Como tomar progesterona para ajudar a engravidar?

Perguntado por: aviana . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

Basta tomar via oral, inserir cápsulas de progesterona intravaginal (forma mais recomendada, pois ela vai direto ao assunto sem dar voltas pelo aparelho digestivo) ou mesmo através de injeções ou creme.

11,2 a 90 ng/mL – mulheres grávidas no primeiro trimestre; 25,6 a 89,4 ng/mL – mulheres grávidas no segundo trimestre; 48,4 a 42,5 ng/mL – mulheres grávidas no terceiro trimestre. Já nos homens, o nível de progesterona considerado normal é de 20 a 90 ng/dL.

Recomenda-se que a administração seja feita com um copo d'água, longe das refeições (com o estômago vazio), preferencialmente à noite, antes de dormir. Na insuficiência de Progesterona, a dose média é de 200 a 300 mg de Progesterona micronizada por dia.

Após a ingestão oral, os níveis de progesterona sanguínea aumentam a partir da primeira hora e picos plasmáticos são obtidos em uma a três horas após a administração.

Exame laboratorial
Um aumento marcante nos níveis de progesterona ou seus produtos de decomposição indica que a ovulação ocorreu. Da mesma forma que o primeiro tipo de exame, neste caso é possível determinar a fase do ciclo menstrual, mas sem precisão a respeito da suspeita de problemas de fertilidade.

Progesterona

Progesterona: o hormônio da fertilidade progesterona é produzido pelas glândulas suprarrenais e pelo corpo-lúteo. A progesterona é essencial para o funcionamento das tubas uterinas e garante que a mulher seja capaz de engravidar e manter a gravidez até o final.

Suplementação da fase lútea durante ciclos espontâneos ou induzidos, em caso de subfertilidade ou infertilidade primária ou secundária particularmente devido à anovulação. A dosagem recomendada é de 200 a 300 mg por dia, divididos em duas doses, a partir do 16º dia do ciclo, durante 10 dias.

O medicamento mais conhecido para induzir a ovulação é o citrato de clomifeno, que estimula a produção do FSH. Esse indutor é encontrado na forma de comprimidos e tem baixo custo, mas só deve ser tomado com prescrição médica, pois pode oferecer riscos à saúde da mulher.

Recomenda-se que a administração seja feita com um copo d'água, longe das refeições (com o estômago vazio), preferencialmente à noite, antes de dormir. Na insuficiência de Progesterona, a dose média é de 200 a 300 mg de Progesterona micronizada por dia.

Dependendo do tamanho do ciclo, é recomendado o uso à partir do 16º ou 21º. Isso vai variar de quantos dias de ciclo seria ideal para aquela mulher, já que quando tomado por 5 ou 10 dias, a menstruação descerá em no máximo 10 dias também.

A presença ideal de progesterona no corpo feminino equilibra a proliferação do endométrio, dando sustentação ao mesmo para receber uma eventual gestação. Ou seja, ela garante um equilíbrio extroprogestogenico que assegura a capacidade reprodutiva da mulher em idade fértil.

Na realidade, o tratamento pode fazer o gosto e a vontade da paciente. Sendo assim, menstruar durante a reposição hormonal é, sim, possível.

Entre os sintomas da baixa de progesterona estão as irregularidades no ciclo menstrual, alterações no humor, perda de libido, insônia, ressecamento vaginal, dificuldades para engravidar, dores de cabeça, falta de concentração, fadiga e alterações no peso.

Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica.

O exame para dosagem da progesterona deve ser realizado em torno do 20o dia do ciclo menstrual. É indicado para confirmar se a ovulação acorreu no ciclo menstrual avaliado.

A ultrassonografia transvaginal é utilizada em diversos momentos no processo de diagnosticar infertilidade feminina. Por de ser um exame de imagem bastante completo, ele é usado rotineiramente para avaliar a saúde dos órgãos reprodutivos, como útero, ovários e trompas.