Como tomar domperidona para refluxo?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

10 mg (1 comprimido) 3 vezes ao dia, 15 a 30 minutos antes das refeições, e se necessário, 10 mg (1 comprimido) ao deitar, respeitando a dose diária máxima de 40 mg (4 comprimidos de 10 mg).

A domperidona é uma droga com ação antidopaminérgica, pois ela age impedindo a ligação do neurotransmissor dopamina ao seus receptores D2. Essa inibição da ligação da dopamina aos receptores D2 provoca os seguintes efeitos: Aumento da peristalse do esôfago, o que acelera a passagem dos alimentos em direção ao estômago.

É recomendado o uso de domperidona antes das refeições. Se ele for tomado após as refeições, a absorção do medicamento será retardada. Em pacientes com insuficiência renal, a frequência das doses deve ser reduzida (ver “Precauções e Advertências”).

Normalmente após 30 minutos a domperidona começa a fazer efeito.

Alternativamente à domperidona (Motilium®) o SUS oferece: metoclopramida comprimido 10 mg, solução injetável 5mg/mL e solução oral 4 mg/mL, por meio do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, que é a primeira linha de cuidado medicamentoso do sistema, sem prejuízo para o paciente.

Para facilitar, tenha em mente que o omeprazol funciona melhor com o estômago vazio. Portanto, o ideal é você tomar o omeprazol 30 minutos antes de comer; espere uns 15 minutos e tome a domperidona; espere mais 15 minutos e então coma.

Geralmente, a duração máxima de tratamento não deve exceder uma semana para o tratamento de náusea aguda e vômito. Se a náusea ou o vômito persistirem por mais de uma semana, o paciente deverá consultar seu médico. Para as outras indicações, a duração inicial do tratamento é de até quatro semanas.

A bromoprida e a domperidona são medicações da mesma classe, ou seja de uma forma geral tem o mesmo efeito, a diferença entre elas basicamente é que a domperidona não passa à barreira hemato encefálica, diferentemente da bromoprida.

Com base nas evidências trazidas à tona pelos estudos e alertas analisados, é importante que os profissionais da saúde e os pacientes sejam advertidos sobre os riscos associados ao uso de domperidona, visando sempre o uso racional do medicamento.

A revisão das evidências confirma a existência de um pequeno risco acrescido de reações adversas medicamentosas cardíacas graves com o uso de domperidona, incluindo o prolongamento do intervalo QTc, torsade de pointes, arritmia ventricular grave e morte súbita cardíaca.

Diarreia. Erupção cutânea, prurido (coceira). Aumento das mamas/ginecomastia, sensibilidade das mamas ao toque, galactorreia (secreção de leite em grande quantidade), amenorreia (falta ou suspensão da menstruação), dor nas mamas, menstruação irregular, distúrbios da lactação. Astenia (fraqueza muscular).

A domperidona deve ser tomada por via oral, 15 a 30 minutos antes das refeições e, se necessário, ao deitar.

Tratamento da dispepsia funcional associada ou não à doença do refluxo gastroesofágico (DRGE); no alívio dos sintomas dispépticos relacionados à esofagite, gastrite, úlcera, dismotilidade gastroduodenal e plenitude pós-prandial (pirose, náuseas e empachamento).

E a Domperidona deve ser ingerida cerca de 30 minutos antes da refeição, até 3x ao dia, seja café da manhã, almoço ou jantar.

Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça.

Outras orientações são de que a domperidona deve ser evitada em pessoas que fazem o uso de medicamentos que afetam o ritmo cardíaco e de que o tratamento deve ser suspenso caso alguma alteração cardíaca seja observada10.

Como usar o lanzoprazol + domperidona? Ingerir os medicamentos, preferencialmente 15 a 30 minutos antes das refeições, ou conforme orientação médica. As cápsulas de Lanzoprazol + Domperidona devem ser ingeridas inteiras; não abrir ou mastigar as cápsulas.

10 mg (1 comprimido) 3 vezes ao dia, 15 a 30 minutos antes das refeições e, se necessário, 10 mg (1 comprimido) ao deitar, respeitando a dose diária máxima de 40 mg (4 comprimidos de 10 mg).

Peridona®, Peridal®. Peridal®. Medicamentos Genéricos: domperidona.