Como tomar Albendazol 40 mg?

Perguntado por: ecustodio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Como tomar – Posologia

  1. 400 mg ou 10 ml da suspensão oral (40 mg/ml) em dose única para adultos e crianças acima de 2 anos.
  2. 200 mg ou 5 ml da suspensão oral (40 mg/ml) em dose única para crianças entre 1 e 2 anos.

Os comprimidos de albendazol podem ser tomados durante ou após as refeições ou de estômago vazio.

DROGADOSEOBSERVAÇÃO
Pamoato de pirvínio700mg (10mg/kg)Repetir após 14 dias
Mebendazol100mgRepetir após 14 dias; quando há outras parasitoses associadas, usar o dobro da dose
Albendazol400mg (10mg/kg)Repetir após 14 dias

Dose usual: 1 comprimido de albendazol 400 mg, em dose única ou 10 ml da suspensão oral em dose única. Nos casos de infestações confirmadas ou suspeita por Strongyloides stercoralis e Taenia spp, albendazol 400 mg, como dose única, deve ser administrado por três dias consecutivos.

A dose única diária utilizada por três dias consecutivos teve eficácia de 86% no tratamento da teníase e de 62% na estrongiloidíase.

Segundo os especialistas em enteroparasitoses (parasitoses do intestino) a resposta é não. E a atitude é desaconselhada pelos médicos.

Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura. Diarreia, vômitos, enjoos, febre e dores abdominais são alguns dos sintomas que o tratamento combate.

No tratamento da ascaridíase, o albendazol apresenta taxa de cura acima de 95%. Já a Annita, possui taxa de cura de 90 a 100% nos casos de infecção leve, mas apenas de 50 a 80% nos pacientes com grande eliminação de ovos de ascaris pelas fezes (mais de 10.000 por cada grama de fezes).

Não existe horário ideal para ingerir o medicamento, mas como o tratamento normalmente é feito por meio de dose única, é importante que a recomendação médica seja respeitada e que não sejam ingeridas outras doses.

Casos raros de vertigem, cefaléia, boca seca, tontura, dor epigástrica e abdominal, vômito, diarréia, náusea, constipação, anorexia, fadiga, reações alérgicas, rash cutâneo, febre, prurido, alopecia, leucopenia, aumento dos níveis das transaminases hepáticas e icterícia têm sido relatados.

Os comprimidos de albendazol podem ser tomados durante ou após as refeições ou de estômago vazio.

Posologia do Mebendazol Comprimido - Teuto
Um comprimido 2 vezes ao dia durante 3 dias consecutivos, independente do peso corpóreo e idade.

Posologia: como tomar e quanto tempo dura o tratamento
Normalmente, ele é administrado em dose única, mas nem sempre é assim. “Nos casos de solitária é comum precisar de mais tempo. Se o paciente não se curar após três semanas, deve-se iniciar um segundo curso de tratamento”, exemplifica Mayra.

Modo de usar
Não há necessidade de procedimentos especiais, tais como dieta ou uso de agentes purgantes. Siga a orientação do médico sobre a dose e os horários corretos da medicação que você deve adotar. Não tome mais do que o médico receitou. É melhor administrar ou tomar Albel na mesma hora todos os dias.

Mesmo que haja a recomendação de tomar remédio para vermes uma vez por ano, isso não justifica a automedicação. Afinal, como qualquer outro medicamento, os vermífugos podem oferecer efeitos colaterais perigosos, incluindo reações alérgicas graves.

A médica alerta que os vermes costumam sugar todos os nutrientes da alimentação, fazendo com que o hospedeiro não absorva substâncias que são essenciais. “O grande perigo da verminose é deixar o indivíduo com falta de vitaminas, o que pode causar anemia e desnutrição”, justifica Kelly.

Como tomar – Posologia

  1. 400 mg ou 10 ml da suspensão oral (40 mg/ml) em dose única para adultos e crianças acima de 2 anos.
  2. 200 mg ou 5 ml da suspensão oral (40 mg/ml) em dose única para crianças entre 1 e 2 anos.

Chamados de vermífugos, os remédios para verme são medicamentos prescritos para tratar verminoses. Segundo Francielle, eles já foram a principal forma de controlar e prevenir essas doenças. Porém, atualmente, tomar a medicação com certa periodicidade já não é mais necessário.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.