Como tomar ciprofloxacino para dor de garganta?

Perguntado por: eperalta9 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Adultos: 500 mg de ciprofloxacino duas vezes por dia. Crianças: 15 mg de ciprofloxacino/kg de peso corpóreo duas vezes por dia. A dose máxima para crianças não deve exceder 500mg (dose máxima diária: 1000mg).

comprimido convencional: 500 mg cada 12 horas, durante 7 a 14 dias. comprimido de liberação prolongada: 1 g, uma vez por dia (com a refeição da noite), durante 7 a 14 dias. comprimido de liberação prolongada: 1 g, uma vez por dia (com a refeição da noite), durante 7 a 14 dias.

Ele é indicado para uma lista bem diversa de infecções bacterianas, das simples às mais complexas. Falamos de infecções abdominais, de pele, no trato urinário, nos ossos, nas articulações e até as broncopulmonares.

Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno.

A solução mais simples mas também uma das mais efetivas é fazer gargarejo, pelo menos 3 vezes por dia, com a mistura de água morna e sal. A solução funciona pois a água com sal possui propriedades antimicrobianas, ajudando a eliminar os microrganismos da garganta e, consequentemente, diminuindo os sintomas.

A antibioticoterapia por 10 dias ainda deve ser utilizada, embora trabalhos com duração inferior, de 3 a 6 dias, mostrem eficácia comparável. Em áreas onde a prevalência de cardiopatia reumática ainda é alta, esses resultados devem ser interpretados com cautela [Revisão Cochrane].

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

Esses remédios, conforme o otorrinolaringologista, são indicados quando o médico, após atendimento e exame físico, constata a presença de uma infecção bacteriana. Logo, só é necessário se a origem da dor for uma bactéria, mas na maioria dos casos a dor de garganta é causada por vírus.

Adultos: 500 mg de ciprofloxacino duas vezes por dia. Crianças: 15 mg de ciprofloxacino/kg de peso corpóreo duas vezes por dia. A dose máxima para crianças não deve exceder 500mg (dose máxima diária: 1000mg).

As indicações mais comuns para o uso da ciprofloxacino são as infecções urinárias ou da próstata. As posologias mais recomendadas são: Cistite: 250 mg a 500 mg de 12/12 horas. O tratamento dura 3 dias nas mulheres e 7 dias nos homens.

Os comprimidos devem ser tomados com líquido, sem mastigar, independentemente das refeições. Sendo que a dose máxima indicada para adultos é de 1500 mg por dia, ou conforme o que seu médico orientar.

Não há nenhum problema em se associar um anti-inflamatório a um antibiótico.

Os seguintes microorganismos mostram um grau variável de sensibilidade ao ciprofloxacino: Burkholderia cepacia, Campylobacter spp., Enterococcus faecalis, Morganella morganii, Neisseria gonorrhoeae, Proteus mirabilis, Pseudomonas aeruginosa, Pseudomonas fluorescens, Serratia marcescens.

Os seguintes microorganismos são sensíveis ao ciprofloxacino em grau variável: Gardne- rella, Flavobacterium, Alcaligenes, Streptococcus agalactiae, Enterococcus faecalis, Streptococcus pyogenes, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus viridans, Mycoplasma hominis, Mycobacte- rium tuberculosis e Mycobacterium fortuitum ...