Como tomar progesterona natural?

Perguntado por: aandrade . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Via oral. Recomenda-se que a administração seja feita com um copo d'água, longe das refeições (com o estômago vazio), preferencialmente à noite, antes de dormir.

Uma de suas funções é a regulação do ciclo menstrual. Como a substância é responsável pela manutenção do endométrio, assim que seus níveis diminuem, o tecido endometrial começa a descamar, dando origem à menstruação. Outra fundamental função desse hormônio é a preparação do útero para a gestação.

A progesterona mais indicada e usada é levonorgestrel, justamente devido a sua ação androgênica.

Entre os sintomas da baixa de progesterona estão as irregularidades no ciclo menstrual, alterações no humor, perda de libido, insônia, ressecamento vaginal, dificuldades para engravidar, dores de cabeça, falta de concentração, fadiga e alterações no peso.

Consuma Alimentos Ricos em Fitoestrógenos
Alimentos como leguminosas, nozes e sementes, pão integral, frutas, legumes, ovos e leite contêm estrogênios à base de plantas, chamados fitoestrógenos, que podem imitar os estrogênios naturais do seu corpo e ajudar a combater os sintomas de baixo estrogênio.

Como tratar a baixa progesterona
O tratamento normalmente só é feito quando a quantidade do hormônio é mais baixa que o normal. De forma usual, ocorre com o uso de comprimidos de progesterona, principalmente no caso de mulheres com dificuldade para engravidar.

As mulheres vêm optando por uma reposição hormonal natural através de alimentos fitoterápicos conhecidos como fitoestrógenos. Os fitohormônios são encontrados em diversas plantas (folhas, frutos, raízes e sementes), como: o alcaçuz, a linhaça, inhame, sementes de linhaça, mas a fonte mais conhecida é a soja.

Após a ingestão oral, os níveis de progesterona sanguínea aumentam a partir da primeira hora e picos plasmáticos são obtidos em uma a três horas após a administração.

O que é o creme de progesterona
Também conhecido como progesterona tópica ou transdérmica, trata-se de um creme ou gel à base do hormônio e de absorção rápida que pode ser aplicado diretamente na pele. Apesar de não ter sido aprovado pela FDA, ele ainda está disponível para venda sem receita médica.

Soja. A soja é uma ótima opção entre os alimentos para reposição hormonal natural feminina: ela age de forma similar ao estrogênio, porque possui a substância isoflavona. Você pode, por exemplo, colocar o leite de soja ou a carne preparada com esse grão no seu dia a dia.

Benefícios da Progesterona Natural
Observa-se que o uso da progesterona natural melhora a pele, o cabelo, a libido, e ajuda na recuperação da concentração mental. Outro fator relevante é que a reposição hormonal pode ajudar a livrar-se do excesso de peso, bastando para isso combinar o uso com uma dieta saudável.

Minipílula: A minipílula ou pílula sem estrogênio possui somente progesterona.

O exame de progesterona é feito para investigar os níveis de progesterona no sangue da mulher. Assim, verificar se eles estão adequados para que seja possível ocorrer uma gravidez. Não existem contraindicações para realizar o exame. Ele pode ser feito antes ou durante a gestação.

4 dicas para equilibrar os hormônios

  1. Fazer atividade física.
  2. Ter uma boa noite de sono.
  3. Diminuir o consumo de açúcar e carboidratos.
  4. Administrar o estresse.

Segundo os autores, os resultados sugerem que as mulheres que usam a terapia hormonal na menopausa também devem tomar suplementos de cálcio e vitamina D. Embora eles mesmos não especifiquem qual a dose certa, os benefícios parecem aumentar com a maior ingestão dos nutrientes.

Para ajudar a manter seus hormônios em equilíbrio, as especialistas indicam incluir esses 5 hábitos simples na sua vida:

  1. Cuidar da sua saúde intestinal. ...
  2. Começar o dia consumindo uma gordura boa. ...
  3. Fazer suplementação de Ômega-3. ...
  4. Incluir alimentos que melhoram a ação estrogênica. ...
  5. Cuidar da qualidade do sono.

Progesterona

Progesterona e estrógeno
Uma das causas mais comuns de queda de cabelo feminina são as alterações dos hormônios sexuais femininos, a progesterona e o estrógeno, produzidos principalmente pelos ovários.

Aplicar 1 pump na parte interna dos braços ou das coxas a noite.

ciclos menstruais irregulares;

  1. ciclos menstruais irregulares;
  2. cólicas menstruais intensas;
  3. dores de cabeça ou enxaquecas;
  4. alterações de humor frequentes e repentinas;
  5. ganho de peso e dificuldade para emagrecer;
  6. escapes antes de menstruar e ciclos curtos;
  7. surgimento de ondas de calor e.
  8. redução do desejo sexual.

Os principais fitoterápicos utilizados no climatério são comumente conhecidos como fitoestrogênios. O Ministério da Saúde recomenda: Glycine Max, Trifolium pratense e a Cimicífuga Racemosa (lembrando que no caso da última, deve ser ingerida mediante prescrição médica).