Como tomar mastruz para desinflamar o corpo?

Perguntado por: dguterres . Última atualização: 21 de maio de 2023
4 / 5 9 votos

A forma mais comum de utilizar as propriedades do mastruz é com a infusão de suas folhas, preparando um chá: Infusão de mastruz: colocar 1 colher de sopa de folhas secas de mastruz numa xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber 1/2 ou 1 xícara inteira de manhã por 3 dias.

Além de facilitar a digestão, o consumo da erva pode reduzir os problemas gastrointestinais como a constipação, as cólicas e o inchaço abdominal. O mastruz também ajuda no tratamento do refluxo ácido e na gastrite, além de auxiliar na desintoxicação e fortalecimento do fígado.

Gestantes, lactantes, crianças com menos de 3 anos, pessoas com condições de saúde, como doenças no fígado, rins ou auditivas devem evitar o consumo de mastruz.

- Não exceder a dose recomendada de 1 colher de sopa de folhas secas de mastruz por xícara de água fervente, e não tomar mais do que 1 xícara por dia por 3 dias. - Não usar o mastruz por tempo prolongado, pois ele pode se tornar tóxico e causar danos ao fígado, rins e sistema nervoso.

Coloque 1 litro de água, com 2 colheres de sopa de folhas e cascas do cajueiro, para cozinhar juntos por 10 minutos. Após a fervura, retire do fogo, tampe o recipiente e deixe repousar por mais 10 minutos. Coe e beba.

A mistura das folhas de mastruz batidas com leite são muito utilizadas popularmente para ajudar no tratamento de doenças respiratórias, como bronquites e tuberculose, devido a associação dos efeitos fortificantes do sistema imune e expectorantes destas substâncias.

Como fazer chá de mastruz

  1. Aqueça 240ml de água em uma panela até a ebulição.
  2. Desligue o fogo e adicione 1 colher de sopa de folhas secas de mastruz.
  3. Tampe o recipiente e aguarde 10 minutos de infusão.
  4. Adoce a gosto.

Além das folhas, podem ser usadas as flores e sementes em infusões, misturadas com leite, tintura, xarope, extrato ou essência, seu modo de uso pode ser interno ou através de compressas. Embora o mastruz possua diversos efeitos benéficos para a saúde, ele é contraindicado para gestantes e crianças menores de 2 anos.

Conhecido pela medicina tradicional para o tratamento de vermes intestinais, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e auxilia a reduzir inflamações nas articulações.

Conhecida popularmente como mastruço, erva-vomiqueira, erva-formigueira, mentruz-rasteiro e mastruz-miúdo. É importante ressaltar que algumas outras plantas; diferentes da que aparece em nossa imagem, também são chamadas de mentruz ou mastruço.

A Alfazema é planta de mamãe Iemanjá e mamãe Oxum. Essa introdução é pra você entrar em conexão e lembrar de todos os sentidos que a alfazema desperta com suas cores, aroma e textura. Mas não só isso, alfazema também é planta ritualística e pode ser usada em banhos, defumações e benzimentos.

Quando usada como cataplasma (emplastro), ou seja, aquecida e aplicada sobre a pele, pode ajudar no processo de cicatrização, principalmente devido à abundância de antioxidantes. Por isso, ela pode ajudar a cicatrizar desde ferimentos como pequenos cortes até picadas de insetos, ajudando a diminuir o inchaço.

Descrição do Chá de Erva de Santa Maria Mentruz Chá e Cia
Esta planta é composta de produtos 100% naturais, que também é conhecido como mastruz, matruz, menstruz e erva-formigueira. Entre suas ações, ela pode causar um possível efeito expectorante quando ingerido. Ajudando a amenizar irritações respiratórias.

Qual a forma correta tomar o mastruz? Não se deve misturar fármacos e plantas sem orientação médica adequada. Pessoalmente não vejo motivos para a ingestão de mastruz, seja qual for o objetivo. Caso tenha queixas, consulte-se com um médico para ter a orientação mais segura possível.

Alguns remédios caseiros que ajudam a fortalecer os ossos são o chá de cavalinha e a vitamina de morango com linhaça. Isso porque esses remédios naturais são ricos em nutrientes que melhoram a absorção de cálcio e fortalecem os ossos, evitando fraturas.

Para preparar o chá de arnica para uso externo você vai precisar de um punhado de flores de arnica fresca e quatro colheres de sopa de água. Ferva a água, desligue o fogo, coloque as flores e deixe tampado durante cinco minutos.

cavalinha

"A cavalinha reforça o tecido conjuntivo, ajuda na sustentação, ajuda a produzir colágeno, então ela auxilia tanto ossos quanto as cartilagens", explica Sansoni. A planta também é indicada para casos de torções.

Chá de gengibre

Chá de gengibre
Essa raiz, que ganhou fama nos últimos anos, possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que minimizam as dores musculares.

Para que serve o alecrim? Pois além de sabor e aroma, tem também benefícios para a saúde. Entre eles, a melhora da digestão, alívio da dor de cabeça e combate ao cansaço. A planta é rica em compostos flavonoides e ácidos fenólicos que proporcionam propriedades antioxidantes.

O boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos, e o chá de boldo é inclusive um aliado dos atletas porque é bom para combater má digestão e gases em excesso, que podem atrapalhar o desempenho.