Como tomar o ácido tranexâmico para parar a menstruação?

Perguntado por: lpinheiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

O tratamento consiste na administração intermitente de 2 a 3 comprimidos de 250 mg, duas a três vezes ao dia, por alguns dias. Outros pacientes podem precisar de tratamento contínuo com esta dose.

O ácido tranexâmico é um derivado sintético de um aminoácido chamado lisina e que tem efeito antifibrinolítico¹. Isto significa que ele inibe o processo que dissolve os coágulos de sangue, reduzindo o sangramento7.

Para suspensões curtas do ciclo menstrual, a opção mais utilizada costuma ser o medicamento Primosiston, que é uma pílula que age na produção hormonal, suprimindo a ovulação e, assim, influenciando na descamação do endométrio, responsável pela menstruação.

Ácido tranexâmico é geralmente bem tolerado. Raramente, podem ocorrer reações gastrintestinais como náuseas, vômitos e diarreias, que regridem com a diminuição da dose. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Ácido tranexâmico e hemorragia
Medicamentos antifibrinolíticos, como ácido tranexâmico, ácido aminocaproico e aprotinina estabilizam coágulos sanguíneos e reduzem o sangramento.

O ácido tranexâmico pode ser usado de manhã? Pode sim! Produtos com ácido tranexâmico podem ser usados de dia, mas seu uso deve ser associado com o protetor solar com FPS acima de 50, como em qualquer pele com manchas, independente do seu tipo.

O ácido tranexâmico promove, assim, maior estabilidade do coágulo. Não se aplica. A biodisponibilidade oral é de 34%; a meia-vida plasmática é de, aproximadamente, duas horas e os níveis terapêuticos são mantidos por 6 a 8 horas.

Neste método de como fazer a menstruação parar de descer, basta preparar um chá de canela e ir tomando ao longo do dia em que você queira reduzir o sangramento. A canela é adstringente e, por isso, ajuda a fechar os vasos sanguíneos, fazendo com que a menstruação diminua.

Ácido tranexâmico - contraceptivos combinados Contraindicado O uso simultâneo de Ácido Tranexâmico e contraceptivos combinados pode resultar em um risco aumentado de eventos trombóticos.

Reações Adversas do Ácido Tranexâmico – Blau
Quando Ácido Tranexâmico injetável é aplicado na veia rapidamente, pode causar náuseas, vômitos, queda da pressão ou diminuição dos batimentos do coração.

Mas se você já usa pílula indicada por um ginecologista, é possível atrasar a menstruação emendando duas cartelas de anticoncepcional. Quem faz uso de anticoncepcional normalmente fica menstruada na pausa entre as cartelas, quando os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona caem e as paredes do útero descamam.

Alguns sintomas de hemorragia menstrual incluem:

  1. Sangramento que dura mais de 8 dias;
  2. Necessidade de trocar o absorvente a cada 2 horas ou mais frequentemente; (considerar aqui que o absorvente esteja encharcado)
  3. Sangramento intenso que impede a realização de atividades normais;
  4. Presença de coágulos menstruais grandes;

Sangramento inesperado ao tomar a pílula anticoncepcional
Isso é chamado de hemorragia uterina ou intraciclíca. Isso não significa que a sua pílula não está funcionando, mas pode causar algum incómodo (2).

O ácido tranexâmico é um ativo novo que atua de forma diferenciada dos demais, ele age na via inflamatória, inibindo o estímulo pigmentar proveniente da inflamação e mais recentemente descobriu-se que ele também atua sobre a vascularização muito ligada às lesões do melasma.

O ciclo menstrual normal tem intervalos médios de 28 dias, variando para mais ou menos, e a duração do sangramento varia de 3 a 5 dias.

Você pode esperar coágulos nos dias de fluxo mais intenso da menstruação. Os coágulos geralmente se formam se o sangue ficar acumulado no útero ou na vagina antes de sair. Se você tiver coágulos maiores do que cerca de uma polegada ou 25 mm de comprimento, é melhor conversar com profissionais de saúde.

O tratamento consiste na administração intermitente de 2 a 3 comprimidos, duas a três vezes ao dia, até a remissão dos sintomas. Outros pacientes podem necessitar de tratamento contínuo, com esta dose. A dose máxima diária recomendada, para todas as indicações, é de 3 g/dia.

O ácido tranexâmico está indicado no controle e prevenção de hemorragias provocadas por hiperfibrinólise e ligadas a várias áreas como cirurgias cardíacas, ortopédicas, ginecológicas, otorrinolaringológicas, urológicas, neurológicas, em pacientes hemofílicos, hemorragias digestivas e das vias aéreas.

USO ORAL Em geral, para adultos de 1 a 1,5g de duas a quatro vezes ao dia e para crianças 25mg/kg de duas a três vezes ao dia. O Ácido Tranexâmico pode ser usado isoladamente ou em combinação com concentrado de fatores (exceto com os complexos protrombínicos).

Evidência de qualidade moderada sugere que a pílula anticoncepcional oral combinada durante seis meses reduz o sangramento menstrual excessivo.

Não tem problema usar pílulas anticoncepcionais para pular sua menstruação.