Como trabalhar a habilidade EF01LP02?

Perguntado por: ogil8 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Material para trabalhar as habilidades:

  1. EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  2. EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

A habilidade EF15LP02 consiste em: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem ...

Habilidades: (EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras. VOCÊ SABIA QUE ALGUMAS PALAVRAS PODEM ESCONDER UMA OUTRA PALAVRINHA. VEJA O EXEMPLO DA PALAVRA GALINHA.

Protocolos de leitura (EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página, por meio de parlendas, músicas, quadrinhos, encenação, teatro, possibilitando que a criança possa compreender o universo da escrita por intermédio da ludicidade.

A habilidade EF01LP03 consiste em: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

A habilidade EF01LP02 consiste em: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

A habilidade EF02LP02 consiste em: Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências ...

A habilidade EF02LP12 consiste em: Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

A principal maneira de ajudar a desenvolver essa habilidade é praticando a leitura de livros. É importante escolher livros com o nível certo de dificuldade para as crianças. Para entender o que você está lendo, você precisa entender a maioria das palavras no texto.

(EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções. COMENTÁRIOS: Localizar, nomear e representar constituem-se, nesta habilidade, de procedimentos que contribuem para a construção de uma representação do corpo humano.

A habilidade EF02CI02 consiste em: Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).

HABILIDADE DA BNCC: (EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos. OBJETIVOS: Contar coleções de objetos variados, fazendo o registro das quantidades; Agrupar objetos semelhantes como uma estratégia para fazer contagem.

A habilidade EF03CI02 consiste em: Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso ...

A habilidade EF03LP01 consiste em: Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).

A habilidade EF01LP10 consiste em: Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

A habilidade EF01HI02 consiste em: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

A habilidade EF02LP13 consiste em: Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.