Como trabalhar a tabuada na sala de aula?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Existem jogos de memória, por exemplo, nos quais as cartas relacionam uma conta de tabuada e a sua resposta. Desse jeito, a criança pode associar as duas informações e memorizá-las. Há também jogos de cartas, de tabuleiro e quebra-cabeças, entre diversas outras opções.

Começar pelas tabuadas mais simples, por exemplo, a do 2, do 5 e do 10, pode ser uma boa maneira de aprender a memorizar as tabuadas. Uma forma de saber a tabuada do nove é realizar essa conta pela união do número anterior do que está sendo multiplicado, com o outro que falta para chegar no nove.

O primeiro jogador, que deverá ser determinado por sorteio, escolhe dois círculos e faz a multiplicação dos números, um pelo outro. Caso efetue a multiplicação corretamente pega os círculos pra si, se errar coloque-os novamente sobre a mesa, virados para baixo, assim é preciso que os embaralhe novamente.

7 dicas de como ensinar tabuada de forma prática

  1. Faça brincadeiras com balões. ...
  2. Utilize jogos de tabuada. ...
  3. Apresente a tabuada de Pitágoras. ...
  4. Adote a gamificação. ...
  5. Faça as crianças preencherem a tabuada. ...
  6. Faça um bingo matemático. ...
  7. Ensine a tabuada com música.

Habilidade da BNCC
(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Saber a tabuada é necessário, basicamente, para resolver cálculos de multiplicação. Imagine um aluno dos anos iniciais do ensino fundamental tendo que resolver uma operação com vários números nos dois termos, e que não tem domínio da tabuada.

Resumindo, as dicas de como decorar a tabuada são estas:

  1. Aceite as 3 regras básicas.
  2. Domine as Tabuadas de 2, 5 e 10.
  3. Entenda que multiplicação é a soma de um mesmo fator várias vezes.
  4. Copie as tabuadas no caderno para consulta.
  5. Pratique com jogos de tabuada.

Tabuada é a organização de números, em forma de tabela matemática, que serve para definir operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de um sistema algébrico. A principal é a de multiplicação decimal.

A tabuada mais importante da Matemática é a da multiplicação, haja vista que as demais operações são mais intuitivas do que decoradas. Atualmente são utilizados outros métodos para a memorização da tabuada de multiplicação, pois a repetição das contas faz com que a gente acabe decorando resultados.

Enfatize que a multiplicação é um atalho. Por exemplo, escreva o número 2 cinco vezes e some-os, para obter 10. Em seguida, mostre que 2 x 5 é, na realidade, a soma de 2 por cinco vezes. Normalmente, quando os alunos aprendem que há um atalho, passam a usá-lo.

A tabela pitagórica (também chamada de tábua ou tabela da multiplicação) é um quadro de dupla entrada no qual são registrados os resultados das multiplicações, de uma vez um até 10 vezes 10. A multiplicação é uma operação matemática aprendida nos primeiros anos da escola.

A tabuada Cartesiana é diferente de outras tabuadas e é uma outra maneira de resolver as contas de multiplicação. Ela é formada por 11 colunas e 11 linhas.

A Tabuada de Multiplicação, também conhecida como Tabuada Pitagórica, Tabuada de Pitágoras é um dispositivo de cálculos numéricos que por meio de sistema de coordenadas cartesianas faz-se o cruzamento de 2 números obtendo se assim o produto entre eles.

4º ano do ensino fundamental
Além da subtração e a adição, a multiplicação entra nessa fase e a criança aprende a tabuada.

Podemos obter os números da tabuada do 7, somando os componentes da tabuada do 2 com a tabuada do 5, já que 2 + 5 = 7.