Como trabalhar a preensão do lápis?

Perguntado por: lfrutuoso . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Moldar, manipular ou apertar a plasticina/argila com os dedos e com pinças é uma ótima forma de fortalecer os músculos dos dedos necessários para uma boa preensão do lápis.

A preensão manual é um movimento realizado pelas mãos que está presente na nossa vida desde nossa fase como bebê, nessa fase, nós temos um movimento reflexo, também conhecido como reflexo palmar, com certeza você já encostou na mão ou no pé de um bebê e ele fechou seus dedos segurando sua mão, por exemplo.

(2016a) classificam as preensões como digital, quando o contacto acontece somente com as polpas dos dedos, lateral quando existe o envolvimento da face lateral de um ou mais dedos no contacto com o objeto, e palmar quando a existe contacto com a face palmar da mão.

Deixar o lápis em uma posição estável entre o polegar, o indicador e o dedo médio; Treinar a coordenação motora fina antes de segurar o lápis; Pegar o objeto pela ponta; Pulso dobrado suavemente para trás e o antebraço em posição de descanso.

Não ter firmeza suficiente nas mãos para segurar a caneta ou escovar os dentes, se alimentar e se maquiar. Muitas pessoas vivem estas dificuldades todos os dias. A dificuldade de preensão, ou seja, a dificuldade de segurar objetos, pode acontecer com pessoas de qualquer faixa etária.

Brincadeiras que ajudam a criança com a 'pega' do lápis
Apertar, empurrar e cutucar massinha de modelar ou argila. Rasgar papel colorido para atividades de colagem. Brincar de LEGO. Brincar de dedoches – (fantoches de dedos) – é outra ótima maneira de incentivar o uso do dedo indicador isoladamente.

A pinça é realizada entre os dedos e o polegar para pegar objetos pequenos, já a preensão é feita com todos os dedos juntos em um objeto. A diminuição da função da mão pode ocorrer pela perda das forças de pinça e da preensão.

São utilizadas para fixar os campos cirúrgicos, bem como fixar alguns instrumentos neles.

A posição para a avaliação da força de preensão manual que a ASHT recomenda é que o avaliado deva estar confortavelmente sentado, posicionado com o ombro levemente aduzido, o cotovelo fletido a 90°, o antebraço em posição neutra e, por fim, a posição do punho pode variar de 0° a 30° de extensão.

Introdução: A redução da força de preensão manual pode afetar a capacidade funcional (atividades básicas e instrumentais de vida diária), acarretar limitações funcionais e afetar a qualidade de vida.

Treinando a coordenação motora
Diante da importância dessa etapa, deve-se enfatizar que na coordenação motora fina, uma das maneiras mais eficazes de se treinar a criança ocorre por meio de exercícios que envolvam os movimentos das mãos. Portanto, as atividades que trabalham com pontilhados são as mais indicadas.

Exercícios para melhorar a força das mãos

  1. Aperte uma bola macia na palma da mão com a maior força possível por alguns segundos. Repita dez vezes.
  2. Faça um punho gentil e passe o polegar entre os dedos. ...
  3. Aqueça antes do exercício. ...
  4. Coloque a mão sobre uma mesa. ...
  5. Estique os pulsos por 15 a 30 segundos.

Plano de treino para aumentar a força

  • Levantamento Terra (deadlift) ...
  • Agachamento livre. ...
  • Supino Plano (reto) ...
  • Elevações em Barra fixa. ...
  • Dips nas paralelas (Fundos) ...
  • Remada Curva (baixa) ...
  • Press militar.

Compre um exercitador de mão em uma loja esportiva ou na internet. Ele o ajudará a treinar o aperto, que representa a força usada ao segurar ou agarrar objetos. Fortaleça mãos, dedos, pulsos e antebraços com o exercitador de mão. Alguns bons modelos possibilitam o treino individual dos dedos ou da mão por inteiro.