Como trabalhar a habilidade EF01MA09?

Perguntado por: epilar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Atividades com habilidade (EF01MA09) - Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida. 1. PINTE AS FIGURAS DE MAÇÃS NA FOLHA FINAL, RECORTE COM AJUDA DOS PAIS E COLE NA SEQUÊNCIA DOS ACONTECIMENTOS.

Atividades com a habilidade (EF01MA03) estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

Objeto de conhecimento: anteriormente conhecido como conteúdo, diz respeito aos assuntos abordados ao longo de cada componente curricular, ou seja, aquilo que será o meio para o desenvolvimento das habilidades. Objetos de conhecimento, em Ciências, podem ser “Seres vivos no ambiente”, “Plantas”, “Usos do solo” etc.

5 planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA09 da BNCC

  1. Combinações que se encaixam. Alinhado à BNCC do tema Álgebra. ...
  2. Construindo com Blocos. Alinhado à BNCC do tema Álgebra. ...
  3. Jogo das 10 cartas. Alinhado à BNCC do tema Álgebra. ...
  4. Investigando os padrões das maçãs. ...
  5. Construindo sequências na malha quadriculada.

A habilidade EF01MA19 consiste em: Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.

A habilidade EF01MA08 consiste em: Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

São elas: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e Estatística. No documento, para cada unidade temática foram definidos objetos de conhecimento que devem ser tratados em sala ano a ano e habilidades que devem ser desenvolvidas nos alunos ao longo do Ensino Fundamental.

HABILIDADES: (EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

Habilidade da BNCC
(EF01MA12) - Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.

Já os eixos da Matemática correspondem aos nomes dos cinco grandes blocos nos quais os conteúdos escolares costumam ser agrupados, principalmente nos livros didáticos de EB: geometria; grandezas e medidas; estatística e probabilidade; números e operações; álgebra e funções.

A BNCC de Matemática propõe processos de RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS e MODELAGEM como formas privilegiadas de desenvolver o letramento matemático.

(EF01MA05-B) Identificar o antecessor e o sucessor de um número na reta numérica. (GO-EF01MA23) Comparar números naturais até 20 unidades em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica, ordem crescente e decrescente.

O sujeito e seu lugar no mundo (EF01GE09) Utilizar e elaborar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, perto e longe, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.

A habilidade EF01LP09 consiste em: Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

Habilidade da BNCC
(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.

Geometria (EF09MA19) Resolver e elaborar situações- problema que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.

Habilidade da BNCC
(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.

Habilidade da BNCC
(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.