Como tomar banho após cirurgia no ombro?

Perguntado por: rpinheiro . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Nas cirurgias abertas o banho só é permitido após dois dias. Entrar no banho com o curativo e retirá-lo durante, lavando a região dos pontos com o sabonete anti-séptico. Não estranhe se sair um pouco de sangue pelo corte, isso é normal.

As fitas adesivas que cobrem as incisões podem ser molhadas durante o banho de chuveiro ou ducha após 24 hs da cirurgia. Secar com toalha e secador a região dos curativos. É proibido o banho de imersão (banheira) nos primeiros 15 dias ou se houver área ainda em cicatrização.

Tome banho com sabonete antisséptico, usando uma esponja macia ou toalhinha sobre a ferida, limpando-a bem. A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia.

Para dormir:
Se o uso da tipoia está indicado, você deve usar mesmo para dormir. Se isso for algo incômodo para você, pois seu braço fica caindo ou mesmo não fique apoiado, use de almofadas e travesseiro para melhorar o apoio e o conforto.

Na maioria dos casos, uma recuperação completa dura de 3 a 4 meses.

Quanto tempo deve se utilizar a tipóia após a cirurgia do manguito rotador? De forma geral, o uso da tipóia após a cirurgia do reparo do manguito rotador varia de 4 a 6 semanas.

Outra tática muito importante é fazer compressa com bolsa de gelo. Isso ajuda a desinchar a área da cirurgia e reduzir a dor. A recomendação é fazer a compressa durante vinte minutos, três vezes ao dia, ao longo de dois meses. Nos primeiros dias, de dor mais intensa, é melhor aplicar compressa com gelo de hora em hora.

Caso o curativo seja feito durante o banho, lave a ferida com especial cuidado com água e sabão. Se não lavar durante a higiene pessoal, use solução salina e aplique sabão com a ajuda de uma gaze estéril.

Posso molhar o curativo? Depende do tipo de curativo. Geralmente é aconselhável que o curativo seja protegido durante o banho, evitando a contaminação do ferimento. Em feridas agudas (de fácil resolução, como cortes e escoriações simples) geralmente não há problema em molhar o curativo.

2 – Evite molhar o local da ferida durante as 2 primeiras semanas para diminuir o risco de infecções. Para tomar banho, proteja o local do corte com material impermeável (como filme plástico).

Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos. Faça também a limpeza manual da pele ao redor da ferida com gaze umedecida com soro fisiológico. Não seque o leito da ferida.

A posição mais recomendada é de barriga para cima. Já que favorece a respiração e também evita que a pele fique impressionada, principalmente no local da incisão. No entanto, se o local da operação fica em contato com o colchão dessa forma, você deve dormir de lado ou de bruços.

O mau uso das tipoias pode prejudicar os tratamentos ou a recuperação do paciente, além de causar dores nos ombros, cotovelos e punhos e prejudicar a postura, principalmente no caso de crianças e adolescentes em fase de crescimento.

Complicações Imediatas: Sangramentos pós operatórios com necessidade de transfusão, infecções (podem exigir reoperações), abertura da ferida operatória; Complicações Mediatas: Ombro congelado, dor residual; Complicações Tardias: Dor residual (5%), re-luxação (2 a 5%), re-ruptura do manguito rotador (10%), Limitação dos ...

A cicatrização total ocorre em torno de 12 semanas. O ideal, independentemente da gravidade da lesão, é que até a 12ª semana o paciente já tenha recuperado quase totalmente a amplitude de movimentos.