Como trabalhar a habilidade EF04MA07?

Perguntado por: efarias7 . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Os alunos deverão ser estimulados a representar quantidades usando algarismos e também palavras. Também é esperado que sejam exploradas contagens com intervalos diferentes, em especial usando múltiplos de 100, que são úteis no desenvolvimento de procedimentos de cálculo.

Habilidade da BNCC
(EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.

A habilidade EF04MA25 consiste em: Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

EF07MA03 - Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numerada e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração. Localizar os números inteiros na reta numerada e entender o conceito de números opostos ou simétricos.

A atividade rural no Brasil inclui pecuária, lavoura, produtos florestais, extrativismo e a pesca artesanal. Há em cada atividade uma grande disparidade no que se diz respeito à produção, devido a tecnologia utilizada e o valor dos produtos.

A habilidade EF05MA07 consiste em: Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Reconhecer números inteiros, e as diferentes formas de representá-los e relacioná-los, apropriando-se deles. Números inteiros: reconhecimento e operações. Interpretar situações-problema envolvendo números positivos e negativos em diferentes significados: falta, sobra e orientação. Comparar e ordenar números inteiros.

Objetivos: - Analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema compreendendo diferentes significados da adição, subtração, multiplicação e divisão.

HABILIDADES: (EF04MA07) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

A habilidade EF02MA07 consiste em: Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.

Números (EF04MA06A) Resolver e elaborar situações- problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

5 planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA16 da BNCC

  1. Agrupando sólidos. Alinhado à BNCC do tema Geometria. ...
  2. Relacionando elementos que compõem um poliedro. ...
  3. Planificando e identificando faces. ...
  4. Identificando formas através da relação de faces, vértices e arestas. ...
  5. Montando sólidos geométricos.

A habilidade EF04MA15 consiste em: Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.

A habilidade EF04MA05 consiste em: Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.

3 planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA05 da BNCC

  1. Investigando diferentes formas para se resolver um problema de MMC ou MDC. Alinhado à BNCC do tema Números. ...
  2. Utilizando diferentes recursos e estratégias para resolver problemas I. ...
  3. Utilizando diferentes recursos e estratégias para resolver problemas II.