Como tomar uma decisão inteligente?

Perguntado por: icamacho . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

9 dicas para tomar decisões rápidas e inteligentes e parar de delegar

  1. 1 – Mantenha-se firme na sua missão. ...
  2. 2 – Estipule um limite de tempo. ...
  3. 3 – Evite a fadiga da decisão. ...
  4. 4 – Controle o que você pode controlar. ...
  5. 5 – Entenda o reconhecimento de padrões. ...
  6. 6 – Descubra se a decisão pode ser revertida.

Dicas para aumentar o seu poder de decisão

  1. Analise sob todas as óticas e veja por outros ângulos. ...
  2. Conheça as variáveis para prevenir erros. ...
  3. Desenvolva o poder de decisão com prudência. ...
  4. Aprenda a delegar e aumente seu poder de decisão. ...
  5. Reavalie os resultados em cada etapa de decisão.

A tomada de decisões pode ser afetada por muitos fatores: ansiedade, depressão, Transtornos de personalidade, crenças centrais, pensamentos e até mesmo pelas nossas emoções.

Salmo 69

Salmo 69 - para ajudar a tomar grandes decisões.

Tomada de decisão: Pare de fazer escolhas ruins!

  1. Executar uma análise da situação. ...
  2. Avaliar a relação custo x benefício. ...
  3. Avaliar a relação risco x recompensa. ...
  4. Avaliar quando confiar em seu instinto. ...
  5. Sujeitar sua decisão ao público. ...
  6. Tomar a decisão. ...
  7. Agendar um follow-up. ...
  8. [Bônus] Tomada de decisão com Daniel Kahneman.

Hesitar na hora de fazer uma escolha é natural, mas se angustiar com o processo vai impedir você de colocar suas vontades em prática

  1. Entenda o contexto. ...
  2. Ajuste seu foco. ...
  3. Esqueça o passado. ...
  4. Siga seu instinto. ...
  5. Organize seus pensamentos. ...
  6. Corra riscos. ...
  7. Simule o resultado. ...
  8. Escolha e execute.

São decisões difíceis de serem tomadas porque uma escolha é melhor em certos pontos, outra é melhor em outros pontos, outra em outros, e assim por diante. Em uma escolha difícil, nenhuma possibilidade parece ser melhor do que todas as outras no geral.

"Pois todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus" (Rm 8.14). Então, se você é filho de Deus, tem que ser guiado pelo Espírito Santo. O Espírito Santo usa uma coisa muito simples para nos guiar nas decisões, chama-se paz. A Bíblia diz que ela é o árbitro de Cristo em nossos corações.

Tomar decisões será sempre difícil, porque é preciso tempo e energia para considerar suas opções. Coisas como dúvidas e incertezas são apenas parte do processo. Mas isso é bom, é um sinal de que você está pensando em suas escolhas, em vez de apenas seguir o fluxo.

Medo e insegurança
O medo de errar e fracassar é uma das maiores travas para quem precisa tomar uma decisão. Vivemos procurando aprovação e a possibilidade de receber críticas é assustador para algumas pessoas. Por conta disso, procuramos alguém para perguntar a opinião e dividir a responsabilidade.

A combinação dessas duas dimensões permite identificar quatro estilos de tomada de decisão: diretivo, comportamental, analítico e conceitual.

O que você deve fazer quando tomar uma decisão errada?

  1. Reconheça que você precisa agir rapidamente. Existem algumas situações nas quais demoramos para perceber que algo está errado e que precisa ser mudado. ...
  2. Identifique a solução. ...
  3. Extraia a lição. ...
  4. Compartilhe o conhecimento.

Tomar uma decisão é algo muito importante, pois ela é capaz de solucionar uma situação adversa ou dar espaço para uma oportunidade e para o alcance de um objetivo, que pode ocorrer a curto ou longo prazo, tudo depende do contexto, por isso o poder de decisão é tão importante.

Como orar

  1. Comece sua oração.
  2. Converse com Deus.
  3. Encerre sua oração.
  4. Aja de acordo com seus desejos justos.

Oração para ajudar a decidir
Por isso, meu Deus, peço a sua orientação. Instrui a minha mente, abre os meus olhos para enxergar a direção certa. Na hora de fazer uma escolha Senhor, que a sua sabedoria me guie. Tenho certeza que minhas decisões só trarão benefícios e alegrias para todos.

Ó Deus, envia-me do santo céu a sabedoria, manda-ma do teu trono glorioso, a fim de que ela esteja comigo; assim eu fique a saber o que te agrada. Ela, que sabe e entende tudo, guiar-me-á com prudência em tudo o que eu fizer; proteger-me-á com a sua presença gloriosa.

Agora que você sabe quais são os tipos de tomada de decisão, confira 5 dicas que vão te ajudar a tomar decisões assertivas!

  • Identifique o problema. ...
  • Crie diferentes alternativas. ...
  • Pondere cada alternativa. ...
  • Implemente as escolhas! ...
  • Avalie os resultados.

Aprenda a duvidar e questionar a sua dúvida.
Questionar a sua dúvida pode diminuir o seu impacto e ajudá-lo a recuperar o foco. É tão fácil parar antes mesmo de tentar. Esteja atento a este hábito e trabalhe com afinco para vencê-lo. Lembre-se que você tem o controle para superar a sua dúvida.

Por que nós tomamos decisões erradas? Existem muitas razões. Às vezes, incluem incompetência, desatenção, corrupção… Mas um dos motivos para decisões erradas, muitas vezes esquecido, é o fato de que todos estamos sujeitos a limitações em nossa capacidade de pensar e decidir – chamadas de vieses cognitivos.

Minha mãe sempre diz que quando você sofre pra tomar uma decisão, é porque na verdade você já tomou. Verdades, Decisão, Você me completa.