Como trabalhar a parte inferior da perna?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

5 melhores exercícios para membros inferiores

  1. AGACHAMENTO. O agachamento é o exercício básico mais completo para as pernas. ...
  2. LEG PRESS. Leg press também é um ótimo equipamento para trabalharmos os membros inferiores. ...
  3. BÚLGARO. ...
  4. STIFF. ...
  5. AVANÇO.

Os membros inferiores do corpo humano são formados por quadril, coxas, pernas e pés. Esse conjunto de membros, também chamados de MMII, são responsáveis pelo equilíbrio, sustentação e locomoção do corpo. O quadril une-se ao tronco e, por isso, é uma região de transição.

O ideal seria fazer no máximo dois ou três treinos de membros inferiores, distribuí-los ao longo da semana e priorizar a área que a pessoa mais queira desenvolver. E esses treinos devem acontecer em dias alternados, não em dias consecutivos.

Uma boa estratégia é dividir dando ênfase em suas porções, começar com os exercícios de quadríceps e terminar com os de posteriores e no outro dia de treino começar pelos posteriores e terminar com os de quadríceps.

Alguns exercícios, como leg press, agachamento sumô, ponte na bola e adução de quadril, são ótimas opções para ajudar a fortalecer a parte interna da coxa, além de diminuir a celulite e a flacidez.

Pular corda é um excelente exercício para ativar os músculos da panturrilha, sendo importante saltar e pisar no chão apenas com as pontas dos pés. É também importante semi flexionar os joelhos quando salta para evitar lesões.

A maneira mais eficaz de combater a flacidez nas pernas é promover um aumento da massa muscular por meio de exercícios físicos. Caminhada, corrida, polichinelos e pular corda são atividades que ajudam a perder o excesso de gordura localizada e a melhorar o contorno das pernas, diminuindo também a flacidez localizada.

1- Agachamento
Campeão de EMG, o agachamento é o exercício mais completo para pernas. Glúteos, quadríceps, posteriores de coxa, e adutores são recrutados quando o agachamento é feito com a carga adequada e a amplitude de movimento correta.

Graças a um treino completo dos membros inferiores conseguiremos: Aumentar o equilíbrio corporal. Melhorar a nossa resposta do organismo, face a diferentes trabalhos físicos. Ganhamos massa muscular.

Alguns exercícios para fortalecer as pernas e que podem ser feitos em casa são:

  1. Elevação da perna. ...
  2. Abertura de perna. ...
  3. Tesoura. ...
  4. Extensão de perna. ...
  5. Agachamento. ...
  6. Apertar a bola. ...
  7. Abertura lateral de pernas. ...
  8. Panturrilha.

A porção inferior da perna é composta por dois ossos, tíbia e fíbula. O osso da coxa, ou fêmur, é o osso grande da porção superior da perna que liga os ossos da porção inferior da perna (articulação do joelho) ao osso pélvico (articulação do quadril).

Os principais alongamentos dos membros inferiores são:
De joelhos, leve a perna esquerda à frente, mantenha o joelho dobrado e pé apoiado no chão. Leve a perna direita para trás e apoio o joelho, perna e pé no colchão. Pode colocar as suas mãos na perna esquerda. Repita do outro lado.

O alongamento antes do treino de perna, por exemplo, auxilia na flexibilidade dos músculos e, consequentemente, evita lesões durante a atividade física. Além de evitar que você se machuque, facilita a execução dos movimentos nos exercícios e evita câimbras.

Exercitar apenas pernas e bumbum
Apesar de serem as áreas que mais incomodam e acumulam gordura, malhar só os membros inferiores pode trazer inúmeros prejuízos. O primeiro deles é estético, já que a parte inferior do corpo ficará mais tonificada e em melhor forma do que a superior.

O treino de perna pode ser feito até 5 vezes na semana, se o número de repetições e a quantidade de carga forem baixas. No entanto, a maioria dos profissionais de educação física não recomenda focar os exercícios ao mesmo grupo muscular por mais de três vezes na semana.

A intensidade do exercício e a quantidade de repetições também devem ser pensadas para que o treino seja eficiente. Um treino de pernas intenso não é necessariamente o mais volumoso. Manter uma média de 3 a 5 exercícios executados corretamente e na quantidade adequada é mais do suficiente para notar efeitos positivos.

Agachamento sumô

Agachamento sumô
Na prática, o diferencial desse tipo de exercício é que, além de coxa e bumbum, o agachamento sumô também trabalha e fortalece a parte interna das coxas.

Como engrossar as pernas: 6 treinos sensacionais

  1. 1- Agachamento. O agachamento, exercício que pode ser feito com ou sem a utilização de pesos, trabalha os glúteos, os músculos da parte posterior da coxa, quadríceps. ...
  2. 2- Stiff. ...
  3. 3- Afundo. ...
  4. 4- Flexão plantar. ...
  5. Sumô + afundo. ...
  6. Afundo com salto.

As atividades aeróbicas, também conhecidas como cardio, é uma das melhores formas de perder gordura. Dançar, pular corda, pedalar, correr, caminhar e escalar são alguns exemplos. Dessa maneira, misture alguma modalidade com a musculação para ter ainda mais resultados.