Como trabalhar à habilidade EI03CG04?

Perguntado por: hgaspar . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

7 planos de aula para desenvolver a habilidade EI03CG04 da BNCC

  1. Banho nas bonecas. Alinhado à BNCC do tema . ...
  2. Planejando o momento de alimentação. ...
  3. Pega-pega nunca três. ...
  4. Conversando sobre o momento do sono. ...
  5. De onde vem a nossa comida? ...
  6. Acampamento na área externa. ...
  7. Refletindo sobre os alimentos de pouca aceitação.

(EIO2CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. Com o livro em mãos apresentar a criança, iniciando pela capa. Permitir que perceba suas cores e desenhos, perguntar o que ela vê.

(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

7 planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EO05 da BNCC

  1. Jogos no quintal. Alinhado à BNCC do tema . ...
  2. Brincando de cuidar dos cabelos. Alinhado à BNCC do tema . ...
  3. Jogos no quintal. ...
  4. Cordas e elásticos no parque. ...
  5. Histórias das famílias das crianças. ...
  6. Partilha de olhares fotográficos. ...
  7. Planejando uma apresentação de dança.

CAMPO DE EXPERIÊNCIASTRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

ELES SE LOCOMOVEM ANDANDO, CORRENDO, SALTANDO, RASTEJANDO OU VOANDO. OS ANIMAIS QUE VIVEM NAS ÁGUAS DOS RIOS, LAGOS E MARES SÃO CHAMADOS DE AQUÁTICOS. ELES SE LOCOMOVEM PRINCIPALMENTE NADANDO. ALGUNS VIVEM PARTE DA SUA VIDA EM AMBIENTE AQUÁTICO E PARTE EM AMBIENTES TERRESTRES.

(EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.

A habilidade EI02CG04 consiste em: Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.

CONTEÚDO: COORDENAÇÃO MOTORA FINA ÓCULO-MANUAL E ÓCULO-PEDAL. CAMPO DE EXPERIÊNCIA: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.

O conteúdo
Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade.

Crie o hábito de fazer perguntas aos pequenos a respeito do dia a dia deles: que horas é entrada no colégio, por exemplo, ou o que vai acontecer primeiro, a hora do lanche ou a hora da saída; também pergunte o que eles fizeram ontem e o que vão fazer amanhã, dentre outras questões relacionadas aos hábitos diários.

A habilidade EI03EO01 consiste em: Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

A habilidade EI03ET04 consiste em: Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

Atividades que separam objetos por cor, como em uma gincana, podem ser bem divertidas. Coloque caixas ou cestas para cada cor e peça para que a criança os separe. Podem ser brinquedos, blocos de montar e até lápis de cor.