Como tomar o omeprazol 20 mg?

Perguntado por: apaiva8 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Como tomar Omeprazol? A indicação é que seja consumido um Omeprazol ao dia pelo tempo máximo de 4 semanas. Existem casos específicos que esse período pode ser estendido por mais 4 semanas. Já os mais severos de esofagite e refluxo, geralmente são dois comprimidos ao dia pelo tempo de 8 semanas.

O omeprazol é indicado para tratar certas condições em que ocorra muita produção de ácido no estômago. É usado para tratar úlceras gástricas (estômago) e duodenais (intestino), e refluxo gastroesofágico (quando o suco gástrico do estômago volta para o esôfago).

O omeprazol deve ser tomado, de preferência, em jejum, pois é nesse momento que as células parietais apresentam o maior número de bombas de prótons em repouso, aptas para serem inibidas. A dose e o tempo de tratamento variam conforme a doença a qual se pretende tratar.

Em geral, o remédio começa a fazer efeito a partir de 1 hora de seu uso, atingindo seu ponto máximo em até 4 horas. O controle da acidez pode durar por cerca de 72 horas.

Quanto tempo demora para o Omeprazol fazer efeito? De uma forma geral, ele começa a ter efeito a partir de 1 hora de seu uso, onde seu pico acontece em até 4 horas, controlando a acidez estomacal pelo tempo de 72 horas.

Alimentos que foram fritos ou empanados, por exemplo, aumentam a secreção de suco gástrico durante a digestão. Por isso, a preferência deve ser sempre por alimentos bem cozidos, assados ou grelhados, com quantidades moderadas de óleo na preparação.

Omeprazol é uma substância que inibe a produção da enzima H+, K+ – ATPase, conhecida domo “bomba de prótons”, provocando a diminuição de ácido gástrico. Hoje, no mercado, há seis drogas que agem como inibidores da bomba de prótons: omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, rabeprazol, esomeprazol e dexlansoprazol.

O ideal é que seja tomado 15 minutos antes da refeição, explica o cirurgião do sistema digestivo Fábio Atuí. Se você esqueceu, também pode tomar junto com a refeição, mas o ideal é sempre antes.

Comuns: dor abdominal, constipação, diarreia, flatulência, náusea/vômito. Raras: boca seca, estomatite, candidíase gastrointestinal e colite microscópica.

Após a administração oral, o início do efeito anti-secretor do omeprazol é geralmente alcançado dentro de uma hora, com o efeito máximo ocorrendo 2 horas após a administração.

Comer uma pera ou uma maçã cozida; Comer um pedacinho de batata crua porque este é um antiácido natural, sem contraindicações; Colocar uma bolsa de água morna na região do estômago para aliviar a dor; Beber pequenos goles de água fria, para hidratar e facilitar a digestão.

Uso excessivo do remédio omeprazol pode prejudicar a absorção de minerais e vitaminas e provocar diversos problemas de saúde, como osteoporose, anemia e até demência.

O medicamento classificado como prazol (dentre os quais o omeprazol é um deles) inibe a ação das chamadas bombas de prótons, que estimulam a produção de ácido para digestão. Assim, o medicamento deve ser tomado antes de a alimentação provocar a produção do ácido.

O Omeprazol é indicado para tratar esofagite de refluxo, gastrite, úlcera gástrica e úlcera duodenal. Ele também funciona como um protetor gástrico para quem vai usar medicamentos que “machucam” o estômago.

A gastrite é uma inflamação da mucosa interna do estômago que provoca dor intensa, azia e queimação. Perda do apetite, náuseas e vômitos também são sintomas. Gastrite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. Essa alteração pode ser provocada por diferentes fatores.