Como trabalhar as mãos na educação infantil?

Perguntado por: rdamasio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Peça para as crianças que observem suas mãos. Conte com elas quantos dedos possuem. Cante com as crianças, fazendo os gestos da música "Palminhas, palminhas". Proponha também a música "Bata Palmas".

Pra fazer em qualquer lugar: 5 brincadeiras divertidas com as mãos

  • BATE COM A MÃO.
  • ABC.
  • POPEYE.
  • BABALU.
  • PICACHU.

Soberana como “ferramenta de trabalho”, as mãos podem executar diversas atividades como:

  1. acionar interruptores;
  2. abrir válvulas e torneiras;
  3. abotoar camisas;
  4. cumprimentar pessoas;
  5. segurar peças de diversos formatos e pesos;
  6. manusear equipamentos eletrônicos e muito mais.

Precisa apenas luvas de látex e materiais com texturas diferentes. Sugiro usar alimentos que você tiver na cozinha sobrando: arroz, feijão, lentilha, farinha, aveia, café…. o que você vai colocar em cada luva é já uma decisão sua. Feche bem cada uma delas com um nó e ofereça a seu filho.

De acordo com os pesquisadores, a luva sensorial pode ajudar a restabelecer a atividade motora e a coordenação em pessoas que sofreram um derrame ou outro comprometimento das funções motoras.

Além de estimular os sentidos, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, incentiva na percepção das cores e desenvolve a parte da criatividade, pelo fato da expressão artística estar ligada totalmente à imaginação.

Juntas elas querem dizer “impressão da mão”, nome dado a uma técnica artística, muito comum em escolas infantis. O handprint, conecta os pequenos com a arte e os fazem conhecer possibilidades de aprender coisas novas, de uma maneira diferente.

EXPLORAR AS POSSIBILIDADES DE CRIAÇÃO USANDO A TINTA E AS MÃOS, RECONHECENDO MELHOR AS PARTES DO CORPO. APRIMORAR A PERCEPÇÃO DE CORES, TEXTURAS E MOVIMENTO.

Dinâmica das mãos dadas
Para começar, reúna o grupo em uma sala e solicite que todos formem um círculo de mãos dadas. Cada participante deve ser orientado a memorizar quem está do seu lado direito e do lado esquerdo. Depois disso, é hora de solicitar que a equipe se disperse, ande pela sala, converse e se distraia.

6 atividades de corpo e movimento na educação infantil

  1. Caça ao objeto. É uma atividade que pode ser feita de forma individual ou em grupo. ...
  2. Bola de meia. As crianças devem fazer bolas de meia de tamanhos e pesos diferentes. ...
  3. Tarefas com muita dança. ...
  4. Estátua. ...
  5. Mímica. ...
  6. Corrida de saco.

JOGO DE MÃOS
Quem está com as mãos embaixo precisa atingir as mãos do outro jogador por cima, com um leve tapa. Este, por sua vez, precisa tirar as mãos o mais rápido possível, para não ser atingido.

Na tradição bíblica e cristã, a mão é símbolo de poder e supremacia. Ser acolhido pela mão de Deus significa receber a manifestação do Seu espírito. Quando a mão de Deus toca o homem, este recebe a Força divina. Representava-se a divindade sob a forma de uma mão saindo de uma nuvem.

Os dedos da mão têm funções diferenciadas.
O polegar, o indicador e o médio seguram o lápis. O dedo médio serve de suporte e a coordenação entre os outros dois garante a precisão do movimento. Para agarrar objetos maiores, entram em ação os dedos mínimo e anular.

Carimbos podem ser uma brincadeira superdivertida para fazer com as crianças. Além de incentivar a imaginação livre, eles estimulam a coordenação motora e ajudam a apreender as cores e formas.

8 brincadeiras sensoriais para estimular os cinco sentidos

  1. Caixa de gelatina ou areia.
  2. Chocalhos de diferentes materiais.
  3. Brincadeiras sensoriais com balões de água.
  4. Caixa ou painel de texturas.
  5. Pintar com as mãos e os pés.
  6. Tinta ou gel no saquinho Ziploc.
  7. Brincadeiras sensoriais com a natureza.
  8. Adivinhando sabores.

Os estímulos sensoriais são as ações ligadas a visão, gustação, olfação, equilíbrio e a audição. A canção de ninar, o balanço no colo, o sabor dos alimentos, a textura da pele dos pais, da roupinha, os pezinhos no chão, o vento na pele, a água no corpo e o tapinha nas costas são alguns exemplos mais comuns.

- Massagens e brincadeiras com o corpo; - Livros sonoros, com texturas, imagens, cores; - Instrumentos musicais; - Brincar no parque (no escorrega, no baloiço, no trampolim);

Diferentes texturas estimulam a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo dos pequenos. Por isso, use e abuse de diversos materiais, como: argila, massinha de modelar, papel, TNT ou qualquer outro objetivo que possa ser utilizado para expressar a arte.

A estimulação sensorial se dá, em grande parte, por experiências que acontecem nos sentidos da criança: sua visão, tato, olfato, audição, paladar, sentido vestibular e proprioceptivo.

Como funciona a experiência sensorial? A experiência sensorial é baseada nos cinco sentidos. O ambiente oferece artigos capazes de acolher as pessoas presentes através de cada um dos seus sentidos: paladar, olfato, audição, visão e tato.