Como trabalham os Erês?

Perguntado por: ncarvalho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Sendo assim, tanto Erê quanto Oxumaré trabalham em direção à renovação para atingir um objetivo. Por isso que, na Umbanda, o guia infantil pode participar de rituais, benzimentos e passes para as pessoas que buscam a sabedoria do Orixá.

No Candomblé, os Erês têm normalmente nomes ligados ao dono da coroa do médium. Para os filhos de Obaluaê; Pipocão, Formigão, para os de Oxossi; Pingo Verde, Folinha Verde, para os de Oxum; Rosinha, para os de Yemanjá; Conchinha Dourada e por ai vai.

Salve os Erês Força pura, verdadeira, Que reluz no céu azul Traga ao nosso lar a paz E a esperança, Zele por todas as crianças. Doces crianças, oh Erês, representantes de Cosme e Damião, Que vossa santa proteção me sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.

Os Erês fazem parte da linha de Oxumaré, a cobra arco-íris que representa a fortuna e a riqueza. Desse modo, o Orixá simboliza o equilíbrio do movimento da Terra e o caminho para a felicidade plena. Sendo assim, tanto Erê quanto Oxumaré trabalham em direção à renovação para atingir um objetivo.

Os Erês têm a missão de servir como intermediários entre as pessoas e os orixás. Como os orixás não falam, fica a cargo dos Erês estabelecer essa conexão entre a consciência humana e o inconsciente dos orixás.

Para a Festa de Erês: traga tudo o que tiver vontade, desde bolos, maria mole, suspiro, doce de leite, doce de batata doce, marshmallows, pipoca doce, balas, pirulitos, refrigerantes, enfim... tudo o que quiser, pois será consumido pela assistência, médiuns e Erês em terra.

No dia 27 de setembro se celebra em muitas partes do Brasil uma festa religiosa bastante popular, que se formou no entrecruzamento de diversas tradições religiosas.

Representam as crianças, são alegres, travessos, manhosos, cheios de dengo e manias. São a síntese da pureza. Geralmente são muito ligados à linha das almas ( Pretos e Pretas-velhas), sempre pedindo suas bênçãos e se referindo a eles como "Vô" e "Vó".

Nos rituais, os erês costumam se comportar como crianças que desconhecem os padrões de comportamento vigentes. Fazem perguntas inapropriadas, pedem doces e se expressam com a dificuldade típica de uma criança que ainda aprende a falar. Simbolicamente, os erês representam a pureza e a inocência de espírito.

Mariazinha nasceu em uma cidadezinha do interior,seus pais não tinham muitas posses,ela era filha de lavrador. Mariazinha cresceu correndo pelo mato, brincando com borboletas, e gafanhoto,e também ocupava o seu tempo,fazendo colares de sementes.

A Umbanda denomina de Beijada as entidades infantis ligadas aos Orixás com as características de seus domínios. Mariazinha da Praia, por exemplo, é uma criança ligada a Yemanjá. Joãozinho da Mata é ligado a Oxóssi e assim sucessivamente. A Falange de Beijada gosta de bolos, doces, balas, frutas e refrigerantes.

A única diferença seria que os Erês vibram numa energia extremamente sutil e positivada, enquanto que os Exús-Mirins vibrariam em uma energia densa e negativada.

Guia Firma Orixá, Erês Umbanda / Candomblé Cor Azul Celeste.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

A palavra erê vem do iorubá, erê, que significa "brincar". Daí a expressão siré que significa "fazer brincadeiras". A palavra iré em iorubá significa "boa ação ou favor".