Como tomar secnidazol 1000mg 2 comprimidos?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Secnidazol deve ser administrado com líquido, por via oral, em uma das refeições, preferencialmente à noite, após o jantar. Dose única de 2 comprimidos de 1000mg (2000mg); a mesma dose é recomendada para o cônjuge.

Os pacientes portadores de amebíase hepática responderam muito bem ao tratamento com Secnidazol por 5 a 7 dias.

Este medicamento é destinado ao tratamento de:
Amebíase intestinal sob todas as formas (doença causada pela presença de amebas no intestino). Amebíase hepática (doença causada pela presença de amebas no fígado).

Secnidazol deve ser administrado com líquido, por via oral, em uma das refeições, preferencialmente à noite, após o jantar. Dose única de 2 comprimidos de 1000mg (2000mg); a mesma dose é recomendada para o cônjuge.

A dose única é utilizada no tratamento em massa. Repetir após 14 dias. Casos de super-infecção devem ser tratados por 30 dias.

Tioconazol + Tinidazol + Secnidazol é indicado no tratamento das infecções vulvares e vaginais causadas por Candida, Trichomonas e Gardnerella, isoladas ou mistas.

O tratamento, quando indicado, é feito com antibióticos por via oral ou intravaginal. Os mais prescritos são o metronidazol ou a clindamicina por sete dias. Tinidazol ou secnidazol também são boas opções.

O tratamento mais utilizado para vaginose bacteriana, sendo o de melhor adesão, é com secnidazol 2 g por via oral em dose única. Não é necessário tratar o parceiro. No caso de candidíase, o tratamento mais utilizado é o fluconazol 150 mg por via oral em dose única.

Cada cápula de 150 mg contém:

Fluconazol150 mg
Excipientes q.s.p.1 cápsula

Náuseas, vômitos, gastralgia (dor no estômago), dor abdominal superior (dor epigástrica), alteração do paladar (gosto metálico), glossites (inflamação da língua) e estomatites (inflamação da mucosa da boca). Rash (lesão da pele com vermelhidão e saliência).

Administre de uma só vez os dois comprimidos de 1000mg de secnidazol. Quando indicado pelo médico, após avaliação do casal, a mesma dosagem deve ser administrada pelo cônjuge. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com secnidazol e até, 4 dias após o seu término. O secnidazol deve ser utilizado com precaução em doentes com doença orgânica ativa do sistema nervoso central.

Recomenda-se evitar a administração de secnidazol aos pacientes com antecedentes de discrasia sanguínea (alteração envolvendo os elementos celulares do sangue, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas) e distúrbios neurológicos.

Fluconazol para candidíase
Para candidíase vaginal ou peniana, a dose recomendada é de 150 mg em dose única. Em casos recorrentes, indica-se repetição da dose de 150 mg após 3 dias. Para candidíase oral o tratamento deve ser feito com 150 mg por dia por 7 a 14 dias.

tricomoníase: 2 g em dose única. A mesma dose deve ser ingerida pelo cônjuge. amebíase intestinal; giardíase: 2 g em dose única. amebíase hepática: 500 mg, 3 vezes por dia, durante 5 a 7 dias.