Como tomar o anticoncepcional diva 20?

Perguntado por: scavalcanti . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Inicie o uso de Diva® 20 no primeiro dia de menstruação, isto é, no primeiro dia de sangramento. Siga, então, a ordem dos dias. A ação contraceptiva de Diva® 20 inicia-se imediatamente. Não é necessário utilizar adicionalmente outro método contraceptivo.

Diva 20 é utilizado para prevenir a gravidez. Este medicamento pode proporcionar também benefícios adicionais: melhora dos sintomas associados à retenção de líquido, como distensão abdominal (aumento do volume do abdome), inchaço ou ganho de peso.

A ação contraceptiva de Diva® inicia-se imediatamente. Não é necessário utilizar adicionalmente outro método contraceptivo.

Como tomar Primera 20® (desogestrel+etinilestradiol)
Um comprimido é tomado diariamente no mesmo horário, sem interrupção durante 21 dias, seguindo-se de uma pausa de 7 dias. Cada cartela subsequente é iniciada após o término dessa pausa de 7 dias, durante a qual normalmente ocorre o sangramento de privação.

Instabilidade emocional (alterações de humor), depressão/estados depressivos, diminuição ou perda da libido (diminuição ou perda do desejo sexual), enxaqueca, náuseas, dor nas mamas, sangramento uterino inesperado (sangramento entre períodos menstruais), sangramento vaginal (sangramento não específico do trato genital) ...

Na verdade, a pílula pode ser iniciada em qualquer momento do ciclo.

Para ter a maior certeza possível de que não haverá risco de gravidez, o ideal é que a primeira pílula seja ingerida no primeiro dia de menstruação. Isso porque é nesse dia que começa um novo ciclo de ovulação.

Os 4 comprimidos verdes não contêm substâncias ativas e são chamados de comprimidos placebo. Sua chance de engravidar depende de quão bem você segue as instruções para tomar suas pílulas anticoncepcionais. Quanto melhor você seguir as instruções, menor a chance de engravidar.

Drospirenona---etinilestradiol – Drogarias Pacheco.

A pílula começa a fazer efeito já no primeiro dia de uso, no entanto, deve-se aguardar ao menos um ciclo completo para começar a ter relações sexuais contando com a proteção dela.

DIVA® 20 é um contraceptivo oral combinado, cuja cartela contém 24 comprimidos revestidos. Cada comprimido revestido contém uma combinação de dois hormônios femininos: a drospirenona (progestógeno) e o etinilestradiol (estrogênio).

Inicie o uso de Diva® 20 no primeiro dia de menstruação, isto é, no primeiro dia de sangramento. Siga, então, a ordem dos dias. A ação contraceptiva de Diva® 20 inicia-se imediatamente. Não é necessário utilizar adicionalmente outro método contraceptivo.

Anticonvulsivantes como a fenitoína, carbamazepina, fenobarbital, primidona, topiramato, oxcarbamazepina e a lamotrigina são drogas que podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais.

Indicação: Primera 20 (desogestrel + etinilestradiol) é um anticoncepcional, ou seja, é usado para impedir que você fique grávida. Quando usado corretamente (sem esquecimento), a possibilidade de engravidar é muito baixa.

Bom, na verdade, não existe uma idade correta para começar a tomar um anticoncepcional. No entanto, é fundamental que o medicamento seja tomado apenas por mulheres que já menstruaram. Além disso, é indicado começar o anticoncepcional antes de iniciar a vida sexual.

As alterações no humor surgem principalmente com o uso prolongado do anticoncepcional com alta dose hormonal. Isso ocorre, pois os níveis elevados de estrogênio e progestina podem diminuir a produção de serotonina, o hormônio ligado ao bem estar e à melhora do humor.

Em algumas mulheres, pode causar redução do apetite sexual; A progesterona, hormônio contido nas pílulas, pode causas retenção de líquido e inchaço; Altera a coagulação do sangue, o que pode levar à formação de coágulos dentro dos vasos; Pode causar dores de cabeça, enxaquecas e alterações no humor.

Conheça alguns deles a seguir:

  • Inchaço. Facilmente confundido com acúmulo de gordura, o inchaço é causado por conta da retenção de água no organismo. ...
  • Dor de cabeça e náuseas. ...
  • Acne. ...
  • Alterações no humor. ...
  • Diminuição da libido. ...
  • Trombose.

O que pode ocorrer são nos casos em que é feita a troca de método contraceptivo ou até mesmo de medicamento devido a preferência e adaptação do organismo. Nessa fase pode haver um tempo para o corpo se identificar com a nova maneira de prevenção, e com isso é recomendado o uso do preservativo”, explica a ginecologista.

A menstruação não veio na pausa
Se a menstruação não descer no intervalo do anticoncepcional, isso não é motivo para se preocupar. Aliás, muitas mulheres nem fazem a pausa, emendam uma cartela na outra (depois de conversar com o médico sobre isso, claro).

Que idade começar a tomar? Não há idade certa para começar a tomar a pílula, mas a mulher precisa já ter iniciado seu período fértil, ou seja, já ter tido a primeira menstruação. A escolha do anticoncepcional adequado deve sempre ser feita junto com um médico.