Como trabalhar aniversário da cidade?

Perguntado por: vmarinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

DICAS DE COMO TRABALHAR O ANIVERSÁRIO DA SUA CIDADE EM SALA DE AULA. 1 – Faça a leitura do livro A MENINA DO CABELO ROXO EM ESCONDE-ESCONDE EM PORTO ALEGRE e a partir dele abra uma roda de conversação e peça que a galerinha cite os principais eventos e pontos turísticos da sua cidade!

PROPOR UM MOMENTO DE INTERAÇÃO COM A CRIANÇA E A FAMÍLIA, ATRAVÉS DE UM PASSEIO (SE HOUVER A POSSIBILIDADE) PELA CIDADE. OBSERVAR A PAISAGEM, AS CONSTRUÇÕES, AS ÁREAS DE LAZER, ENTRE OUTROS. NOMEIE JUNTO COM A CRIANÇA AS IMAGENS DE LOCAIS DO NOSSO MUNÍCIPIO E ESCOLHA ALGUMAS PARA VISITAR COM A FAMÍLIA.

Há muitos jeitos de se conhecer a história de uma cidade; é possível fazê-lo visitando museus, esmiuçando o tracejado de mapas ou vislumbrando fotos antigas. Mas a cidade também é a memória local de seus moradores, e emerge nas andanças do carroceiro, na fala da moradora centenária ou na lembrança de uma criança.

Orientações: Divida a turma em 12 grupos. Sorteie os nomes dos meses entre os grupos. Cada grupo receberá o nome de um mês, o calendário a ser preenchido e os dias. Distribua para a turma os nomes dos meses do ano, o calendário e os dias.

Comemorar o aniversário de cada criança é o que se destaca como uma atividade de grande valor para esta instituição. Festejar o aniversário é uma forma de lazer e atividade lúdica, que estreita os laços sociais, enriquece a autoestima, celebra o presente, o passado e o futuro.

A didática adotada na sala de aula não deve apenas focar nos fatos históricos, mas estabelecer relações entre eles e discuti-los sob uma perspectiva própria do aluno. A afirmação das nações criou a necessidade de situar e inserir a história nacional nessa trajetória.

A habilidade EI02EF06 consiste em: Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

Escuta, fala, pensamento e imaginação
Por meio de leitura de livros, os alunos passam a ter contato com diversos personagens em vários contextos. Isso contribui para desenvolver atividades voltadas para a imaginação, como criar uma pequena história a partir do que foi trabalhado em sala de aula.

O projeto de identidade na educação infantil é um instrumento pedagógico que potencializa a experiência dessas interações. Seu objetivo é conduzir as crianças a explorarem da melhor forma o conhecimento de si, a percepção da diversidade e o respeito às diferenças.

Comemorar o aniversário nos lembra de dividir nossas conquistas e nossas alegrias com outras pessoas e aumenta a nossa auto-estima. Além disso, a celebração faz com que as pessoas se lembrem de agradecer por aquilo que possuem.

Pensando nisso, confira quais são eles e facilite seu trabalho:

  1. Planeje com antecedência. ...
  2. Pense no tema. ...
  3. Pesquise. ...
  4. Faça anotações. ...
  5. Preste atenção na linguagem. ...
  6. Elabore um texto com introdução, desenvolvimento e conclusão. ...
  7. Peça a opinião de um colega. ...
  8. Entregue.

Conhecer a história da cidade e seu processo constitutivo é saber que cada indivíduo faz parte deste processo como ser ativo. É o caminho para a criação de uma identidade, primeiramente para com o seu local, depois regional e finalmente atingir a identidade nacional.

Os temas podem ir desde política, economia até eventos sociais. Depois disso, peça que comparem os fatos encontrados com os dias atuais. Essa etapa é importante para que associem o que aprenderam a suas realidades. E, também, para que valorizem suas origens.

Frases como “espero que seu dia seja tão divertido quanto você e que seu ano tenha tanta paz, quanto a que você traz para seus amigos!” e “seja sempre você mesmo, porque você é incrível! Parabéns para o meu melhor amigo!” são ótimas ideias de mensagens curtas, mas bem significativas.