Como tomar Fluconazol para infecção urinária?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

leia mais sintomática, o tratamento é com fluconazol 200 mg por via oral uma vez ao dia. Para pielonefrite, fluconazol, 200 a 400 mg por via oral uma vez ao dia, é preferido. A terapia nos dois casos deve durar 2 semanas.

Deve ser administrada 1 dose única oral de fluconazol 150mg. Para reduzir a incidência de candidíase vaginal recorrente, deve-se utilizar dose única mensal de fluconazol 150mg. A duração do tratamento deve ser individualizada, mas varia de 4 a 12 meses.

Como tratar candidíase?

  • optar por roupas íntimas de algodão;
  • higienizar a região genital com água e sabonete neutro;
  • dormir sem roupa íntima;
  • evitar relações sexuais sem proteção durante o tratamento.

sintomas candidíase trato urinário - dor ou queimação ao urinar, vontade frequente depara urinar e urina muito escura e com cheiro forte; sintomas candidíase cutânea - pode se manifestar de diversas formas, desde alterações nas unhas, manchas, carocinhos e placas avermelhadas na pele.

° Urina com cheiro forte; ° Mal-estar geral; ° Dificuldade para segurar o xixi. A candidíase surge quando existe um crescimento excessivo de fungos na região íntima e, normalmente, é acompanhada da sensação de ardência ao urinar.

Fluconazol trata e previne a Candidíase, de origem vaginal e balanite, bem como infecções na pele e unhas causadas pelos fungos do mesmo gênero.

É bem absorvido por via oral (engolido) e atinge os níveis no sangue de 0,5 hora (meia hora) a 6 horas. O tempo médio para início do alívio dos sintomas após a administração de dose única oral de fluconazol para o tratamento da candidíase vaginal é de 1 dia.

Interações medicamentosas
A hidroclorotiazida aumenta o nível sérico do Fluconazol, enquanto a rifampicina o diminui. O Fluconazol não corta o efeito da pílula anticoncepcional quando usado por períodos curtos, como no caso do tratamento da candidíase vaginal ou oral.

Candidíase vaginal (infecção vaginal por fungos do gênero Candida) e balanite (infecção fúngica da região conhecida popularmente como “cabeça do pênis”) por Candida: 1 dose única oral de fluconazol 150 mg.

O fluconazol deve ser administrado como dose única diária. A dose recomendada de fluconazol para candidíase de mucosa é de 3 mg/kg uma vez por dia. Uma dose de ataque de 6 mg/kg pode ser utilizada no primeiro dia para alcançar os níveis de equilíbrio (steady state) mais rapidamente.

Quando não tratada, a candidíase pode facilitar o surgimento de problemas secundários, como a infecção urinária.

Quando a dor, ardência ou coceira se tornam frequentes, é sinal de algum problema. Algumas indicações podem diminuir este transtorno como parar o sexo até buscar uma orientação especializada. Alternativas O uso de preservativo, fazer higiene na região sem sabonetes perfumados e dormir sem calcinha também podem ajudar.

Como o fluconazol funciona? Ao ser administrado pela via oral, o fluconazol é rapidamente absorvido pelo trato gastrointestinal e distribuído por todos os fluídos e a pele. Após ser metabolizado pelo fígado, ele é excretado pela via renal. Para alcançar seu objetivo, o fármaco inibe a reprodução do fungo.

Um dos medicamentos mais receitados para aliviar a dor é a fenazopiridina (comercializada com o nome de Pyridium e Urovit).

O que acontece é que durante a relação sexual, há o transporte de muitas bactérias que naturalmente habitam na região íntima.

glabrata é o segundo agente mais comum causando infecções do trato urinário na maioria das séries, mas a Candida tropicalis é o segundo agente em alguns centros.

Antiespasmódicos e analgésicos: No tratamento da infecção urinária, os antiespasmódicos e analgésicos são medicamentos empregados para aliviar os sintomas associados ao trato urinário, tais como dor e ardência durante a micção, desconforto abdominal e sensação de pressão na região inferior do abdômen.

Como tomar Fluconazol? O tempo de tratamento adequado deverá ser decisão do seu médico. A posologia recomendada na bula do medicamento é a seguinte: Dermatomicoses: 1 dose oral (engolida) única por semana de 150mg, em geral por 2 a 4 semanas, mas em alguns casos pode ser necessário um tratamento de até 6 semanas.

O ciprofloxacino, em geral, é indicado no tratamento de infecções bacterianas do trato urinário e respiratório.