Como tomar o kefir para soltar o intestino?

Perguntado por: esales . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Se você deixar fermentando por 12h, te auxiliará para soltar o intestino; com 24h de fermentação, ele funciona bem para quem já tem o intestino regular, mas gostaria de melhorar a microbiota intestinal; com 40h, ajuda a combater a diarréia.

O kefir pode ser consumido puro ou misturado a frutas e cereais e ainda serve para preparar diversas receitas, como queijos, iogurtes caseiros, pães, shakes e sobremesas.

O kefir pode ser consumido no café da manhã ou no lanche, por exemplo, e para que o sabor seja mais agradável pode ser acrescentado mel ou frutas como morango ou banana.

Se você deixar fermentando por 12h, te auxiliará para soltar o intestino; com 24h de fermentação, ele funciona bem para quem já tem o intestino regular, mas gostaria de melhorar a microbiota intestinal; com 40h, ajuda a combater a diarréia.

O tratamento da prisão de ventre pode ser feito por meio de probióticos, por exemplo, kefir e kombucha, que são naturais. Também é possível tê-los liofilizados, que são feitos normalmente em farmácias de manipulação. O kefir pode ser adicionado a vitaminas, sucos e sopas.

Os benefícios incluem a regulação dos rins, fígado e o sistema nervoso; auxilia no tratamento de pele e aumento da energia. Além das vitaminas, o Kefir possui proteínas que são digeridas parcialmente, sendo facilmente utilizadas pelo organismo”, apontou a docente.

250 ml

Qual quantidade de kefir posso consumir por dia? Não existe uma quantidade ideal, mas a média de consumo individual diário é de 250 ml (1 copo) de kefir ou um consumo de até um litro por dia.

De acordo com a microbiologista Rosana Siqueira, se manipulado corretamente o kefir é benéfico. No entanto, o uso do kefir com os organismos do "mal" pode caussar náusea, vômitos, diarreia e até complicações para a imunidade.

O kefir é a bebida probiótica feita a partir da fermentação do leite. Portanto, além de ser uma excelente fonte de proteína, ajuda na regulação intestinal, o que previne a constipação e a sensação de inchaço, que poderia prejudicar a qualidade do sono.

Ao ser produzido em grande quantidade ele perde parte dos benefícios. O Kerfir é passado entre as pessoas através de doação, e assim se mantem uma corrente de troca sem fins lucrativos, apenas alguém que doa com objetivo de ajudar ao próximo.

O kefir pode ficar na geladeira e o iogurte de kefir na geladeira costuma durar uns 10 dias, sendo que esse tempo é variável.

Quando os suplementos probióticos são prescritos para o alívio de sintomas agudos, como casos de diarreia aguda, os efeitos podem ser percebidos em apenas alguns dias. Já quando a finalidade é a melhora de condições crônicas, como síndrome do intestino irritável, geralmente é necessário o uso prolongado do probiótico.

# Apesar do tempo para fermentação ser de até 72 horas ou 3 dias, há recomendações de que se a temperatura do ambiente estiver acima de 20º, o kefir não deverá ser consumido se foi fermentado por mais de 36 horas.

Os resultado benéficas do kefir começam a apresentar efeito em pouco tempo de uso. Tudo dependerá do tempo que a bebida ficou fermentando junto a colônia de bactérias. Conforme o tempo de fermentação é o seu efeito, se 12 horas pode soltar o intestino, 24 horas, normalizar, e 48 horas prender o intestino.

Não é necessário lavar os grãos entre um cultivo ou outro, mas recomenda-se fazer isso uma vez na semana. Depois de peneirado, lave os grãos com água filtrada.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

Beber chás laxantes
Alguns chás laxantes, como sene, cáscara sagrada e ameixa seca, hidratam as fezes, além de conterem substâncias que estimulam os movimentos intestinais, ajudando a evacuar. Conheça alguns chás laxantes que ajudam a soltar o intestino.