Como trabalhar a cartografia em sala de aula?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Trabalhe cartografia com exercícios de lateralidade realizados em vídeos ou aulas síncronas. Sobre mapas, é possível gravar vídeos explicando seus elementos constituintes, como título, legenda, rosa dos ventos, escala e fonte. Ou, ainda, comparando o tamanho de estados e regiões”, recomenda.

Uma ampla diversidade de atividades são propostas para o estudo de cartografia nas escolas (Figura 1), na qual a atividade mais utilizada com os alunos é o trabalho com mapas que atinge uma porcentagem de 38%. Outras atividades também são realizadas, como maquetes (16%) e vários jogos (16%).

Utilização da cartografia atualmente
Com a cartografia é possível estudar e monitorar fenômenos naturais, alterações no meio ambiente e na atmosfera, fazer a previsão do tempo, planejamentos ambientais e de rotas da aviação, observar vulcões, erosões de solo, inundações e saber os níveis do desmatamento.

As projeções cartográficas são classificas em três tipos diferentes: cilíndrica, cônica e plana, polar ou azimutal.

A cartografia temática tem como objetivo gerar a representação das informações geográficas referentes a um ou vários fenômenos (físicos ou sociais) de todo o planeta ou de uma parte dele. Como exemplo de mapas temáticos, podemos citar os geológicos, de vegetação, climáticos, etc.

A Cartografia está pouco presente no conteúdo da BNCC. Há o predomínio do termo “múltiplas linguagens” e menção às diversas linguagens, dentre elas a cartográfica. Nos objetivos gerais da área de Ciências Humanas (p.

A Cartografia assume o papel de meio de comunicação, utilizando uma linguagem própria, que auxilia as ciências humanas, e em especial a Geografia, no estudo das relações sociais que ocorrem no espaço. Para tanto, a BNCC (2018) propõe a alfabetização cartográfica ao longo do Ensino Fundamental.

Entendemos que, a partir da Geografia, a Cartografia Escolar é o caminho para o conhecimento espacial. Para isso então, se faz necessário a Alfabetização Cartográfica, entendida como a construção de noções básicas de localização, organização , representação e compreensão da estrutura do espaço.

Conhecer cartografia é muito importante, pois proporciona a aquisição de conhecimentos e compreensão do espaço geográfico, levando o aluno a analisá-lo de forma crítica e atuar na realidade à qual pertence, contribuindo para a construção da cidadania.

As aulas de geografia podem se beneficiar com o uso de novas tecnologias. Jogos eletrônicos, pesquisa em sites de instituições, mapas virtuais, aplicativos diversificados e QR Code são algumas das ferramentas que podem ajudar a aproximar os estudantes de conceitos presentes no conteúdo da disciplina.

Para possibilitar a leitura, o mapa deve conter a identificação clara do significado dos símbolos e cores adotados na representação. É importante também que não estejam muito carregados, com excesso de informações que comprometam a apreensão visual.

O que é Cartografia? A Cartografia é a área do conhecimento que consiste em produzir, analisar e interpretar as mais variadas maneiras de se representar a superfície da Terra. Um exemplo disso são os mapas, as plantas, entre outras composições.

Os elementos que compõem um mapa – fundamentais para a sua leitura – são: título, escala, legenda, orientação e projeção cartográfica.

Os elementos obrigatórios de um mapa são cinco: título, legenda, escala cartográfica, orientação e projeção. O título releva o tema ou conteúdo do mapa. A legenda apresenta o significado dos símbolos presentes no mapa. A escala cartográfica indica a relação entre as dimensões no mapa e as dimensões na superfície real.

Cartografia é a ciência que representa graficamente uma área geográfica ou uma superfície plana. É o estudo que atua na concepção, produção, divulgação, representação e todo o processo dos mapas.

A cartografia utiliza hoje mapas, croquis, imagens de satélites, coordenadas geográficas, entre inúmeras outras informações que combinam a produção clássica de cartogramas até as mais avançadas técnicas de geoprocessamento.

as projeções cartográficas

  • Projeção Plana ou Azimutal e Projeção Plana Polar.
  • Projeção Cônica e Projeção Cônica de Albers.
  • Projeção Cilíndrica e Projeção Cilíndrica de Peters.

Ela abrange desde o ensino das habilidades básicas na utilização dos mapas, o estudo da história da Cartografia, a manutenção das coleções de mapas com as atividades associadas de catalogação e bibliografia e o levantamento, a comparação e a manipulação de dados até o desenho e a preparação de mapas, plantas e Atlas.

Para utilizarmos o trabalho com Mapa Conceitual nas aulas dos alunos dos Anos Iniciais, o professor precisa fazer uso de exemplos, mostrando alguns desenhos de mapas conceituais já prontos, construir outros mapas conceituais com a turma, passo a passo, de modo a mediar várias situações didáticas e concretas para o ...

Alfabetização Cartográfica: mais do que ler um mapa
Na leitura dessas representações, a atribuição de sentido também ocupa papel central: ler um mapa, por exemplo, envolve atribuir sentido a cores, linhas, compreender as relações entre os elementos, fazer correspondência com a legenda, entre outras habilidades.