Como trabalhar a habilidade ei03eo05?

Perguntado por: lconceicao6 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

A habilidade EI03EO05 consiste em: Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

  1. Jogos no quintal. ...
  2. Brincando de cuidar dos cabelos. ...
  3. Jogos no quintal. ...
  4. Cordas e elásticos no parque. ...
  5. Histórias das famílias das crianças.

CONTEÚDO: COORDENAÇÃO MOTORA FINA ÓCULO-MANUAL E ÓCULO-PEDAL. CAMPO DE EXPERIÊNCIA: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.

O eu, o outro e o nós
O Campo também ressalta o desenvolvimento do sentimento de pertencimento a determinado grupo, o respeito e o valor atribuído às diferentes tradições culturais. Exemplo: (EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.

Sendo assim, existe o que é chamado de Campos de Experiência, os quais são divididos em cinco áreas: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; e, Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações (BRASIL, 2018).

Os exercícios de coordenação motora ajudam as crianças a desenvolver suas habilidades físicas, como equilíbrio, destreza e coordenação motora fina. Essas habilidades são essenciais para a realização de atividades diárias, como escrever, praticar esportes e se locomover.

(EIO2CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. Com o livro em mãos apresentar a criança, iniciando pela capa. Permitir que perceba suas cores e desenhos, perguntar o que ela vê.

Jogo da memória ajuda a desenvolver as relações pessoais entre os pequenos. Na Educação Infantil, as crianças são encorajadas a construir conhecimentos e descobrir o mundo por meio de experiências estimulantes e divertidas. Foi dessa forma que o Maternal I trabalhou a importância do convívio social e das relações.

7 planos de aula para desenvolver a habilidade EI03ET03 da BNCC

  1. Ler sobre o tempo. ...
  2. Melhorias no lugar de brincar da região. ...
  3. Esculturas de Insetos. ...
  4. Conhecendo tradições das famílias do grupo. ...
  5. Pesquisando sobre as sombras. ...
  6. Compartilhando descobertas em vídeo. ...
  7. Pesquisando sobre animais dos biomas brasileiros.

Respeitar e valorizar as características físicas e culturais existentes entre colegas de classe e adultos de sua convivência. Reconhecer seus direitos e de seus colegas através de leitura e de vídeos. Identificar através de pesquisa e leitura sobre os animais em extinção.

A vantagem dos materiais não estruturados é proporcionar uma infinidade de possibilidades. Diferente dos brinquedos fabricados, esses objetos permitem que a criança construa novas possibilidades de acordo com sua criatividade.

4 técnicas para auxiliar no aprendizado das crianças | Escola da Inteligência

  • Crie um ambiente propício para a aprendizagem. ...
  • Elaborem uma rotina de estudos. ...
  • Entenda o perfil de aprendiz de cada criança. ...
  • Ensine seu filho a respirar.

Atividades que separam objetos por cor, como em uma gincana, podem ser bem divertidas. Coloque caixas ou cestas para cada cor e peça para que a criança os separe. Podem ser brinquedos, blocos de montar e até lápis de cor.

Traços, sons, cores e formas: este campo tem a intenção de estimular o contato com diferentes formas de arte, desenvolvendo a percepção estética. Valoriza a análise e a produção de músicas, desenhos, pinturas, esculturas, entre outros meios de expressão.

Para ativar a coordenação motora grossa das crianças nada melhor que promover tarefas divertidas, como correr, brincar de pega-pega, pular, brincar de amarelinha e tudo aquilo que fez parte da nossa infância também. Essas atividades são muito importantes para enriquecer tais funções musculares nas crianças.

Dentre eles “O eu o outro e o nós”. Esse campo contempla o autoconhecimento, a construção de relações, a criação de vínculos sociais, o sentimento de pertencimento e de coletividade. Além da diversidade cultural e o respeito às diferentes formas de pensar e de agir do outro.

O eu, o outro e o nós (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

Brincadeiras para trabalhar as emoções

  1. Pote das emoções. Entre as brincadeiras que exploram habilidades socioemocionais, o pote das emoções faz muito sucesso! ...
  2. Termômetro das emoções. ...
  3. Mímica. ...
  4. Desenhos. ...
  5. Fantoches e bonecos. ...
  6. Espelho da emoção. ...
  7. Copo das emoções.

Existem algumas brincadeiras simples para estimular a criança a identificar e nomear sentimentos, que podem ser adotadas tanto pelos pais, quanto pelos educadores. Uma delas é usando um espelho. Coloque um espelho em frente ao pequeno e peça para que ele faça caretas conforme as emoções que você dizer.

Fantoches e bonecos
Assim como as mímicas permitem uma comunicação muito rica na forma de gestos, os fantoches e os bonecos também são um caminho para a diversão. Utilizar os bichinhos prediletos da criança para falar sobre dificuldades ou conquistas é uma das melhores brincadeiras para trabalhar emoções.