Como tomar Albendazol para oxiúrus?

Perguntado por: amata . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

As opções mais usadas para tratar a oxiuríase são: Albendazol, 10 mg/kg em dose única, até o máximo de 400 mg. Repete-se a dose em duas semanas. Mebendazol, 100 mg, 2 vezes ao dia*, durante 3 dias consecutivos.

DROGADOSEOBSERVAÇÃO
Oxipirantel1g (6-8mg/kg)Repetir após 14 dias
Mebendazol100mgRepetir após 14 dias; quando há outras parasitoses associadas, usar o dobro da dose
Albendazol400mg (10kg/kg)Repetir após 14 dias

O tratamento é com mebendazol, pamoato de pirantel ou albendazol.

As fêmeas adultas geralmente chegam a 8-13mm e vivem 5 a 13 semanas enquanto os machos chegam a apenas 2 a 5mm e vivem apenas 7 semanas, após a fase reprodutiva no íleo. As fêmeas se espalham pelo intestino e produzem mais de 10.000 ovos cada, depositando-os no reto e morrendo pouco depois.

Paciente com menos de 60 kg: 15 mg/kg/dia, divididos em duas doses (dose máxima diária de 800 mg) por 8 a 30 dias, de acordo com orientação médica. Paciente com 60 kg ou mais: 400 mg 2 vezes por dia por 8 a 30 dias, de acordo com orientação médica.

Comprimido. *Em casos comprovados de contaminação por Hymenolepis nana, recomenda-se um segundo ciclo de tratamento em 10 a 21 dias. Se o paciente não apresentar melhora após três semanas, um segundo ciclo de tratamento pode ser necessário.

Segundo os especialistas em enteroparasitoses (parasitoses do intestino) a resposta é não. E a atitude é desaconselhada pelos médicos.

Não tome mais do que o médico receitou. É melhor ingerir este medicamento na mesma hora todos os dias. Se você não apresentar melhora após três semanas, fale com seu médico. Um segundo ciclo de tratamento pode ser necessário.

No tratamento da ascaridíase, o albendazol apresenta taxa de cura acima de 95%. Já a Annita, possui taxa de cura de 90 a 100% nos casos de infecção leve, mas apenas de 50 a 80% nos pacientes com grande eliminação de ovos de ascaris pelas fezes (mais de 10.000 por cada grama de fezes).

Uma única dose de mebendazol, albendazol ou pamoato de pirantel, repetida duas semanas depois, geralmente cura a infecção por oxiúros. Cremes e pomadas antipruriginosos, como vaselina fenicada, aplicados diretamente sobre a área perianal podem aliviar os sintomas.

As opções mais usadas para tratar a oxiuríase são:

  1. Albendazol, 10 mg/kg em dose única, até o máximo de 400 mg. Repete-se a dose em duas semanas.
  2. Mebendazol, 100 mg, 2 vezes ao dia*, durante 3 dias consecutivos. Repete-se a dose em duas semanas.
  3. Pamoato de pirantel, 10 mg/kg, dose única, até o máximo de 1000 mg.

Posologia: Os comprimidos podem ser engolidos com água ou mastigados. Não há necessidade de procedimentos especiais, tais como dieta ou uso de agentes purgantes. Algumas pessoas, particularmente as crianças, podem ter dificuldade de engolir os comprimidos inteiros.

Os comprimidos de albendazol podem ser tomados durante ou após as refeições ou de estômago vazio.

Mesmo que haja a recomendação de tomar remédio para vermes uma vez por ano, isso não justifica a automedicação. Afinal, como qualquer outro medicamento, os vermífugos podem oferecer efeitos colaterais perigosos, incluindo reações alérgicas graves.

Sem tratamento, estes vermes podem também causar vaginite (inflamação da vagina) em meninas e mulheres adultas. Estes parasitas podem ser vistos nas fezes ou na região anal, e têm a aparência de um verme de cerca de 1 cm de comprimento.

Irritabilidade, diarreia, náuseas, emagrecimento, vômitos e dores abdominais são os outros sintomas. Lesões na mucosa, dermatite e infecções secundárias podem aparecer na região anal. No caso de pessoas do sexo feminino, estas podem ter vaginites, em face da proximidade da vagina com o ânus.

Muitas outras condições são atribuídas à infestação por oxiuros (p. ex., dor abdominal, insônia, convulsões), mas uma relação causal é improvável.

A médica alerta que os vermes costumam sugar todos os nutrientes da alimentação, fazendo com que o hospedeiro não absorva substâncias que são essenciais. “O grande perigo da verminose é deixar o indivíduo com falta de vitaminas, o que pode causar anemia e desnutrição”, justifica Kelly.

A dosagem recomendada de ivermectina para o tratamento da oncocercose é uma dose oral única que visa fornecer aproximadamente 150mcg de ivermectina por quilo de peso corporal.

Posologia. Os comprimidos podem ser engolidos com água ou mastigados. Não há necessidade de procedimentos especiais, tais como dieta ou uso de agentes purgantes. Algumas pessoas, particularmente as crianças, podem ter dificuldade de engolir os comprimidos inteiros.

“Existem tratamentos que são feitos em dose única, ou seja, que duram apenas um dia, e outros que duram três dias. De forma geral, para as principais parasitoses sem complicações, a terapia não ultrapassa cinco dias”, explica a médica.