Como trabalhar a cultura indígena na educação infantil?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 25 de janeiro de 2023
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Quando o professor propõe brincadeiras para promover a valorização da diversidade do nosso país, torna-se imprescindível adentrar a cultura dos povos indígenas e, assim, tem-se a possibilidade de reconhecer o quanto deles está em nós, nas brincadeiras de infância de gerações.

Atividades e Plano de Aula para o Dia do Índio - Cultura indígena para Educação Infantil e Alfabetização. (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

Habilidade(s) da BNCC: EF02HI02 Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades. Palavras-chave: Visita, indígena, comunidade, papéis, sociedade.

Conhecer um pouco da história dos índios; Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes dos indígenas; Refletir sobre a relação: brancos x índios; Estimular a comemoração do dia do índio.

Contar lendas
Toda criança gosta de ouvir histórias e essa é uma ótima alternativa para celebrar o Dia do Índio. A dica, nesse caso, é contar lendas indígenas, que certamente envolverão os pequenos e aguçarão a curiosidade. Sem contar que é uma atividade lúdica.

Entre eles, destaca-se a importância da música, dança, arte plumária, cestaria, cerâmica, tecelagem e a pintura corporal. A música é utilizada em ocasiões especiais como nos ritos de guerra, nas festas de plantação e colheita e nos ritos de iniciação.

A TEMÁTICA INDÍGENA NA BNCC
A aprendizagem da Geografia favorece o reconhecimento da diversidade e das diferenças dos grupos sociais, com base em princípios éticos (respeito à diversidade sem preconceitos étnicos, de gênero ou de qualquer outro tipo) (BRASIL, 2017).

As brincadeiras indígenas são aquelas herdadas das culturas desenvolvidas pelos diversos grupos de indígenas do Brasil, representam as brincadeiras e os jogos indígenas que foram criados nas tribos para diversão, sobretudo das crianças.

Muitos indígenas ainda vivem do que produzem e do que conseguem extrair da natureza. Alguns víveres, como mandioca e milho, são cultivados em pequenas roças. A caça e pesca também são importantes práticas no sustento desses grupos, embora existam determinados povos que não se alimentam de carne vermelha, por exemplo.

As produções indígenas mais comuns à maioria das etnias brasileiras são: cerâmica, pintura corporal, máscaras, cestaria e arte plumária. Objetos decorativos e utilitários, adornos, acessórios, armas e instrumentos musicais também fazem parte da arte produzida pelos povos indígenas.

(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. Reconhecer as pessoas que fazem parte de sua comunidade e conversar com elas sobre o que fazem.

Dia do Índio: 7 atividades para educar os alunos sobre o tema!

  1. Conte a história por trás do dia. ...
  2. Adapte clássicos da literatura. ...
  3. Faça os alunos pesquisarem. ...
  4. Ensine através da culinária. ...
  5. Apresente a arte indígena. ...
  6. Convide um indígena para a sala de aula. ...
  7. Use desenhos, filmes e quadrinhos para debater o assunto.

O Dia do Indígena / Dia do Índio na escola é parte da programação anual das instituições de ensino. A data é importante para valorizar as culturas que formaram nosso país. Falar dos povos indígenas é falar da natureza, riqueza linguística e cultural, resistência e diversos temas sempre atuais.

Objetivos. Perceber semelhanças e diferenças quanto aos gêneros e às etnias. Ampliar conhecimentos sobre si e o outro, a partir de características culturais, reconhecendo-se como único no grupo. Vivenciar situações envolvendo diferentes manifestações culturais, conhecendo, gradativamente, algumas dessas manifestações.

Estudar sobre a cultura indígena é uma excelente forma de observar vários povos e grupos étnicos diferentes, bem como as tradições de cada um e suas visões sobre o mundo. Porém, é muito comum que, ao falar sobre os indígenas, eles sejam retratados como um povo único.

Nelas, os povos indígenas realizam suas atividades econômicas tradicionais de subsistência – caça, pesca, coleta, agricultura, fabricação de adornos e utensílios – e desenvolvem produtos para comercialização que visam a geração de excedentes para acessar bens de consumo e serviços.

Cultura indígena é o conjunto de valores, conhecimentos, crenças e costumes dos povos nativos do Brasil. Importante destacar que não existe uma única cultura indígena, mas uma enorme diversidade cultural representada por civilizações autônomas, com modos de pensar e agir únicos.