Como trabalhar a habilidade EF35LP09?

Perguntado por: eboaventura . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Atividades com a habilidade (EF35LP09) - organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual. 1. As palavras deste caça palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal.

A habilidade EF03LP09 consiste em: Identificar, em textos, adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos substantivos.

Como desenvolver habilidades específicas nos alunos?

  1. Entenda o que são habilidades. ...
  2. Relacione habilidades a competências. ...
  3. Proponha dinâmicas tecnológicas na turma. ...
  4. Descubra técnicas para desenvolver habilidades. ...
  5. Incentive a autoanálise entre os alunos.

Parágrafo é uma unidade intratextual que possui seu sentido próprio em forma fechada, responsável por expor as diferentes partes do conteúdo e construir a unidade maior. O parágrafo é como uma parte, com sentido próprio, que compõe o todo do texto.

Para ensinar o parágrafo, o professor precisa levar a criança a perceber a existência de espaços no texto e investigar a sua função. É necessário trabalhar com o significado do espaço na escrita. Para isso apresente textos curtos como parlendas, adivinhas e provérbios, em que não há espaço entre as palavras.

Os 5 campos de experiência da BNCC

  1. O eu, o outro e o nós. As crianças devem interagir entre si e com adultos para criar percepções sobre si mesmas e sobre os outros. ...
  2. Corpo, gestos e movimentos. ...
  3. Traços, sons, cores e formas. ...
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
  5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Como construir um Plano de Aula de acordo com a BNCC

  1. Projetos.
  2. Sequências didáticas.
  3. Elabore o tema a partir da habilidade.
  4. Elenque os objetivos do Plano de Aula.
  5. Descreva as atividades detalhadamente.
  6. Levante os recursos necessários.
  7. Pense na forma de avaliação.

EF35LP09: Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

A habilidade EF15LP09 consiste em: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

A seguir, conheça 5 práticas que podem te ajudar a desenvolver suas habilidades e competências:

  • Defina seus objetivos. Identifique áreas de melhoria ou habilidades e competências que você deseja desenvolver. ...
  • Realize pesquisas. ...
  • Pratique. ...
  • Acompanhe seu progresso. ...
  • Transmita seu conhecimento.

8 Ferramentas da metodologia ativa

  • Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) PBL é uma sigla que vem do inglês, Problem Based Learning, que corresponde à Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). ...
  • Design Thinking. ...
  • Ensino Híbrido. ...
  • Estudo de caso. ...
  • Gamificação. ...
  • Mão na massa Hands On. ...
  • Sala de aula invertida. ...
  • Plataformas online.

O professor deve compreender quem são as famílias de seus estudantes e estabelecer diálogo com as mesmas, estreitando relações e criando vínculos que fortaleçam o processo educativo dos estudantes. Ele também deve levar em consideração todo o tempo em que o aluno está na escola, e não só na sua sala de aula.

Como superar a defasagem? Veja 6 ideias para utilizar em sua rede

  1. Turmas inclusivas, sem estratificação. ...
  2. Grupos de interesse na sala de aula + metodologias ativas. ...
  3. Reforço pedagógico. ...
  4. Continuum curricular. ...
  5. Aprendizagem personalizada. ...
  6. Contato recorrente com os responsáveis.

Aqui estão oito habilidades que vão ajudar os estudantes no futuro!

  • Liderança. O professor deve estimular o aluno a ser um líder responsável e respeitado. ...
  • Habilidade digital. ...
  • Poder resolver problemas. ...
  • Capacidade de trabalhar em equipe. ...
  • Inteligência emocional. ...
  • Empreendedorismo. ...
  • Cidadania global. ...
  • Comunicação.