Como tomar tamarindo para soltar intestino?

Perguntado por: agalvao9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Como consumir a fruta para soltar o intestino? O jeito mais comum de consumir tamarindo é no formato de geleia, uma maneira fácil de comer mais fibra durante o café da manhã ou lanches. Também é possível usar a fruta em sucos, vitaminas e molhos.

Tamarindo é proteico e rico em fibras
Além disso, é rico em fibras, o que significa que dá saciedade, e consequentemente reduz a compulsão alimentar. Elas também ajudam a regular o intestino, sendo esse um dos fatores que fez o tamarindo ficar conhecido pelo seu efeito laxativo.

Essa fruta pode ser consumida crua ou ser utilizada para preparar doces, sucos e outas bebidas, como licores. Em algumas regiões do mundo, o tamarindo também pode ser utilizado para temperar carnes ou peixes, por exemplo.

Em geral, deve -se obter efeito em torno de um a três dias após a ingestão. Lembre-se que a constipação intestinal deve ser investigada e esclarecida a sua causa, antes do uso indiscriminado de laxantes.

O Tamarine Fitoterápico, de 6mg e 12mg, é um laxante fitoterápico, com tempo de ação é de 8 a 10 horas.

Tamarine do laboratório Hypera Pharma, indicado para ajudar no bom funcionamento do intestino, está entre os primeiros lugares na lista dos laxantes mais vendido no Brasil em valores no MAT de 2021/02 e MAT de 2022/02.

O tamarindo ou tamarino, como também é chamado, é uma fruta originária da África equatorial e da Índia. Os árabes a denominavam de “Tamr al-Hindi”, que significa “tâmara da Índia”.

Adultos e crianças acima de 12 anos. 1 a 2 cápsulas duras ao dia após a última refeição ou a critério médico. Esta dose pode ser aumentada somente a critério médico.

Melhores sucos laxantes naturais para soltar o intestino

  • Suco de mamão. Fonte de fibras e água, ajuda na digestão e também no fluxo intestinal. ...
  • Suco de ameixa entre os sucos laxantes. ...
  • Suco de laranja é um dos melhores sucos laxantes. ...
  • Suco de abacate.

Não bastavam os benefícios já citados, o tamarindo também ajuda a reduzir a pressão arterial, os níveis de colesterol, controlar a diabetes, manter o bom funcionamento dos rins, combater a insônia, ajuda na reparação e construção de músculos e ainda age como anti-inflamatório natural.

Entretanto, descasque as vagens de tamarindo. Junte-as à água quando estiver a ferver e adicione o açúcar amarelo. Mexa até dissolver o açúcar e deixe ferver cerca de 2 minutos. Retire do lume e deixe em infusão cerca de 3 horas.

Em primeiro lugar, você deve colocar as sementes de tamarindo em um prato fundo e cobri-las com um pouco de água. Depois de descansarem por uma hora, adicione um pouco de água até que a polpa se desfaça. Por fim, coe para que fique apenas o líquido e adicione o adoçante desejado, de preferência um natural como o mel.

Adicione as folhas de tamarindo na água acabada de ferver e, na sequência, deixe a chaleira fechada ou tampe a panela. Deixe por 10 minutos, para as folhinhas libertarem suas propriedades na água. Coe o chá de folhas de tamarindo e sirva imediatamente, se quiser adoçando com um pouco de mel ou outro adoçante natural.

Não utilizar este medicamento por mais que 7 (sete) dias consecutivos, respeitando sempre a dosagem recomendada. O uso deste medicamento por períodos maiores que 7 (sete) dias somente deverá ser feito sob orientação médica. Limite máximo diário de uma colher (que acompanha o produto) (5g) ou a critério médico.

Depois de quanto tempo posso me alimentar depois de usar Tamarine Geléia? A indicação é que se tome. Não tem problema.

Outros efeitos secundários podem ocorrer, desde que respeitada a dose recomendada. São eles: Diarreia, dor no estômago, refluxo esofágico, vômitos e irritação gastrintestinal.

E os laxantes naturais de efeito rápido, quais são?

  • sene;
  • psyllium;
  • cáscara sagrada;
  • espinheiro;
  • semente de linho;
  • entre outros.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.