Como tomar injeção de 3 meses pela primeira vez?

Perguntado por: ifreitas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Ela deve ser aplicada no 8º dia do ciclo ou a cada 30 dias, respeitando a data da primeira aplicação. A margem de segurança é de três dias para as injeções aplicadas a cada 30 dias, ou seja, caso ocorra algum atraso, a injeção pode ser aplicada até três dias antes ou depois de passado um mês da última aplicação.

É comum nos primeiros meses de utilização, mas também pode ocorrer após algum tempo de uso de contraceptivo injetável. Tais sangramentos podem ser temporários e, normalmente, não são sinais de nenhum problema grave. É importante continuar a utilizar as injeções de acordo com a programação.

3. Quando posso ter relação sexual? Após iniciar o tratamento contraceptivo com injeção é fundamental aguardar 30 dias para que os hormônios façam o efeito desejado. Sendo assim, qualquer relação sexual realizada sem proteção antes desse período estará sujeita à gestação.

Anticonvulsivantes como a fenitoína, carbamazepina, fenobarbital, primidona, topiramato, oxcarbamazepina e a lamotrigina são drogas que podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais.

Este método consiste em injeções intramusculares profundas, de uma combinação de dois hormônios, estrogênio e progestogênio, que devem ser aplicadas mensalmente. Se a mulher está menstruando espontaneamente: Pode tomar a injeção até o sétimo dia do ciclo, ou seja, até seis dias depois de começar a menstruação.

E para surpresa de quem usa esse método bem eficaz a resposta é sim! Quem toma anticoncepcional pode sim engravidar1.

As reações adversas mais frequentemente reportadas (> 5%) foram aumento de peso (69%), redução de peso (25%), dor de cabeça (16%), nervosismo (11%), dor ou desconforto abdominal (11%), tontura (6%) e redução na libido (6%).

A injeção trimestral é o único anticoncepcional com relato científico de ganho de peso. Geralmente, o efeito benéfico contraceptivo sobre passa o efeito colateral do aumento do peso.

Marisa a injeção trimestral pode cursar com Sangramento irregular por um período que varia de paciente para paciente. Se foi avaliada e exames normais conduta espectante.

Algumas medicações acham seguro à ingestão até o 10º dia do ciclo, porém diminui em 50% a eficácia e então pode acontecer a gravidez. Atenção às injeções de 3 em 3 meses, essas são à base de progesterona e podem causar mais propensão a escapes e também gravidez.

No caso da injeção anticoncepcional, que se toma a cada 3 meses, o aumento de peso em função da retenção hídrica pode ser maior, levando ao inchaço, sensibilidade mamária e sangramentos irregulares. Nesse caso, a mulher deve realizar atividades físicas mais intensas para evitar a sensação de inchaço.

Quanto tempo após a interrupção do uso de medroxiprogesterona pode ocorrer o retorno da menstruação e da fertilidade? Após a interrupção do uso da medroxiprogesterona de depósito, a paciente pode ficar em amenorreia por até 1 ano (média de 7 meses).

Saiba que, caso o uso da injeção anticoncepcional tenha sido feito durante as primeiras semanas da gestação, normalmente não há riscos para o bebê. Já o uso prolongado do método contraceptivo no desenvolvimento da gravidez pode ser bastante negativo.

Não recomende o uso de compressas, nem quentes nem frias. Elas podem acelerar ou retardar a absorção do medicamento aplicado.

Para quem toma anticoncepcional, a menstruação não é bem uma menstruação, mas um sangramento semelhante. Esse sangramento desce quando se faz a pausa da pílula, normalmente de 7 dias. O sangue pode vir no meio dessa semana de pausa, mas não pode atrasar mais que esses 7 dias.

Como Saber se o Anticoncepcional Não Está Fazendo Efeito
Não há sintomas específicos que possam indicar que ele não fez efeito. Vale lembrar que sangramentos de escape são comuns quando se toma anticoncepcional, mas não indicam que ele perdeu o efeito.

As medicações que diminuem a eficácia das pílulas são os anticonvulsivantes carbamazepina, fenobarbital, fenitoína, topiramato e lamotrigina”, explica a ginecologista. Com isso, se você faz uso de algum desses remédios, é preciso aliar ao uso da camisinha feminina e masculina, para evitar gravidez indesejada.