Como tomar remédio de 12h em 12h?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Que horas tomo o próximo? Ao administrar o medicamento às 17:00 horas e foi prescrito para ser de 12 em 12 horas, sua próxima dose deverá ser às 05:00 horas e assim sucessivamente.

Para ser eficientes, devem ser tomados no mesmo horário e administrados no intervalo correto, que varia entre 6, 12 e 24 horas, dependendo da tecnologia de cada medicamento.

Misturar medicamentos pode gerar um problema que recebe o nome de interação medicamentosa, ou seja, ocorre a competição entre os medicamentos de forma a um impedir a ação do outro. Isso pode causar o atraso na melhora ou piora do quadro clínico.

O correto é ingerir os medicamentos sempre com um copo cheio de água, pois outros líquidos podem interagir com o medicamento, diminuindo ou potencializando seu efeito.

O antibiótico precisa sim ser tomado mesmo horário como determinado pelo médico. Dr. Rodrigo esclarece que cada medicamento tem o tempo de ação no organismo calculado, e ao tomá-lo conforme orientado, o paciente fica protegido da ação de bactérias durante esse período até a próxima ingestão do remédio.

Tomei o remédio as 4 horas e devo respeitar o intervalo de 8 em 8 horas. Que horas posso tomar o outro? Se o medicamento foi administrado as 16 horas, o próximo deverá ser a meia noite. Caso tenha sido as 4 horas da manhã, deverá tomar o outro ao meio dia.

Dose padrão para adultos: 250 mg (esta dose só pode ser obtida com a suspensão oral) três vezes ao dia (de 8 em 8 horas) com aumento para 500 mg (uma cápsula) três vezes ao dia (de 8 em 8 horas) nas infecções mais graves.

De fato, tomar remédios com o estômago vazio (pelo menos uma hora antes das refeições ou duas horas após ingerir alimentos) pode garantir absorção mais rápida e completa da medicação. Em contrapartida, o jejum facilita a intolerância gastrointestinal caso o remédio em questão possua teor de acidez muito elevado.

Vale lembrar que, embora os medicamentos sejam muito benéficos, podem causar efeitos adversos (sintomas desagradáveis), que variam de pessoa para pessoa. Assim, ao consumir vários medicamentos diferentes, também se aumenta a chance de ocorrer algum efeito adverso.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno.

Uma pílula padrão se dissolve em 10 minutos. A segunda melhor opção é de pé, pois o remédio dilui em cerca de 23 minutos, apenas um pouco mais rápido do que deitado de costas.

Só que a combinação de vários remédios, sem orientação, pode causar o efeito contrário do que se espera. Em vez de curar os sintomas, provocar mais algum. Farmacêuticos e médicos alertam pra algumas combinações perigosas. Anti-inflamatórios e ácido acetilsalicílico, para gripe: risco de sangramento no estômago.

Não há nenhum problema em se associar um anti-inflamatório a um antibiótico. Pelo contrário, eles têm ação complementar.

Segundo pesquisa da Johns Hopkins, o ideal é tomar as medicações deitado do lado direito. Em muitos casos, depois de tomar um comprimido, temos a sensação de que o remédio está levando um tempo maior para fazer efeito.

Geralmente, é prescrito o uso concomitante de medicação para reduzir a acidez proteger a mucosa do estômago, como os inibidores da bomba de prótons (IBP). Nunca interrompa um tratamento medicamentoso por conta própria!