palavras são formadas por partes e cada parte tem um som. Inicialmente, mostre a ele palavras simples de duas sílabas, como: bala, bolo, boca, gato, entre outras. Nesse momento inicial, evite dificultar o processo com palavras contento dígrafos, acentos etc.

A consciência fonológica é a capacidade de reconhecer a sequência de sons que integram a palavra falada e de compreender que esses sons, numa determinada ordem, podem formar palavras que têm um significado.

A habilidade EF07LP03 consiste em: Formar, com base em palavras primitivas, palavras derivadas com os prefixos e sufixos mais produtivos no português.

A habilidade EF01LP08 consiste em: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

Recorra ao cartaz para que essa criança possa comparar a letra inicial que anotou e a letra que está registrada no cartaz, onde consta um produto cujo nome inicie com o mesmo som. Por exemplo: Você anotou a letra A para CARNE. Vamos repetir a palavra e ver qual produto tem o nome que começa com o mesmo som….

5 maneiras para trabalhar a leitura e a escrita de forma lúdica

  1. 1 - Repetição e Rima. A repetição torna os livros mais previsíveis. Assim, ela facilita a interação com os jovens leitores. ...
  2. 2 - Conversa sobre histórias. Falar sobre o que se lê é outra maneira de ajudar as crianças a desenvolverem habilidades de linguagem.

6 dicas para aumentar o vocabulário dos alunos

  1. Apresentá-los a diferentes gêneros textuais e midiáticos.
  2. Incentivar a leitura de várias formas.
  3. Realizar atividades com o dicionário.
  4. Pesquisar sobre diversidade cultural com foco na língua falada.
  5. Trabalhar com sinônimos.
  6. Diversificar a temática em sala de aula.

A oralidade é entendida como uma atividade verbal presente nas mais diferentes situações sociais em que o indivíduo possa se inserir ao longo de sua vida, é a transmissão oral dos conhecimentos armazenados na memória humana.

Contar histórias e ler um livro em voz alta aumenta o interesse da criança em querer falar, além de aumentar seu vocabulário. Insira na rotina diária da família uma leitura em voz alta, sempre buscando os livros e histórias de acordo com a idade e o interesse do seu filho.

Confira a seguir!

  1. Explorar os sons das letras. Ensinar a pronúncia correta das letras e explorar ao máximo os sons também faz parte do processo de alfabetização. ...
  2. Realizar associações. ...
  3. Usar músicas. ...
  4. Ensinar letra a letra. ...
  5. Utilizar atividades e jogos.

O bebê ou criança deve conhecer primeiramente as letras do alfabeto para que depois sejam formadas palavras — ou seja, ela deve aprender que essas letras formam palavras. Dessas letras, as vogais devem ser as primeiras a serem introduzidas.

As sílabas são fonemas ou grupos de fonemas pronunciados por uma única emissão de voz e são classificadas em tônicas e átonas. As sílabas são fonemas ou grupo de fonemas pronunciados por meio de uma única emissão de voz. Na Língua Portuguesa, a base das sílabas são as vogais: a - e - i - o - u.

Na alfabetização, a letra de fôrma é ensinada primeiro do que a cursiva! É importante entender porque a criança aprende primeiramente a letrinha de fôrma e não a cursiva e não simplesmente ensinar só porque a maioria faz assim e dá certo!

As fichas ficam num monte no meio da mesa, viradas para baixo. Cada criança, na sua vez, sorteia uma sílaba, se esta fizer parte da sua cartela, ela deve completar a palavra. Caso contrário, descarta na mesa, virada para cima. O próximo jogador pode comprar do monte ou da mesa.

A finalidade desse conjunto de planos é relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita, bem como, comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas.

A caixa silábica tem como objetivo trabalhas as famílias silábicas simples, consciência de sílabas, consciência fonológica, formação de palavras. Possibilita a criança desenvolver a leitura, escrita, raciocínio lógico.

Formação de palavras permite que novos termos passem a fazer parte da língua portuguesa. Derivação e composição são exemplos desse processo. Existem diversos processos de formação de palavras. Formação de palavras é um fenômeno linguístico caracterizado pelo surgimento de palavras novas.

O plano de aula é um documento feito pelo professor contendo o tema da aula, o objetivo dela, a metodologia, formas de avaliação, referências bibliográficas e outras informações.