Como tomar o pantoprazol para refluxo?

Perguntado por: ubrites . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

A posologia habitualmente recomendada para adultos é de um comprimido de Pantoprazol 20 mg uma vez ao dia. A duração do tratamento fica a critério médico e depende da indicação. Na maioria dos pacientes, o alívio dos sintomas é rápido. Na esofagite por refluxo leve, em geral um tratamento de 4 a 8 semanas é suficiente.

Recomenda-se a toma de manhã, com pelo menos meio copo de água.

Como Pantoprazol funciona? A fórmula do medicamento age reduzindo a acidez produzida pelo estômago, reduzindo a incidência de problemas como gastrite, gastroduodenites, refluxo gastroesofágico entre outras.

O início de sua ação se dá logo após a administração da primeira dose e o efeito máximo é cumulativo, ocorrendo dentro de três dias. Após a interrupção da medicação, a produção normal de ácido é restabelecida dentro de três dias.

Doses diárias acima de 80 mg devem ser divididas e administradas duas vezes ao dia. Aumentos temporários da dose diária para valores acima de 160 mg de pantoprazol são possíveis, mas não devem ser adminitrados por períodos que se prolonguem além do necessário para controlar devidamente a secreção ácida.

Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça. Outras ações estão ligadas aos hábitos e à rotina da pessoa.

Pantoprazol Comprimido 40 mg
Para úlceras gástricas e esofagite por refluxo, em geral é adequado um período de tratamento de quatro semanas. Em casos individuais pode ser necessário estender o tratamento para quatro semanas (úlcera duodenal) ou para 8 semanas (úlcera gástrica e esofagite por refluxo).

Diversas pesquisas apontam que tanto o Omeprazol – o mais famoso dos IPBs – quanto os demais medicamentos da “família zol” (Pantoprazol, Exomeprazol, Lansoprazol, Dexlansoprazol e Rabeprazol) possuem o mesmo mecanismo de ação e são equivalentes com relação ao efeito e tempo de duração do tratamento – normalmente, entre ...

Em pacientes com DRGE erosiva, o uso de pantoprazol na dose de 40 mg produz maior benefício do que na dose de 20 mg, sendo que a duração de quatro e oito semanas é equivalente. Em pacientes com DRGE não erosiva, o uso de rabeprazol por quatro semanas na dose 20 mg é equivalente à dose de 10 mg.

Concluíram que seus efeitos são equivalentes: “No final, a decisão hoje é sobre o preço”, diz Daniela, da Unifesp. “Se o médico receitar pantoprazol, os resultados serão tão bons quanto se tivesse receitado o omeprazol”.

Pantoprazol Comprimido 40 mg
A posologia habitualmente recomendada para adultos é de um comprimido de 40 mg ao dia antes, durante ou após o café da manhã.

Quando se toma um IBP (omeprazol, pantoprazol, lansoprazol e esomeprazol), devido a forma de ação destes medicamentos, é necessário respeitar os 30 minutos antes da refeição. Se esquecer no café da manhã poderá tomá-lo 30 min antes do almoço, respeitado as 4h de intervalo com o café da manhã.

Distúrbios do sono, dor de cabeça, boca seca, diarreia, náusea/vômito, inchaço e distensão abdominal, dor e desconforto abdominal, prisão de ventre, aumento nos níveis de enzimas do fígado, tontura, reações alérgicas como coceira e reações de pele (exantema, rash e erupções), fraqueza, cansaço e mal-estar.

Este medicamento reduz a acidez estomacal, aliviando os sintomas causados por essa acidez em casos de gastrites ou gastroduodenites agudas ou crônicas, dispepsia não ulcerosa e doença por refluxo gastroesofágico.

Remédios à base de omeprazol, pantropazol e lansoprazol (para gastrite) devem ser tomados com água e em jejum, dizem os especialistas. Assim o ácido natural do estômago é neutralizado pela medicação. Já antiinflamatórios devem ser ingeridos com leite, pois o princípio ativo altera o funcionamento do organismo.

A diferença entre os dois sais do fármaco pantoprazol é farmacocinética. Conforme visto, o pantoprazol magnésico tem maior meia-vida de eliminação do que o pantoprazol sódico.

Para erradicação do Helicobacter pylori: nos casos de úlcera gástrica ou duodenal associados à infecção por Heli- cobacter pylori, a erradicação da bactéria é obtida por meio de terapia combinada com dois antibióticos, motivo pelo qual se recomenda nesta condição administrar pantoprazol em jejum.

A posologia habitualmente recomendada para adultos é de um comprimido de Pantoprazol 20 mg uma vez ao dia. A duração do tratamento fica a critério médico e depende da indicação. Na maioria dos pacientes, o alívio dos sintomas é rápido.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? O pantoprazol é um inibidor de bomba de prótons, isto é, inibe uma estru- tura localizada dentro de células específicas do estômago (células parietais), que são responsáveis pela produção de ácido clorídrico.