Como tomar o tamoxifeno durante o ciclo?

Perguntado por: lneves6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Existe, basicamente, duas maneiras de se utilizar o tamoxifeno. Ambas ocorrem no entre-ciclos: uma precede o uso de esteroides, e a outra é sua adoção logo após os ciclos esteroides. Além disso, há estratégias que consideram o acúmulo do medicamento antes de iniciar seu consumo regular, com dosagem reduzida.

O tratamento medicamentoso é controverso, e a medicação utilizada é o tamoxifeno na dose de 10-20 mg/dia por 3-6 meses. É importante considerar o aumento de eventos tromboembólicos em usuários de tamoxifeno. O tratamento cirúrgico é o mais indicado em casos de ginecomastia idiopática sem regressão espontânea.

Após administração oral, o Citrato de Tamoxifeno é absorvido rapidamente, atingindo concentrações séricas máximas em 4 a 7 horas.

O tamoxifeno é usado principalmente no tratamento do câncer de mama receptor de hormônio positivo (câncer de mama com receptores de estrogênio e/ou progesterona). O raloxifeno é utilizado principalmente para prevenir e tratar a osteoporose nas mulheres na pós-menopausa.

O tamoxifeno é a hormonioterapia mais estudada para o câncer de mama em homens e geralmente mais utilizada. Se o tamoxifeno não responder (ou parar de responder), outras hormonioterapias podem ser usadas, mas isso é baseado nas respostas dos tratamentos em mulheres com câncer de mama.

Os principais remédios para ginecomastia são: Tamoxifeno, Letrozol, Anastrazol, Dostinex e Clomifeno. Esses medicamentos prometem eliminar e diminuir o crescimento das mamas nos homens, bem como evitar ginecomastia por esteróides ou medicamentos, algo comum em determinados casos.

Quais os principais efeitos colaterais?

  • Ondas de calor;
  • Ressecamento e corrimento vaginal, devido ao bloqueio da atuação do estrogênio no estímulo à lubrificação natural. ...
  • Náusea;
  • Alterações de humor;
  • Fadiga;
  • Constipação intestinal;
  • Ressecamento da pele;
  • Em casos raros, pode haver sangramento vaginal.

Já está comprovado, em vários estudos científicos, que os inibidores de aromatase, como o anastrazol (conhecidos como drogas modernas de hormonioterapia) são mais efetivos do que o tamoxifeno (hormonioterapia clássica) na prevenção da recorrência de tumores de mama invasivos, receptores hormonais positivos, em mulheres ...

Existem diferentes substâncias administradas durante a terapia pós-ciclo e, entre as melhores, estão os suplementos Tribulus Terrestris, ZMA, Ácido D-Aspártico, TUDCA e Arimistane. Eles estimulam a produção do LH que é o hormônio luteinizante.

Os medicamentos são ministrados pelo médico especialista para diminuir a presença do hormônio feminino e equilibrar os níveis de hormônio masculino, regredindo a aparência de mama sem intervenção cirúrgica. O uso de medicamentos também pode ser usado de acordo com o grau do aumento das mamas masculinas.

Outra forma que é comumente recomendada é começar a Terapia Pós-Ciclo quinze dias antes do início ciclo esteroide, dando continuidade durante todo ciclo e estender a TPC por mais quinze dias após o final do ciclo. Geralmente todo esse processo acontece durante oito semanas.

A resposta é não. “Não é recomendado o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento do câncer. O álcool pode interagir com alguns medicamentos utilizados na quimioterapia, aumentando o risco de efeitos colaterais.

Enquanto o tamoxifeno age como um antiestrogênio nas células da mama, ele age como estrogênio em outros órgãos, como útero e ossos. Por isso é denominado modulador seletivo do receptor de estrogênio (SERM).

Entre as substâncias usadas no tratamento da ginecomastia, destacamos: Tamoxifeno ou citrato de clomifeno: bloqueia os efeitos do estrógeno no corpo. Assim, ele elimina o estímulo que causa o crescimento da glândula mamária. Anastrozol ou letrozol: impede a formação de estrógeno, que é o hormônio feminino.

A dose diária recomendada de citrato de tamoxifeno é de 20 mg, em dose única diária ou fracionada em duas doses (2 comprimidos de 10 mg). Não ocorrendo resposta satisfatória após 1 ou 2 meses, deve-se aumentar a dose para 20 mg 2 vezes ao dia.

Composto de astaxantina e saw palmetto: aumentam em 15% os níveis de testosterona em homens após 40 dias de uso, sem causar aromatização (conversão de testosterona em hormônio feminino – estradiol).

Manejo clinico do abuso e como recuperar o eixo? A quase totalidade de medicamentos utilizados para recuperar o eixo hormonal masculino é off label. Os mais conhecidos são os da classe do clomifeno, tamoxifeno. Mas os recombinantes e mais modernos são da classe de gonadotrofinas: como o ovidrel e gonal.

No endométrio (camada interna do útero), o TAMOXIFENO age como um estímulo hormonal. Nos ossos, ele atua como um bloqueador de hormônio (antes da menopausa) ou como um estimulador do receptor hormonal (após a menopausa).